O QUE FAZER

Santo Antônio de Jesus: um passeio pela Capital do Recôncavo

SAJ, como é chamada carinhosamente, é polo comercial e conhecida como Capital do Recôncavo

Se você mora na Bahia, com certeza ouviu falar em Santo Antônio de Jesus, SAJ para os íntimos, seja pela festa de São João, seja por ser um importante polo comercial, que atrai moradores de diversas regiões do estado.

A localização estratégica faz de Santo Antônio de Jesus um polo de convergência regional de três rodovias: a BR-101 que liga a Salvador; a BA-046 que é a conexão até Itaparica; e a BA-026, que é ligação com as cidades localizadas a oeste do município. Também a perspectiva da construção de uma ponte ligando Itaparica a Salvador amplia a posição estratégica da cidade. É que a ponte encurtará o escoamento de mercadorias pelo Porto de Salvador.

 O QUE FAZER?

Indo às compras

É só você dar uma voltinha pela cidade e percebe que nela dá para comprar de tudo. De artigos sofisticados a um comércio popular e acessível para todos, Santo Antônio de Jesus é um grande centro econômico que movimenta milhões, seja em bens de consumo ou serviço.

Em termos econômicos, o município de Santo Antônio de Jesus vive basicamente do comércio e serviços, que vem se fortalecendo cada vez mais como um grande polo comercial, para onde se dirige um grande número de consumidores atraídos pela grande oferta de produtos, dos quais se destacam aqueles do ramo de confecção, móveis e eletrodomésticos.

Quanto à existência de indústrias na região, apenas no ano de 2003, foi inaugurada a primeira grande indústria, do ramo de calçados - sendo recebida pela população local como uma grande promessa de emprego. Sempre houve, no entanto, na região, micro indústrias, voltadas para a produção de fogos e de vassouras. A partir disto a cidade vem recebendo, a passos largos, novas indústrias, possuindo no momento atual dois Distritos Industriais e centenas de indústrias, no ramo de medicamentos, vidros temperados, colchões e estofados, metalurgia, pneus, alimentos, embalagens, café, produtos plásticos, se destacando também na produção de alimentos derivados da fécula de mandioca.

Para quem gosta de noites badaladas

A rotina de Santo Antônio de Jesus é assim: um grande centro comercial durante o dia e badalação a noite.

Para quem gosta de agito, a cidade oferece opções para todos: de programas mais tranquilos para famílias, até baladas até o raiar do dia seguinte. Aqui não tem “tempo ruim”, todos os dias, sempre tem um agito noturno. Pode ser uma saída mais light, uma música ao vivo num bom restaurante, um cineminha, até uma balada mais quente em barzinhos e/ou boate, com várias opções de ritmos.

No mês de junho a cidade esquenta com o clima junino e a festa é garantida o mês todo, começando desde os festejos do Padroeiro da cidade – Santo Antônio – até a festa mais esperada do ano – o melhor São João da Bahia.

Para quem quer curtir um programa em família

Aos domingos a Praça Padre Mateus é um lugar ideal para quem quer praticar esporte. Proibido o fluxo de carros, a praça se transforma em um ponto de encontro da criançada e de quem quer ter um passeio tranquilo em família. Além de possuir clubes diversos, que não deixa de ser uma boa opção para os dias ensolarados. 

Para quem gosta de sol e praia

A cidade está situada em um ponto estratégico, assim, para quem gosta de sol e praia, o acesso à Ilha de Itaparica, Morro de São Paulo, Guaibim, entre outras praias, é uma opção bastante procurada entre os turistas.

Para quem gosta do verde da natureza

Existem uma porção de fazendas em Santo Antônio de Jesus a serem desbravadas, cada qual com suas particularidades e cultura, o que torna essa viagem tão especial. As atividades turísticas no meio rural são constituídas pela oferta de serviços, equipamentos e produtos turísticos. Conheça mais acessando o portal: TURISMO RURAL.

 

UM LUGAR PERFEITO PARA VIVER

A Capital do Recôncavo, como popularmente é conhecida à cidade de Santo Antônio de Jesus, nada mais é do que o reflexo do potencial criativo e inovador das pessoas que aqui habitam e trazem os seus empreendimentos. Esse potencial já rendeu diversas matérias à cidade, inclusive a nível nacional, e tem sido um fator preponderante na atração e desenvolvimento dos empreendimentos aqui instalados. A expectativa é que daqui a alguns anos, com a atualização democrática do PDDU, o fortalecimento dos conselhos municipais, com os índices socioeconômicos crescentes do Município, Santo Antônio de Jesus será uma das cidades mais importantes do norte-Nordeste. Um lugar perfeito para viver!

Contato

© 2018 Espaço Empresarial de Santo Antônio de Jesus . Todos os Direitos Reservados.