Noticias

27/09/2019 09:27

REUNIÃO DE DIRETORIA DISCUTE FUNCIONAMENTO DO 2º DISTRITO INDUSTRIAL E ORGANIZAÇÃO DO SOLO PÚBLICO

Na noite desta última segunda-feira (23/09), a reunião de diretoria realizada pelas Entidades Empresariais recebeu visitas importantes para a discussão de projetos em andamento para o desenvolvimento sustentável do município, o que fomenta, de certa forma, o fortalecimento do comércio de Santo Antônio de Jesus.

Em um primeiro momento a facilitadora do Escritório da JUCEB de Santo Antônio de Jesus, Daiane Rocha, apresentou aos presentes as estatísticas dos atos arquivados do mês de agosto no escritório; as empresas abertas e fechadas na Bahia e em Santo Antônio. Estatísticas estas apresentadas mensalmente como instrumento de prospecção e análise de desenvolvimento municipal.

Posteriormente, os presentes contaram com a presença da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Maria de Fátima e o Secretário de Agricultura, Marcos Có. A presença dos representantes da gestão municipal se deu a partir da necessidade de maiores informações acerca da previsão para o pleno funcionamento do 2º Distrito Industrial, bem como a organização do solo público através da realocação dos ambulantes da Rua dos Correios para a Feira Livre.

Inaugurado em março de 2017, o Distrito Industrial, que tem como objetivo reforçar a industrialização no município, encontra-se parado e para tratar desse tema, as Entidades Empresariais convidaram a Secretária Maria de Fátima, onde a mesma informou que o processo passou por uma readequação e cabe ao Governo do Estado a aprovação em assembleia para que o mesmo seja aprovado e finalizado.

Mesmo diante dos impasses burocráticos, Maria de Fátima afirmou que a gestão municipal segue buscando alternativas para não somente a finalização do processo, mas como o fortalecimento e permanência das indústrias, citando, por exemplo, a vinda do SENAI, que representa mais capacitações e permanência dos profissionais. Citou ainda o Cartão SAJ Cidadão (Programa Municipal de Transferência de Renda), lançado em agosto pelo Prefeito Rogério Andrade, que tem como um dos critérios, que o favorecido participe de cursos para que o mesmo possa a curto período estrar no mercado de trabalho, não dependendo do programa.

Os diretores presentes sugeriram a Secretária que ao tempo que o Governo do Estado libera o espaço, a gestão municipal articule alternativas para que o processo de instalação da energia elétrica e água seja finalizado, bem como a licença ambiental, uma vez que as empresas que já adquiriram seus lotes no novo distrito já estão esperando por um longo período.

Seguindo ainda a perspectiva de organização e desenvolvimento do município, foi discutido o andamento da proposta de organização do solo da Rua Monsenhor Francisco Manoel da Silva (Rua dos Correios), através da realocação dos ambulantes para a Feira Livre através da construção de um Galpão de Confecções.

Para tratar desse tema, o Secretário Marcos Có afirmou que o processo de licitação está em andamento, mencionando um prazo de 30 (trinta) dias para que seja finalizado e a obra possa ter início. Finalizado a licitação, assinado o convênio entre Caixa Econômica Federal, Prefeitura e Empresa, o secretário citou um prazo de seis a oito meses para o término da construção. Enfatizando que a gestão está tendo o cuidado de realocar todos os comerciantes que possuem boxe para um espaço provisório durante o período citado.

O Secretário mencionou ainda a implantação de uma Companhia da Polícia Militar na Feira Livre, falando da importância dessa parceria para o município, visto que o fluxo de pessoas que transitam nesse espaço chega a ser mais de 6 mil pessoas semanalmente, o que também contribuirá com a organização do solo público.

 

 

ASCOM - Espaço Empresarial


Contato

© 2018 Espaço Empresarial de Santo Antônio de Jesus . Todos os Direitos Reservados.