Noticias

16/09/2019 08:43

1º PRÊMIO JOVENS TALENTOS SANTOANTONIENSES: CONFIRA O QUE ACONTECEU NA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

Na última sexta-feira (13/09), na Praça de Alimentação do Shopping Itaguari, aconteceu a cerimônia de premiação do 1º Prêmio Jovens Talentos Santoantonienses, uma realização das Entidades Empresariais (ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ), em parceria com a FACEMP.

Participaram desta primeira edição do Prêmio, os jovens matriculados na Educação Básica (Fundamental e Médio) de escolas das redes pública e privada de Santo Antônio de Jesus.

Os projetos classificados abordaram o tema: SUSTENTABILIDADE e propuseram melhorias para áreas como: saúde, cultura, tecnologia e produção, através de projetos inovadores na área tecnológica, de pesquisa e empreendedorismo, bem como ações de liderança social do jovem junto à comunidade.

Para a realização do prêmio, as Entidades Empresariais contaram com parceiros que acreditaram e acreditam na educação e apostaram nesses jovens talentos: Shopping Itaguari, Fisk, Pousada Vila das Palmeiras, Spring Incorporadora, Fox Brasil, Espaço Noivas, Lojas Dix, Codisplan, Bahia Vidros, Shalon Fardamentos, Gráfica Exemplar, Biscoito São Benedito e Rede Quero Bahia. Além do Projeto Empreender e da mídia local que colaborou com a divulgação: Rádio Andaiá FM, Rádio Clube FM, Rádio Recôncavo FM, Blog do Valente, Site andaiá.com.br e Voz da Bahia.

Os projetos inscritos foram analisados minunciosamente pela comissão composta pela diretora nas Entidades Empresariais, psicóloga e professora da UFRB, a Srª Silvia Brito; o também diretor e empresário que se destaca no tema sustentabilidade, Sr. Melentino Tedesco; as professoras da FACEMP, Profª Michele Pinheiro e Profª Celidalva Reis; a diretora do IFBA, Sra. Edna Matos; o diretor da UNEB, Sr. João Evangelista Neto e a subgerente das Entidades Empresariais, que coordenou todo o processo do prêmio, Srª. Gildete Batatinha.

O Presidente da ACESAJ, Sr. Joel Lessa, na abertura da cerimônia enfatizou que “o prêmio o fez ter ainda mais certeza que ser sustentável não se resume apenas a adotar medidas pontuais para a preservação do meio ambiente. A sustentabilidade se traduz como a capacidade de sustentar ou conservar um processo ou um sistema, seja no meio social, ambiental ou econômico. E, nesse quesito, os alunos que tiveram seus projetos classificados no 1º Prêmio Jovens Talentos Santoantonienses deram show. ”

Para a idealizadora do prêmio, Silvia Brito, “propostas como a apresentada fomentam a construção de uma sociedade sustentável e para isso é preciso o envolvimento de todos. Para uma educação sustentável, todos que participam do processo educacional precisam fazer parte e abraçar a causa. Sendo esta, uma forma de estimular na juventude a iniciativa do empreendedorismo, o pensamento cientifico”. Silvia garantiu ainda que uma nova edição do prêmio acontecerá em 2020, permitindo, assim, que novos talentos sejam revelados.

Antes de premiar os três primeiros vencedores, a cerimônia prestou homenagem com menção honrosa os três projetos que se classificaram dentro da proposta do Prêmio:

  • Projeto: Medidas para diminuir os impactos dos resíduos plásticos, do aluno Alexandre Soares Silveira, da Escola Municipalizada Prof. Anísio Teixeira. O projeto teve como objetivo fazer uma revisão de literatura sobre a redução de impactos do plástico no ambiente.
  • Projeto TEATEC - Memórias contadas por professores de alunos com autismo, das alunas Beatriz Cardoso Assis e Carolina Cardoso Assis, do Colégio Santo Antônio de Jesus. O projeto teve como objetivo levar ao conhecimento do público, através de um livro de memórias, como os professores se sentem ao ter um aluno (a) com o TEA - Transtornos do Espectro Autista - no âmbito escolar, através de relatos.
  • Projeto:TIME OF FOOD - Sistema de Redistribuição de Alimentos, dos alunos Caio Vinícios Borges de Sousa, Gustavo Pinheiro Matos e Vinícius Sampaio da França Silva, do Colégio Santo Antônio de Jesus. O projeto já foi premiado pela UFBA e já está em pleno funcionamento em Santo Antônio de Jesus e tem como objetivo utilizar um sistema computacional compatível para smartphone, que colabore para a arrecadação de alimentos, informando aos usuários e empresas os horários de passagem do caminhão coletor na rua. Contribuindo, desta forma, ao combate à fome mundial, tendo em vista o segundo objetivo de meta para o ano de 2030 elaborado pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Em seguida, os presentes na praça de Alimentação do Shopping Itaguari, apreciaram a entrega dos prêmios para os três primeiros colocados do 1º Prêmio Jovens Talentos Santoantonienses, obedecendo a seguinte ordem:

3º LUGAR:

Projeto: DINDO PET - Adote um novo AUmigo, dos alunos Kauã Magalhães Fonseca, Maria Clara Cortês Ribeiro, Silvia Letícia Guimarães, Ester Hadassa, Igor Neemias Britto, Cayque Lemos Souza, João Vitor Silva dos Santos e Murilo Miranda Campos, do Colégio Status. Os alunos, além de troféu e medalhas, ganharam 01 (um) notebook ofertado pelo Shopping Itaguari e um final de semana ofertado pela Pousada Vila das Palmeiras. O objetivo do projeto destes alunos foi a construção de um site/app para captação de doações (de valores e/ou produtos), visitas, adoção responsável ou apadrinhamento de um animal da ONG Amo Animais.

2º LUGAR:

Projeto: ARTEMÁTICA - Vivenciando a geometria através da arte, dos alunos Davi de Jesus Reis; Letícia Nicácio Barbosa Lopes e Thayná Caldas da Silva, da Escola Municipal Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães. Receberam 01 (um) ano de curso de inglês doado pela Escola de Idiomas FISK, um vale compras no valor de R$200,00 presentado pela empresa FOX Brasil, além de troféu e medalhas. O projeto teve como objetivo explorar conceitos geométricos de forma lúdica e interativa, a partir da construção de atividades práticas que possibilitem a contextualização do conhecimento matemático, integrando a arte e matemática.

E, para finalizar a noite, aconteceu a premiação do projeto que foi eleito pela comissão como o 1º LUGAR, que atendeu todos os critérios: aplicabilidade, impacto socioambiental, inovação e criatividade:

Projeto Reaproveitamento da Manipueira - Como usar a manipueira para beneficiar a população da comunidade Mina do Sapé - Zona Rural da cidade de Santo Antônio de Jesus-BA, dos alunos Alan Bispo dos Santos, Bianca Macedo dos Santos, Isleane Barbosa Santos Carmo, Larissa Trapiá Santos e Manoel Vítor Santos Alves, da Escola Municipal Ademário Francisco dos Santos situada na Zona Rural de Santo Antônio de Jesus. Os alunos recebem 01 (um) cheque nominal no valor de R$ 1.500,00, doado pelas empresas apoiadoras do projeto, além de 01 (um) vale aluguel de roupas para formatura ofertado pela empresa SPAÇO NOIVAS, troféu e medalhas. O projeto tem como objetivo o reaproveitamento da manipueira (resíduos da mandioca) na fabricação de tijolos para a construção em comunidades rurais.

As Entidades Empresariais se sentem felizes e realizadas pela qualidade dos projetos apresentados pelos estudantes santoantonienses. Esta 1ª edição do PRÊMIO JOVENS TALENTOS SANTOANTONIENSES, mostrou a importância de valorizar a potencialidade das novas gerações, dialogando sobre o tema da sustentabilidade como um compromisso de todos e que vai muito além da discussão sobre coleta seletiva, reciclagem, economia de água e energia.

A sustentabilidade é um conceito baseado em alternativas ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. Ou seja, ser sustentável é respeitar o meio ambiente, suprindo as necessidades da atual geração, sem comprometer o seu sustento e o das futuras gerações. É buscar alternativas que possibilitem a preservação do meio ambiente, como é o caso da diminuição de resíduos e do uso de agrotóxicos em plantações. Além disso, a sustentabilidade também busca alternativas econômicas viáveis e a justiça social, com o objetivo de diminuir a desigualdade social e de promover o respeito e o equilíbrio entre os diferentes povos e culturas.

 

E, para os alunos que não participaram desta edição, preparem-se para o Prêmio Jovens Talentos Santoantoniense 2020!

 

ASCOM – Entidades Empresariais


Contato

© 2018 Espaço Empresarial de Santo Antônio de Jesus . Todos os Direitos Reservados.