Noticias

CONHEÇA OS GANHADORES DO PRÊMIO JOVENS TALENTOS SANTOANTONIENSES REALIZADO PELAS ENTIDADES EMPRESARIAIS EM PARCERIA COM A FACEMP

As Entidades Empresariais (ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ) idealizaram o PRÊMIO JOVENS TALENTOS SANTOANTONIENSES, e em parceria com a Faculdade De Ciências e Empreendedorismo - FACEMP, tornaram público o Edital que estabeleceu os termos para a participação no Concurso. Os interessados tiveram o prazo de:1º de junho a 12 de agosto de 2019 para realizarem suas inscrições. Nesse período foi feito uma intensa divulgação nas escolas do município, a fim de incentivar a participação dos jovens.

Participaram desta primeira edição do Prêmio, jovens matriculados na Educação Básica (Fundamental e Médio) de escolas das redes pública e privada de Santo Antônio de Jesus.

Os projetos inscritos deviam abordar o tema: SUSTENTABILIDADE e propor melhorias para áreas como saúde, cultura, tecnologia e produção (incentivando a inclusão digital, filantropia, educação, comunicação, trabalho e/ou meio ambiente). O objetivo foi reconhecer projetos inovadores na área tecnológica, de pesquisa e empreendedorismo, bem como ações de liderança social do jovem junto à comunidade.

Após encerradas as inscrições que aconteceram através do site do Espaço Empresarial, foi eleita uma comissão composta por dois representantes das Entidades Empresariais, a diretora Silvia Brito e o diretor MelentinoTedesco; dois representantes da FACEMP, as professoras Michele Pinheiro e Celidalva Reis; dois representantes da sociedade civil, a diretora do IFBA, Edna Matos e o diretor da UNEB, João Evangelista Neto.

A avaliação dos projetos foi dividida em duas etapas, sendo que uma aconteceu no dia 22 de agosto, para tomada de conhecimento da comissão avaliadora dos projetos inscritos, bem como apropriação de todos os critérios de avaliação. Após este momento, a comissão teve um prazo para uma avaliação minuciosa de cada proposta. Foi então, que nesta última segunda-feira (26 de agosto), atribuindo notas a critérios de aplicabilidade, impacto socioambiental, inovação e criatividade, a comissão elegeu os projetos vencedores.

A premiação acontecerá com um evento no dia 13 de setembro de 2019, na Praça de Alimentação do Shopping Itaguari, a partir das 17h e contará com diversos itens: um cheque nominal no valor de R$ 1.500,00; 01 (um) ano de curso de idiomas (inglês) na FISK; 01 (um) notebook ofertado pelo Shopping Itaguari; 01 (um) final de semana na Pousada Vila das Palmeiras; 01 (um) vale aluguel (roupa de formatura) da empresa Espaço Noiva, 1 (um) vale compras no valor de R$ 200,00 na FOX Brasil, mais troféus e medalhas.

********************************************************************************************************** 

CONHEÇA AGORA OS GANHADORES POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO:

 

  • Projeto: REAPROVEITAMENTO DA MANIPUEIRA - Como usar a manipueira para beneficiar a população da comunidade Mina do Sapé - Zona Rural da cidade de Santo Antônio de Jesus, BA.

Escola Municipal Ademário Francisco dos Santos

 

Alunos: Alan Bispo dos Santos; Bianca Macedo dos Santos; Isleane Barbosa Santos Carmo; Larissa Trapiá Santos e Manoel Vítor Santos Alves1.

Orientadora:ProfªAna Paula de Jesus

Co-orientadoras:Profª Rita Souza das Neves3 e ProfªItânia Patrícia Sales Cardoso Assis

O projeto tem como objetivo o reaproveitamento da manipueira (resíduos da mandioca) na fabricação de tijolos para a construção em comunidades rurais.

 

  • Projeto: TIME OF FOOD - Sistema de Redistribuição de Alimentos V2.0

Colégio Santo Antônio de Jesus

Alunos: Caio Vinícios Borges de Sousa, Gustavo Pinheiro Matos e Vinícius Sampaio da França Silva.

O projeto tem  como objetivo utilizar o poder de comunicação em massa das novas mídias para  criar um sistema computacional compatível para smartphone, que colabore para a arrecadação de alimentos  informando aos usuários e empresas os horários de passagem do caminhão coletor em sua rua. Contribuindo, desta forma, ao combate à fome mundial, tendo em vista o segundo objetivo de meta para o ano de 2030 elaborado pela ONU (Organização das Nações Unidas).

 

  • Projeto: ARTEMÁTICA -Vivenciando a geometria através da arte

Escola Municipal Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães

Alunos: Davi de Jesus Reis; Letícia Nicácio Barbosa Lopes; Thayná C. da Silva

Orientadora: Patrícia de Jesus Pimenta

Co-orientadora:Elicleide Silva Santos

O projeto teve como objetivo explorar conceitos geométricos de forma lúdica e interativa, a partir da construção de atividades práticas que possibilitem a contextualização do conhecimento matemático, integrando a arte e matemática.

 

PROJETOS QUE RECEBERÃO MENÇÃO HONROSA:

 

Projeto: DINDO PET - Adote um novo amigo

Colégio Status

Alunos: Kauã Magalhães Fonseca, Maria Clara Cortês Ribeiro, Silvia Letícia Guimarães, Ester Hadassa, Igor Neemias Britto, Cayque Lemos Souza, João Vitor Silva dos Santos e Murilo Miranda Campos.

O objetivo do projeto é a construção de um site para captação de doações (de valores e/ou produtos), visitas, adoção responsável ou apadrinhamento de um animal da ONG Amo Animais.

 

Projeto: TEATEC - Memórias contadas por professores de alunos com autismo

Colégio Santo Antônio de Jesus

Alunas: Beatriz Cardoso Assis e Carolina Cardoso Assis

Orientadora: ProfªItânia Patrícia Sales Cardoso Assis

Co-orientador: Prof.  Davi Ferreira Barreto.

O projeto teve como objetivo levar ao conhecimento do público, através de um livro de memórias, como os professores se sentem ao ter um aluno (a) com o TEA no âmbito escolar, através de relatos.

 

Projeto: MEDIDAS PARA DIMINUIR OS IMPACTOS DOS RESÍDUOS PLÁSTICOS

Escola Municipalizada Prof. Anísio Teixeira

Aluno: Alexandre Soares Silveira

Orientador: Prof. Abraão Ítalo Costa Honorato

Co-orientadora: Profª Maria Bomfim

O projeto teve como objetivo fazer uma revisão de literatura sobre a redução de impactos do plástico no ambiente.

 

As Entidades Empresariais se sentem felizes e realizadas pela qualidade dos projetos apresentados pelos estudantes santoantonienses, revelando os muitos talentos desta cidade. Esta edição do 1º PRÊMIO JOVENS TALENTOS SANTOANTONIENSES, nos mostra a importância de valorizarmos a potencialidade das novas gerações, dialogando sobre o tema da sustentabilidade como um compromisso de todos e que vai muito além da discussão sobre coleta seletiva, reciclagem, economia de água e energia. A sustentabilidade é um conceito baseado em alternativas ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. Ou seja, ser sustentável é respeitar o meio ambiente, suprindo as necessidades da atual geração, sem comprometer o seu sustento e o das futuras gerações. É buscar alternativas que possibilitem a preservação do meio ambiente, como é o caso da diminuição de resíduos e do uso de agrotóxicos em plantações. Além disso, a sustentabilidade também busca alternativas econômicas viáveis e a justiça social, com o objetivo de diminuir a desigualdade social e de promover o respeito e o equilíbrio entre os diferentes povos e culturas.

Estão de parabéns todos os jovens participantes destes projetos e seus professores por estimularem o pensamento científico e inovador. Santo Antonio de Jesus só tem a ganhar com jovens talentos como vocês! E, para você que não participou desta edição, prepara-se para o Prêmio Jovens Talentos Santoantoniense 2020!

 

 

 

 

ASCOM - Espaço Empresarial

Contato

© 2018 Espaço Empresarial de Santo Antônio de Jesus . Todos os Direitos Reservados.