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ENTIDADES EMPRESARIAIS: FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO TURÍSTICO É APRESENTADA A COMISSÃO "AGENDA DE EVENTOS SAJ"

Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do setor turístico, a ampliação e a diversificação da oferta turística, as Entidades Empresariais (ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ), estabeleceram a criação de uma comissão que envolve empresários, poder público-privado e instituições de ensino, para discutir uma Agendas de Eventos e Turismo para o município.

Entendendo que o turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promovendo inclusão social, gerando oportunidades de emprego e renda, as reuniões vêm acontecendo desde o segundo semestre de 2018, tratando de pautas como turismo rural, fortalecimento da rede hoteleira e restaurantes da cidade, bem como agendas de eventos que fortaleçam o turismo na cidade.

Para potencializar as discussões, nesta última segunda-feira (08/07), aconteceu mais uma reunião, com o objetivo de discutir a pauta: avaliação pós São João pelos presentes, a apresentação de startup voltada para o turismo local, bem como as prioridades e consequentemente planejar e executar projetos para o desenvolvimento do setor de turismo no município.

No que diz respeito efeitos do São João na economia do município, os empresários da rede de hotelaria avaliaram positivamente o movimento no período, bem como o diretor do SINDBARH (Sindicato Bares Restaurantes e Hotéis), Sr. Melentino Tedesco, que também avaliou de forma satisfatória os índices nestes segmentos. O que, de certa forma, coincide com os dados apresentados pelo gerente das Entidades Empresariais, Wenderson Brito, na análise da pesquisa comercial pós São João, divulgada, também, nesta última segunda-feira.

Por fim, o Sr. Albert Moreira, PhD em computação de alto desempenho e MBA em Comércio Internacional, que se dedica à concepção de projetos focados em eficiência para governos e empresas, apresentou aos presentes, o NamoaApp (namoaapp.com), uma ferramenta computacional que auxilia o turista na seleção de roteiros turísticos e na gestão do orçamento da viagem. “Entendemos o potencial do trade turista em Santo Antônio de Jesus e estamos à disposição para apoiar na modernização e consequente melhoria da qualidade de serviço. A plataforma surgiu com esse objetivo.” Afirmou Albert Moreira.

A solução prevê ainda uma plataforma de gestão do trade, que contempla recursos para apoiar na gestão a partir dos feedbacks dos turistas sobre a qualidade de serviço, além de funcionalidades para apoio de outros setores, como financeiro, vendas, compras, estoque, recursos humanos, dentre outros. A fim de estarem melhor posicionados nas buscas que os turistas realizam para a construção do plano de viagem, os trades têm a opção de adquirir pacotes de cliques, os quais são decrementados somente se o turista seleciona aquele trade para o seu plano.

Diante da ferramenta apresentada e das possibilidades que a mesma oferece, o mentor da proposta, Albert Moreira, disponibilizou para as primeiras 100 (cem) empresas que aderirem a ferramenta, a isenção durante o período de um ano, afim de que os mesmos possam conhecer na prática os benefícios e facilidades que a mesma oferece para os empreendimentos e o turismo local.

​​​​​​​​​​​​A comissão continua se reunindo às segundas-feiras, imbuídos na construção da agenda de eventos. No próximo encontro a pauta está relacionada ao turismo rural, para isto está sendo feito um estudo para a definição do roteiro.

 

 

ASCOM - Assessoria de Comunicação do Espaço Empresarial

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