Noticias

Entidades Empresariais e Ministério Público realizam lançamento do Projeto Logística Reversa em Escola Municipal

Aconteceu nesta terça-feira (17/10), na Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães, o lançamento do projeto de conscientização acerca da Lei nº 12.305/10, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que teve como viés a Logística Reversa, conforme dispõe o Art. 3º, inciso XII – “Para os efeitos desta Lei, entende-se por: logística reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada;”

Esta ação é uma iniciativa do Ministério Público de Santo Antônio de Jesus em parceria das Entidades Empresariais, e o projeto apresentando para os alunos faz parte de uma das etapas do processo de consolidação da Lei no município que institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo.

Os alunos contaram com uma palestra do Promotor, Dr. Julimar Barreto, que explanou as consequências do descarte indevido de resíduos sólidos e a necessidade de conscientização da sociedade no que tange a Logística Reversa e o descarte de pilhas, baterias, lâmpadas e remédios.

O Projeto que conta com a parceria das Secretarias de Meio Ambiente e Educação, bem como a COPA Ambiental e Gráfica Exemplar, tem como objetivo estimular a conscientização e mobilização da Lei através de uma gincana onde os alunos receberão uma cartela e, a cada pilha e/ou bateria coletada, será preenchido pelo professor responsável da turma com um carimbo, no final do projeto (10/11), que foi nomeado como DIA D, o aluno que recolher a maior quantidade de resíduos sólidos irá ser premiado.

As Entidades Empresariais entendem que, para que a Lei seja consolidada dentro do município o primeiro passo é a conscientização do consumidor no descarte conscientes desses itens, a partir disto, as empresas poderão através dos ECO Pontos recolher esse material e dar a destinação correta. E, essa conscientização surge através da educação, são os jovens que escreverão um novo futuro para o meio ambiente!

 Por Mayara Cardoso sampaio.

CONFIRA AS FOTOS ABAIXO:

© 2017 Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus-BA . All Rights Reserved.