Noticias

Dia das Mães com presentes especiais

Bens de maior valor lideraram a lista de intenções de compras, segundo os próprios lojistas. A maioria dos segmentos apostou alto nas vendas, especialmente em presentes pessoais. Apesar de oficializado apenas em 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas, a primeira comemoração brasileira do Dia das Mães foi realizada no dia 12 de maio de 1918. De lá para cá, os filhos se acostumaram a presentear as mulheres mais importantes de suas vidas no segundo domingo de maio. Este ano, a data foi comemorada no dia 14 de maio.

            Como acontece todos os anos, a proximidade da data melhora as expectativas de vendas dos comerciantes em Santo Antônio de Jesus e em todo o País. Segundo a Associação Comercial e Industrial (ACISAJ) a previsão foi de aumento de até 7% nos negócios em maio em relação a igual período de 2005. As roupas e calçados lideraram a preferência dos consumidores, diz a empresária Lady Dan Oliveira. Em seguida, vieram os CDs, celulares, perfumes e bijuterias. "Este ano a procura maior foi por colares e calçados. Quando os homens chegavam procurando o presente da mãe, namorada ou esposa, afirmavam que a escolha era delas. As lembrancinhas ficaram de lado. Eles resolveram gastar", revelou a empresária.

            De acordo com Lady Dan Oliveira, as mulheres já escolheram os presentes, deixando nas lojas as dicas do que gostariam de ganhar. Antes os homens escolhiam os presentes acompanhados. Este ano foram sozinhos às compras. "Desta vez eles escolheram a dedo produtos de maior valor. Não economizaram nos presentes e escolheram sozinhos, apesar das dicas. Ainda compraram um complemento ao presente. Eles estão se preocupando mais em dar um presente que agrade a mulher, que elas fiquem satisfeitas. Os homens estão mais sensíveis", declarou.

FACILIDADES - Produtos de maior valor, como aparelhos de DVD, celulares, geladeiras e televisores, fizeram parte da lista de compras de algumas pessoas. "Vários fatores contribuíram para que pudéssemos gastar mais um pouco, como o aumento do salário mínimo e a facilidade do pagamento", ressaltou o representante comercial Augusto Leonardo Reis.

            Outros compraram itens de perfumaria para presentear a mãe na data especial. "Hoje em dia muitas mulheres adoram receber perfumes, hidratantes ou óleos perfumados para o corpo", garantiu a dona de casa Norma Cristina Domingues, que estava acompanhada de dois filhos escolhendo o próprio presente. "O pai está viajando a trabalho e eu me encarreguei de pagar a conta, mas quando ele voltar, serei reembolsada", completou.

            A Associação Comercial e Industrial, a Câmara de Dirigentes Lojistas e o Sindicato do Comércio Varejista de Santo Antonio de Jesus, realizaram entre os dias 2 e 14 de maio, uma campanha publicitária de incentivo as vendas no período que antecede ao Dia das Mães. Segundo a ACISAJ, o Dia das Mães é a terceira melhor data para as vendas no ano, apenas ficando atrás do Natal e São João.

            Baseado em informações da Câmara de Dirigentes Lojistas, que mensura o grau de aquecimento das vendas em relação às consultas do Serviço de Proteção ao Crédito, houve um aumento de cerca de 7% em comparação ao mesmo período no ano passado.

            As entidades definiram estratégias que visaram incentivar as vendas, por isso foi criada a campanha "Não esqueça de presentear quem mais lembra de você". Foram colocados em Santo Antonio faixas de ruas, outdoors e foram também distribuídas para as empresas, faixas de vitrine com objetivo de incentivar as vendas.

© 2017 Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus-BA . All Rights Reserved.