Noticias

Aviso de licitação referente à Concorrência 15/2019 - FORNECIMENTO DE BEBIDAS

Aviso de licitação referente à Concorrência 15/2019 - FORNECIMENTO DE BEBIDAS com abertura prevista para o dia 03 de setembro do corrente ano às 10h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.

FORNECIMENTO DO EDITAL: O Edital Republicado completo encontra-se à disposição das Empresas interessadas, no Sítio Institucional do SESC BAHIA www.sescbahia.com.br, Link “Licitações”, Protocolo 19/01.00015–CC, sob o Título –FORNECIMENTO DE BEBIDAS, podendo ser disponibilizado, também, através do e-mail: licitacao@sescbahia.com.br, quando solicitado. Informações adicionais poderão ser requeridas através do e-mail supramencionado em até 03 (três) dias antes da sessão de abertura da Licitação.

Aviso de licitação referente à Concorrência 16/2019 - Fornecimento de materiais de expediente

Aviso de licitação referente à Concorrência 16/2019 - Fornecimento de materiais de expediente com abertura prevista para o dia 30 de agosto do corrente ano às 09h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.

FORNECIMENTO DO EDITAL: O Edital completo referente a esta licitação encontra-se disponível no site institucional do SESC BAHIA www.sescbahia.com.br no Link “Licitações”, “Licitações em aberto”, identificado como Protocolo 19/01.00016-CC, sob o Título “REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE MATERIAIS DE EXPEDIENTE”, e também pode ser obtido através de solicitação enviada ao e-mail licitacao@sescbahia.com.br, através do qual também poderão ser requeridas informações adicionais 05 (cinco) dias corridos antes da sessão de abertura.

 

 

ENTIDADES EMPRESARIAIS REALIZAM PESQUISA SOBRE HÁBITOS DE CONSUMO EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Hábitos de consumo são informações características do comportamento do consumidor. São quatro perguntas interessantes para tal pesquisa: quando, porquê, como e onde o seu público-alvo decide ou não fazer uma compra de um produto ou serviço.

As pesquisas de hábitos de consumo procuram entender como os consumidores agem, os fatores que influenciam suas decisões de compra, o que, quando e onde eles costumam comprar seus produtos, e muito mais. Com esse tipo de pesquisa, ainda é possível identificar, de forma clara, questões específicas como por exemplo: as formas de pagamento preferidas dos consumidores; as mídias populares entre seu público; o que o consumidor pesquisa antes de fazer uma compra; quanto eles costumam investir em determinados produtos; e com que frequência e prioridade realizam suas compras.

Para isso, as Entidades Empresariais, afim de apoiar os empreendedores locais em suas decisões, fornecendo dados e insights que vão potencializar qualquer ação realizada em um negócio, realizaram uma Pesquisa de Hábitos de Consumo em Santo Antônio de Jesus no período de 18 de junho a 31 de julho de 2019.

O tipo de pesquisa utilizado foi a amostragem aleatória simples - um subconjunto de indivíduos (consumidores em Santo Antônio de Jesus) selecionado totalmente ao acaso a partir de um conjunto maior (áreas de abrangência comercial da cidade). Tendo um total de amostragem de 615 pesquisados, através da pesquisa online e entrevista in loco de um questionário com 12 (doze) perguntas.

Na análise dos dados coletados, pode-se conduzir à construção de algumas considerações preliminares, indicativas de caminhos a serem trilhados em futuras investigações, conforme se verá a seguir.

No que diz respeito a cidade em que o consumidor entrevistado reside, 37% são moradores de Santo Antônio de Jesus, 63% são de outros municípios como, Salvador, Laje, Valença, Varzedo, Mutuípe, Muniz Ferreiras, entre outras cidades circunvizinhas. Sendo que este púbico possui uma equivalência no que diz respeito ao estado civil, casado (50,6%) e solteiro, viúvo ou divorciado (49,4%). Referente a faixa etária, 59,5% dos entrevistados possuem até 40 anos de idade; 40,5% estão acima disto. Destes 51,4% informaram ser do sexo feminino e 48,6% do sexo feminino.

Quando perguntado o que mais motiva comprar em Santo Antônio de Jesus, o entrevistado escolheu até duas opções. Em primeiro lugar, com 55,1% dos votos, foi escolhido o requisito “preço”; em segundo lugar, com 41,7% dos votos válidos, foi escolhido “variedade dos produtos/ serviços” e em terceiro lugar, com 25,3% dos votos, os consumidores afirmaram que seria a “qualidade dos produtos/serviços”.

Já no que condiz a qual segmento o consumidor busca com mais frequência no município, os três com maior índice de votação foram, comércio varejista (54%), supermercados (46,2%) e feira livre (26%) e serviços de saúde (25,2%). A frequência de compras destes consumidores atingiu 71,5% com frequências entre mais de uma vez por semana, uma vez por semana e duas vezes no mês. Os que informaram que a frequência está entre uma vez no mês ou a cada dois meses e/ou esporadicamente, ficou entre 28,5%.

Na análise dos dados no que corresponde a escolha de até dois dias da semana que o consumidor costuma visitar a cidade, a estimativa entre as três opções mais votadas foram, 53,5% (sábado), 53% (sexta-feira) e quarta-feira (51,7%). Já no que diz respeito ao deslocamento desses consumidores, 38,8% informaram que se deslocam de transporte próprio, 43,3% estão entre os que utilizam ônibus, vans/topics, moto táxi e transporte alternativo, 16,9% informaram que reside em Santo Antônio de Jesus e não optaram por nenhuma das outras alternativas.

Questionado aos consumidores quais meios de pagamentos (até duas respostas) mais utilizam para comprar em Santo Antônio de Jesus, as três opções que mais se destacaram foram dinheiro (76,7%), cartão de crédito (45,7%) e crediário/promissória (14,1%).

Analisado onde os consumidores costumam procurar informações quando desejam pesquisar alguma empresa no município, 43,1% informaram que costumam ir na própria loja; 29,8% buscam por amigos e/ou conhecidos; 7,2% visitam o site da empresa; 14,5% buscam as redes sociais e 5,4$ pesquisam no Google.

No que diz respeito qual a rede social que o consumidor acessa com mais frequência, instagram (33,8%); facebook (37,1%); linkedin (0,5%); youtube (4,2%) e os que informaram que não possui rede social (24,4%). 

Por fim, solicitado que de 0 a 10 o consumidor atribuísse uma nota ao atendimento em Santo Antônio de Jesus, as três notas mais votadas foram: nota 9 (26,8%); nota 8 (23,7%) e nota 10 (18,7%).

No campo de sugestões, dentre as diversas pontuações dos consumidores, uma que se destacou foi a necessidade de melhoria do trânsito da cidade.

Diante dos dados coletados torna-se ainda mais visível que conhecer o perfil do cliente, compreendendo seus desejos, necessidades, hábitos e pensamentos, é uma necessidade cada vez mais abrangente dentro de um mercado competitivo. O estudo dos hábitos de consumo de um cliente consegue identificar os aspectos que geram impacto no processo de compra de um produto ou serviço. Com isso, é possível adequar o material de venda para que ele se torne mais atraente para o consumidor.

 

*As Entidades Empresariais realizarão outra pesquisa de hábitos de consumo em novembro de 2019, com o objetivo de criar dados, assim fazer o cruzamento de informações e comparativos, afim de aprimorar ainda mais as pesquisas e, por fim, estabelecer estratégias em prol do desenvolvimento econômico de Santo Antônio de Jesus. Sendo esta, a primeira pesquisa de muitas que virão.

 

 

ASCOM - Espaço Empresarial

Ação de exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS.

ENTIDADES EMPRESARIAIS DISCUTEM IMPORTÂNCIA DA FINALIZAÇÃO DO CEPEAMENTO DA CIDADE JUNTO AOS CORREIOS

Desde 2014 o cepeamento do município é pauta fixa nas discussões de diretoria das Entidades Empresariais (ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ) junto às instituições responsáveis. Em 2018, o processo foi agilizado e muitas ruas da cidade tiveram a implantação do Código de Endereçamento Postal (CEP), porém, ainda não foi finalizado e isso acarreta em sérios problemas para as empresas do município que visam trabalhar com agilidade, uma vez que o CEP geral foi extinguido.

Diante da problemática, várias empresas entraram em contato com as Entidades Empresariais pedindo uma intervenção na busca de alternativa para que as ruas que ainda estão sem CEP, não sejam prejudicadas na concessão dos serviços que necessitam do endereçamento postal.

Com isso, as Entidades se reuniram nesta última quarta-feira (31/07), com representantes dos Correios para tratar do assunto, estabelecendo alternativas para a resolução do problema, até que as ruas fossem totalmente cepeadas. Os responsáveis, se comprometeram na busca de solução o mais rápido possível, firmando compromisso juntos as Entidades Empresariais.

A problemática deixou nítida a necessidade da finalização do cepeamento das ruas, uma vez que, assim, a cidade passará a presenciar uma nova organização espacial, bem como um desenvolvimento organizado e favorável para moradores, empresários e correspondentes que necessitam disto para prestar um serviço de excelência para os munícipes.

 

 

 

ASCOM - Espaço Empresarial

MUDANÇAS DA CONVENÇÃO COLETIVA 2019/2020

Convenção Coletiva 2019/2020 do comércio varejista de Santo Antônio de Jesus

GESTORES DAS ENTIDADES EMPRESARIAIS DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS PARTICIPAM DO “PROGRAMA LIDERAR O FUTURO”

As Entidades Empresariais (ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ), através dos gestores, Wenderson Brito e Gildete Batatinha, participaram do curso “Programa Liderar o Futuro”, uma realização do SEBRAE. O curso começou nesta última terça-feira (23/07), na Casa do Empresário em Valença-BA e teve como mediadora, Joanna d’Arc Sales, administradora, consultora e especialista em desenvolvimento de líderes. O curso seguirá com nove encontros quinzenais até novembro.

O Programa Liderar o Futuro tem como objetivo a formação de líderes empresariais ou pessoas que queiram desenvolver a capacidade de liderança, conscientes e engajadas com as causas do desenvolvimento das Micro e Pequenas empresas de toda região, que gerem impactos positivos no ambiente dos pequenos negócios e do empreendedorismo.

 

 

 

 

ASCOM – Espaço Empresarial

REUNIÃO DE DIRETORIA DISCUTE AÇÕES INTERNAS E EM PARCERIA COM OUTROS SEGMENTOS

Nem mesmo o frio e a chuva impediram que a diretoria se reunisse nesta última segunda-feira (22/07), como de praxe, para discutir as demandas das Entidades Empresariais. Mesmo com um público reduzido, o momento foi de grande valia, uma vez que foi discutida pautas diversas, de interesse empresarial e geral, entendendo que o desenvolvimento do município afeta positivamente todos os munícipes.

Na oportunidade os presentes compartilharam informações acerca da agenda de eventos do município, como o encontro da Terceira Idade na Fazenda Santa Fé, que acontecerá nos próximos dia 27 e 28 de julho e contará com cerca de 1.500 pessoas. Pensando nisto, as Entidades Empresariais divulgaram um ofício para os empresários com a sugestão de funcionamento do comércio, no sábado (27/07), até às 18 horas, visto que muitos visitantes estarão na cidade, sendo o comércio um atrativo a mais para o grupo da terceira idade.

Além disto, foram encaminhados ofícios para o poder público (SMTT, Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Juventude, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil) com o objetivo de solicitar apoio na realização, organização do trânsito e segurança do evento.

Posteriormente, foram contextualizados os cursos, palestras e reuniões que serão realizados nesta semana nas Entidades Empresariais, como o curso de Gerenciamento de Redes Sociais para Empresas, que será ministrado pelo Sr. Fernando Almeida; a palestra gratuita “Da vitrine ao provador – Aspectos para vender mais e melhor”, que será mediada pelo Sr. Adriano Câmara; as reuniões dos Núcleos Setoriais do Programa Empreender, que vêm se fortalecendo a cada novo encontro, entre outros.

As Entidades Empresariais, sempre estão abertas a discussões que possuem como pauta o desenvolvimento do munícipio em todas as esferas, sejam elas culturais, econômicas e/ou sociais. Ou seja, tudo que inclui o desenvolvimento do comércio e fortalecimento do mesmo.

 

 

ASCOM - Assessoria de Comunicação do Espaço Empresarial

FUNCIONAMENTO FACULTATIVO DO COMÉRCIO NO SÁBADO DIA 27 DE JULHO DE 2019

Aviso de licitação referente à PREGÃO ELETRÔNICO nº 34/2019 - FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE PERSIANAS

Aviso de licitação referente à PREGÃO ELETRÔNICO nº 34/2019 - FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE PERSIANAS com abertura prevista para o dia 30 de JULHO do corrente ano às 10h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.

FORNECIMENTO DO EDITAL: O Instrumento Convocatório e seus Anexos encontram-se disponíveis no site do Banco do Brasil - www.licitacoes-e.com.br, sob o nome ADMINISTRAÇÃO REGIONAL (SEDE), Licitação nº 775555 e no site: www.sescbahia.com.br, Link: Licitações, sob Protocolo nº 19/01.00034–PG - sob o Título - FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE PERSIANAS, podendo ser disponibilizado através do e-mail: licitacao@sescbahia.com.br, quando solicitado. Informações adicionais poderão ser requeridas através do e-mail supramencionado até 02(dois) dias úteis antes da data fixada para encaminhamento da Proposta Comercial.

ENTIDADES EMPRESARIAIS RECEBEM TV SUBAÉ EM REUNIÃO DE DIRETORIA

Nesta última segunda-feira (15/07), as Entidades Empresariais (ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ), receberam a equipe da TV Subaé, que desde junho do corrente ano está oferecendo aos telespectadores sinal digital através do canal 45.1.        

E para conhecer um pouco mais sobre todos os benefícios que a novidade veio ofertar a Santo Antônio de Jesus, bem como fortalecer o elo de parceria entre as partes, a diretoria das Entidades receberam o Gerente Geral da TV Subaé, Marcos Araújo, a Gestora de Marketing, Cristiane Macário, a responsável pelo Atendimento Comercial, Beline Ferreira, o Gestor de Jornalismo, Marcílio Costa e a responsável pela Inteligência de Mercado, Lorena Coelho, que em um bate papo descontraído, apresentaram aos presentes, desde o contexto histórico da TV Subaé, desde a implantação da mesma no município.

            A TV Subaé, inaugurada em 1988, foi a primeira emissora afiliada da Rede Globo no interior do estado. Levando, atualmente, seu sinal para 51 municípios, com quase 2 milhões de telespectadores, a emissora é líder absoluta de audiência, com um índice médio quase 08 vezes maior que a segunda colocada.

Para acompanhar o constante desenvolvimento tecnológico e alcance, se aproximando cada vez mais dos seus telespectadores, a TV Subaé investiu alto e hoje conta com mais uma torre, e agora em Santo Antônio de Jesus, com tecnologia e qualidade na programação. Além disto, a emissora é consagrada como agente fomentador de cultura, esporte, educação e cidadania através do jornalismo e de projetos institucionais.

As Entidades Empresariais entendem que este é um passo importante no desenvolvimento socioeconômico do município, visto que, com o sinal digital no município, cerca de 50 municípios estarão mais próximos de Santo Antônio de Jesus, recebendo as notícias e ficando mais ligadas em tudo que o município tem a oferecer.

 

 

ASCOM - Assessoria de Comunicação do Espaço Empresarial

PROGRAMA EMPREENDER: Núcleo Setorial de Escolas Particulares realizam encontro para discutir ações de desenvolvimento organizacional

A busca de ações que vislumbrem concretizar interesses comuns capazes de promover o desenvolvimento organizacional de empreendimentos através de práticas associativas vem se fortalecendo cada vez mais.

Por esse motivo o Núcleo Setorial de Escolas Particulares se reuniu no último dia 10 de julho para discutir ações em prol ao desenvolvimento organizacional das escolas particulares do município.

O objetivo do núcleo é criar um conjunto de iniciativas que estimulem a educação e formação dos participantes bem como a difusão de princípios de eficiência e boa governança.

Para isso, foi-se discutida pautas referentes a realização de treinamento voltado para Lei de Primeiros Socorros; Organização de oficina jurídica sobre restituição tributária; Planejamento de ações da Associação de Escolas Particulares de Santo Antônio de Jesus, bem como o fortalecimento na divulgação do Prêmio Jovens Talentos, realizado pelas Entidades Empresarias e destinado aos alunos da Educação Básica.

Estas e outras pautas, que ainda serão discutidas em reuniões posteriores, visam o desenvolvimento deste segmento, visto que definições de estratégias são de suma importância para que estes empreendimentos se mantenham firmes no mercado.

 

 

ASCOM - Assessoria de Comunicação do Espaço Empresarial

Aviso de licitação referente à PREGÃO ELETRÔNICO n° 33/2019 - LOCAÇÃO MENSAL DE SOFTWARE PARA EMISSÃO DE NFC-E

Aviso de licitação referente à PREGÃO ELETRÔNICO n° 33/2019 - LOCAÇÃO MENSAL DE SOFTWARE PARA EMISSÃO DE NFC-E com abertura prevista para o dia 24 de JULHO do corrente ano às 10h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.

FORNECIMENTO DO EDITAL: O Edital completo referente a esta licitação encontra-se disponível no site do Banco do Brasil - www.licitacoes-e.com.br, sob o nome ADMINISTRAÇÃO REGIONAL (SEDE), Licitação nº 775159 e no site: www.sescbahia.com.br, Link: Licitações, sob Protocolo nº 19/01.00033–PG - sob o Título – “LOCAÇÃO MENSAL DE SOFTWARE PARA EMISSÃO DE NFC-E”, podendo ser disponibilizado através do e-mail:licitacao@sescbahia.com.br, quando solicitado. Informações adicionais poderão ser requeridas através do e-mail supramencionado até 02 (dois) dias úteis antes da data fixada para encaminhamento da Proposta Comercial.

Atenciosamente,
Simone Nogueira.

PROGRAMA EMPREENDER: Núcleo Setorial de Salões de Beleza se reúne para Planejamento de Comunicação Digital

O Núcleo de Beleza, do Programa Empreender se consolida a cada reunião. O que reflete com fidelidade o espírito do Programa, que é a forma de associativismo que ele propõe. Uma nova visão de parceria, na qual o concorrente, longe de ser um competidor, é um cooperador de seu concorrente. E ainda com um diferencial: todos ganham.

Com esse objetivo e pensando em fortalecer ainda mais o núcleo, os empreendedores deste segmento vêm se reunindo constantemente na sede das Entidades Empresariais.

Com um cronograma de três encontros, 08, 15 e 22 de julho, o grupo vêm desenvolvendo um planejamento de comunicação digital que visa avaliar a gestão de cada empreendimento nas redes sociais, as estratégias adotadas para a comunicação digital, bem como se os resultados obtidos estão sendo satisfatórios.

Essas ações surgiram da necessidade de pensar na gestão de redes sociais e no Planejamento de Comunicação Digital a longo prazo. A alternância entre erros e acertos tem tirado o sono dos empreendedores sobre o que fazer, como fazer e por onde começar.

Pensando nisto, os participantes do Núcleo Setorial de Beleza, estão participando de ações como: Oficina de Mídias Sociais; Construção de Plano de Comunicação Digital; Produção de calendário de interações na plataforma digital Instagram, entre outras ações que possibilitam a descoberta de vários caminhos criativos para ter destaque dentro deste mercado competitivo, que é o segmento de beleza.

 

ASCOM - Assessoria de Comunicação do Espaço Empresarial

Aviso de licitação referente à Convite nº 17/2019 - FORNECIMENTO DE UTENSÍLIOS DE COZINHA

Aviso de licitação referente à Convite  nº 17/2019  - FORNECIMENTO DE UTENSÍLIOS DE COZINHA com abertura prevista para o dia 22 de JULHO  do corrente ano às 10h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.

FORNECIMENTO DO EDITAL: O Edital completo referente a esta licitação encontra-se disponível no site institucional do SESC BAHIA www.sescbahia.com.br
, no Link “Licitações”, “Licitações em aberto”, identificado como Protocolo 19/01.00017-CV, sob o Título “FORNECIMENTO DE UTENSÍLIOS DE COZINHA” e também pode ser obtido através de solicitação enviada ao e-mail: licitacao@sescbahia.com.br, através do qual também poderão ser requeridas informações adicionais até 02 (dois) dias úteis antes da sessão de abertura.

ENTIDADES EMPRESARIAIS: FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO TURÍSTICO É APRESENTADA A COMISSÃO "AGENDA DE EVENTOS SAJ"

Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do setor turístico, a ampliação e a diversificação da oferta turística, as Entidades Empresariais (ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ), estabeleceram a criação de uma comissão que envolve empresários, poder público-privado e instituições de ensino, para discutir uma Agendas de Eventos e Turismo para o município.

Entendendo que o turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promovendo inclusão social, gerando oportunidades de emprego e renda, as reuniões vêm acontecendo desde o segundo semestre de 2018, tratando de pautas como turismo rural, fortalecimento da rede hoteleira e restaurantes da cidade, bem como agendas de eventos que fortaleçam o turismo na cidade.

Para potencializar as discussões, nesta última segunda-feira (08/07), aconteceu mais uma reunião, com o objetivo de discutir a pauta: avaliação pós São João pelos presentes, a apresentação de startup voltada para o turismo local, bem como as prioridades e consequentemente planejar e executar projetos para o desenvolvimento do setor de turismo no município.

No que diz respeito efeitos do São João na economia do município, os empresários da rede de hotelaria avaliaram positivamente o movimento no período, bem como o diretor do SINDBARH (Sindicato Bares Restaurantes e Hotéis), Sr. Melentino Tedesco, que também avaliou de forma satisfatória os índices nestes segmentos. O que, de certa forma, coincide com os dados apresentados pelo gerente das Entidades Empresariais, Wenderson Brito, na análise da pesquisa comercial pós São João, divulgada, também, nesta última segunda-feira.

Por fim, o Sr. Albert Moreira, PhD em computação de alto desempenho e MBA em Comércio Internacional, que se dedica à concepção de projetos focados em eficiência para governos e empresas, apresentou aos presentes, o NamoaApp (namoaapp.com), uma ferramenta computacional que auxilia o turista na seleção de roteiros turísticos e na gestão do orçamento da viagem. “Entendemos o potencial do trade turista em Santo Antônio de Jesus e estamos à disposição para apoiar na modernização e consequente melhoria da qualidade de serviço. A plataforma surgiu com esse objetivo.” Afirmou Albert Moreira.

A solução prevê ainda uma plataforma de gestão do trade, que contempla recursos para apoiar na gestão a partir dos feedbacks dos turistas sobre a qualidade de serviço, além de funcionalidades para apoio de outros setores, como financeiro, vendas, compras, estoque, recursos humanos, dentre outros. A fim de estarem melhor posicionados nas buscas que os turistas realizam para a construção do plano de viagem, os trades têm a opção de adquirir pacotes de cliques, os quais são decrementados somente se o turista seleciona aquele trade para o seu plano.

Diante da ferramenta apresentada e das possibilidades que a mesma oferece, o mentor da proposta, Albert Moreira, disponibilizou para as primeiras 100 (cem) empresas que aderirem a ferramenta, a isenção durante o período de um ano, afim de que os mesmos possam conhecer na prática os benefícios e facilidades que a mesma oferece para os empreendimentos e o turismo local.

​​​​​​​​​​​​A comissão continua se reunindo às segundas-feiras, imbuídos na construção da agenda de eventos. No próximo encontro a pauta está relacionada ao turismo rural, para isto está sendo feito um estudo para a definição do roteiro.

 

 

ASCOM - Assessoria de Comunicação do Espaço Empresarial

PRORROGADA A DATA DE INSCRIÇÃO DO PRÊMIO JOVENS TALENTOS SANTOANTONIENSES

Ei estudante do ensino fundamental e médio de Santo Antônio de Jesus! Será você o Jovem Talento de 2019?

Ainda não fez sua inscrição?

Chegou seu momento de brilhar no 1º Prêmio Jovens Talentos Santoantoniense.

Maiores informações, consulte a Secretaria de sua escola ou acesse o Edital no link abaixo:

INSCRIÇÃO JOVENS TALENTOS SANTOANTONIENSES

CLIQUE AQUI E CONFIRA OS DETALHES SOBRE A PRORROGAÇÃO

Inscreva-se e participe.

ENTIDADES EMPRESARIAIS APRESENTAM ANÁLISE DA PESQUISA COMERCIAL PÓS SÃO JOÃO 2019

Nesta última segunda-feira (08/07), as Entidades Empresariais (ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ), através do gerente, Wenderson Brito, apresentou aos presidentes, diretores e convidados da reunião de diretoria, a análise de pesquisa comercial pós São João de Santo Antônio de Jesus.

A intenção desta pesquisa foi ampliar o processo investigativo sobre os efeitos do São João na economia do município, bem como utilizar os dados coletados para a tomada de decisões mais assertivas, com o intuito de levar maiores resultados aos empresários.

Como ponto de partida foi elaborado um questionário online com 08 (oito) perguntas com aspectos comerciais, denominada como pesquisa aleatória simples, um tipo de amostragem.

 Para isto, a estimativa foi de que 100 (cem) empresários de diferentes segmentos de Santo Antônio de Jesus respondessem o questionário do dia 25 de junho ao dia 29 de junho. Ao final deste prazo, 101 (cento e um) empresários tinham respondido o referido instrumento, possibilitando, desta forma, que houvesse a avaliação dos dados, através de uma amostragem.

Na análise dos dados empresariais coletados, pode-se conduzir à construção de algumas considerações preliminares, indicativas de caminhos a serem trilhados em futuras investigações, conforme se verá a seguir.

No que diz respeito aos segmentos que participaram da pesquisa, 62% caracteriza-se por empresas diversas, ou seja, a porcentagem foi diluída desde segmento de loja de departamentos até variedades; 28% está com os segmentos de confecções, roupas e calçados e 10% não responderam. Destes, cerca de 78,2% afirmaram que o São João influenciou nas vendas, sendo que 67,3% consideraram entre ótimo e bom, 26,7% opinaram por regular e 5,9% avaliaram como ruim.

Já no que condiz ao índice de crescimentos das vendas em relação ao mesmo período do ano passado, cerca de 64,3% afirmaram que houve crescimento, que vão desde 1% até acima de 20% de acréscimo. Os que consideram que não houve nem queda, nem crescimento, ficaram entre 22,8% e os que afirmaram que houve queda nas vendas, ficou em 12,9%.

Na análise dos dados no que corresponde ao ticket médio, que pode ser calculado em função do valor monetário das vendas totais de uma empresa divididas pelo número de vendas, a estimativa foi que 47,9% dos consumidores gastaram em suas compras a estimativa de R$10,00 a R$100,00; 22,9% dos consumidores ficaram entre R$101,00 a 200,00; o ticket médio entre R$201,00 a R$300,00, atingiu cerca de 6,3% e acima de R$300,00, alcançou, segundo a pesquisa, 22,9%.

Questionado aos empresários, em sua grande maioria, de qual cidade vieram os clientes que compraram na empresa durante o período do São João, 54% responderam que os consumidores foram de Salvador; 25% afirmaram que os consumidores foram do próprio município; 18% informaram que foram cidades diversas e 3% não souberam informar.

E por fim, os dados revelaram que na opinião dos empresários os segmentos que mais se beneficiaram com o São João 2019 foram: Supermercados (72,3%); Confecções (67,3%); Sapataria (64,4%); Hotéis (46,5%) e Distribuidoras de Bebidas (34,7%).

No campo de sugestões, dentre as diversas pontuações dos empresários, duas que chamaram a atenção foi a da proibição de paredões de som de carro e a criação de um “espaço kids” fora do circuito da festa para as famílias.

Diante dos dados coletados torna-se ainda mais visível que o São João é a festa popular mais celebrada pelos brasileiros depois do Carnaval, fazendo com que acarrete um forte impacto na economia local. Por isso, as Entidades Empresariais estão trabalhando para fortalecer essa importante manifestação cultural como um produto turístico local. Na certeza de que, o São João chega não apenas para alegrar, mas, sobretudo, movimentar a economia.

 

ASCOM - Assessoria de Comunicação do Espaço Empresarial

Da zona rural de SAJ, dona de casa ganha carro zero km da campanha junina da Associação Comercial; conheça a história emocionante da ganhadora

Desempregada, a dona de casa Jacira Fernandes da Cruz Macedo, moradora do povoado da Avenida, na zona rural de Santo Antônio de Jesus, foi a ganhadora do carro zero km, sorteado na última sexta-feira (28/6), pela Campanha Junina 2019, da Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus – Acesaj.
 
O maior prêmio da Campanha foi de um único cupom da Loja 2 do Mercadão Supermercados, do Shopping Itaguary. Dona Jacira comprou ingredientes para fazer um bolo com apenas R$ 16, sendo que R$ 11 em moedas. Para receber o cupom, era preciso fazer compras no valor de R$ 50 para cima. Mesmo assim, a funcionária do caixa deu a ela um cupom, que foi o sorteado com o prêmio tão esperado.
 
Ainda sem acreditar muito no que havia acabado de acontecer, dona Jacira ficou completamente emocionada ao receber a notícia que foi a sorteada com o prêmio principal da Campanha Junina da Associação Comercial.  A sub-gerente da Acesaj, Gildete Batatinha, se emocionou com a história de dona Jacira. Ela foi a responsável por dar a boa notícia. “Liguei para a casa dela, que não acreditou. Depois que falei do prêmio a ouvi gritando que ganhou o carro. Conversando com dona Jacira ela contou que está desempregada e só tinha R$ 16 para comprar os ingredientes para fazer um bolo, pois a sobrinha ia chegar para o feriado. É emocionante quando o ganhador é uma pessoa que precisa, como dona Jacira. Já tivemos outros casos desses, como um ganhador de um caminhão de prêmios, que não tinha nada em casa”, relatou Gildete.
 
Dona Jacira mora com o esposo, que vive de fazer bicos, e a filha, que também está desempregada. Ela sustenta a casa com apenas R$ 174, que recebe de uma Programa Social do governo Federal. “Eu não acreditei quando me ligaram. Esse prêmio veio na hora certa, graças a Deus. Tenho algumas dívidas, estou com o nome no SPC. Vou pagar tudo, fazer uma reforma na minha casa, guardar um pouco e ajudar a quem sempre me ajuda. Esse carro foi uma promessa de Deus para mim”, comemorou dona Jacira.
 
Cerca de 2 milhões de cupons foram confeccionados e distribuídos em torno de 1 milhão 850 mil. Feliz com o resultado da campanha, o gerente da Acesaj, Wenderson Brito, afirmou que a participação dos lojistas superou as expectativas, assim como a quantidade de cupons depositados nas urnas e o resultado das vendas no período. “Chegamos ao final da Campanha com as metas alcançadas, seja de incentivo ao comércio, de atração dos consumidores e, o mais importante, a transformação na vida das pessoas", salientou.
 
Confira a entrevista:
 
Reportagem por Cristina Pita

CONHEÇA OS GANHADORES DA CAMPANHA JUNINA “SÃO JOÃO DE PRÊMIOS” 2019

A maior Campanha Junina do interior da Bahia foi mais um grande sucesso

Com um histórico de contribuições significativas das Entidades Empresariais (Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindicato Patronal) no desenvolvimento e fortalecimento do desenvolvimento local, a parceria entre Entidades Empresariais e Prefeitura foi, mais uma vez, imprescindível para a fomentação dos festejos juninos no município, entendendo que através deste fortalecimento a economia do município também se fortalece, visto que este é um período que a cidade recebe muitos turistas.  

Pensando neste fortalecimento da economia local, bem como oferecer aos consumidores a chance de ganhar prêmios ao realizar compras no Comércio mais barato da Bahia, a ACESAJ, em parceria com a CDL e SINCOMSAJ realizaram mais uma Campanha Junina 'São João de Prêmios'. Foram cerca de 50 dias em que os consumidores contaram com a campanha que iniciou dia 06 de maio e finalizou hoje, 28 de junho, dia que aconteceu o sorteio único dos prêmios abaixo:

– 01 FORD KA 0KM

– 02 HONDA POP

– 01 ANO DE SUPERMERCADO GRÁTIS

– 01 CAMINHÃO DE PRÊMIOS

– 05 VALES COMPRAS DE R$ 1.000,00 CADA (SORTEADOS INDIVIDUALMENTE)

- 10 VALES COMPRAS, NO VALOR DE R$ 200,00 CADA (ENTREGUES PARA OS VENDEDORES DESCRITOS NOS CUPONS SORTEADOS)

 

Diversas pessoas compareceram na Praça Renato Machado para assistir e, é claro fazer aquela torcida esperando o seu nome ser sorteado entre os milhares de cupons da urna. Todo o sorteio foi acompanhado e auditado pela Caixa Econômica Federal que validou os cupons sorteados como autênticos. Ainda estiveram presentes membros da diretoria das Entidades Empresariais e representantes dos órgãos de imprensa da cidade.

Os ganhadores podem entrar em contato com a ACESAJ através do (75) 3632-8800 para agendar a entrega dos prêmios e, quem não foi contemplado é só aguardar as novidades do final do ano com a Campanha Natalina. Até mais!

 

CONHEÇA AGORA OS GANHADORES DA MAIOR CAMPANHA JUNINA DE PRÊMIOS DA BAHIA:

 

01 VALE-COMPRAS NO VALOR DE MIL REAIS

Nome: Lucas Santos Firmino

Cidade: Santo Antônio de Jesus

Empresa: Loja Santo Antônio

 

01 VALE-COMPRAS NO VALOR DE MIL REAIS

Nome: Cosme Rosa dos Santos

Cidade: Santo Antônio de Jesus

Empresa: Samuka Auto Peças

 

01 VALE-COMPRAS NO VALOR DE MIL REAIS

Nome: Isaque de Souza Couto

Cidade: São Miguel das Matas

Empresa: Mercadão de Carnes

 

01 VALE-COMPRAS NO VALOR DE MIL REAIS

Nome: Margarida M. Oliveira do S.

Cidade: Santo Antônio de Jesus

Empresa: Comercial São Luis

 

01 VALE-COMPRAS NO VALOR DE MIL REAIS

Nome: Genilson Basto dos Santos

Cidade: Vera Cruz

Empresa: Loja Santo Antônio

 

01 ANO DE SUPERMERCADO GRÁTIS

Nome: Avany França Souza

Cidade: Santo Antônio de Jesus

Empresa: Dix Masculina

 

01 CAMINHÃO DE PRÊMIOS

Nome: Maria Pereira Mota

Cidade: Santo Antônio de Jesus

Empresa: Hiper do Galinho - Codical

 

01 HONDA POP

Nome: José Mario do S. Filho

Cidade: Santo Antônio de Jesus

Empresa: Cometa Calçados

 

01 HONDA POP

Nome: Carlos Luiz Nascimento de Jesus

Cidade: Santo Antônio de Jesus

Empresa: Comercial São Luis

 

01 FORD KA 0KM

Nome: Jacira F. da C. Macedo

Cidade: Santo Antônio de Jesus

Empresa: Mercadão Supermercado L2

PROGRAMA EMPREENDER: Núcleo Setorial de Varejo se reúne para discutir resultados de ação promocional pós São João

Com o objetivo de unir o setor varejo de moda e desenvolver ações para atender as necessidades apontadas por esse segmento, criou-se desde fevereiro o Núcleo Setorial de Varejo de Moda do Programa Empreender.

Por meio do Programa Empreender e com o apoio das Entidades Empresariais (ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ), o núcleo passou a discutir e resolver problemas comuns entre os participantes, além de favorecer a troca de experiências e o desenvolvimento setorial.

Para isso, no dia 28 de junho aconteceu mais uma reunião do núcleo com o objetivo de analisar e discutir os resultados da ação promocional de vendas do mês de junho referente ao período junino. Além de fortalecer as vendas, a ação teve como objetivo incentivar o marketing das lojas físicas e/ou online, visto que esta é mais estratégica para o sucesso das empresas.

Diversos são os objetivos das ações e campanhas promocionais, entre os principais, pode-se destacar:

  • Incentivar novos consumidores a experimentar e a comprar o produto;
  • Influenciar consumidores atuais, estimulando a fidelidade a empresa;
  • Aumentar a participação no mercado;
  • Apresentar inovações do produto;
  • Diferenciar uma marca de seus concorrentes;
  • Eliminar/reduzir estoques nos pontos de venda;
  • Gerar tráfego nos pontos de venda.

 O núcleo continuará com os encontros quinzenais para discutir novas ações para o segmento.

 

ASCOM - Assessoria de Comunicação do Espaço Empresarial

Confira como foi o 5º e último dia do Melhor São João da Bahia

CONFIRA NA GALERIA AO LADO >>>

Confira como foi o 4º dia do Melhor São João da Bahia

CONFIRA NA GALERIA AO LADO >>>

E assim foi o 3º dia de Festa no Melhor São João da Bahia, confira!

CONFIRA NA GALERIA AO LADO >>>

Confira nossos registros do 2º dia do Melhor São João da Bahia

CONFIRA NA GALERIA AO LADO >>>

O Melhor São João da Bahia já começou e teve no primeiro dia a Missa com Padre Nelson, Silvio Brito e a Orquestra da Filarmônica Amantes da Lira

CIRCULAR 010/2019 - CORPUS CHRISTI

REUNIÃO DE DIRETORIA DISCUTE LANÇAMENTO DO CADASTRO POSITIVO DO SPC BRASIL

Na noite desta segunda-feira (10/06), na sede das Entidades Empresariais, aconteceu mais uma reunião de diretoria que tem como objetivo discutir pautas de interesse empresarial, bem como, da comunidade em geral.

Para isto, em um primeiro momento, foi apresentado pelo presidente da CLD, Sr. Ruben Barbosa, o lançamento oficial do Cadastro Positivo, que a partir de ontem (10/05), emissoras de rádio e TV de todo o país começaram a veicular uma campanha institucional e obrigatória por lei, promovida pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), com o intuito de esclarecer a população sobre como será o funcionamento do novo banco de dados, que tem o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) como um dos seus gestores. 

Sancionada em abril, a lei do novo Cadastro Positivo determina que todos os consumidores brasileiros que possuem CPF ativo e empresas inscritas no CNPJ passem a fazer parte automaticamente do banco de dados. Diferentemente da tradicional lista de inadimplentes, o Cadastro Positivo irá trazer todo o histórico de crédito de forma consolidada, inclusive as contas que são pagas em dia, abrindo possibilidade para uma avaliação mais justa e para a redução do custo do crédito no país. Tendo o SPC Brasil como uma das instituições pioneiras na defesa do novo modelo, foram quase 16 anos de discussão no Congresso Nacional até que a lei fosse aprovada e sancionada pelo Poder Executivo, sendo a CDL de Santo Antônio de Jesus, uma das entidades que apoiou veemente desde o princípio a aprovação da mesma.

Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, “as principais vantagens do cadastro positivo são proporcionar aos consumidores uma análise de crédito mais abrangente e assertiva, possibilitar que eles negociem melhores prazos e taxas de juros, de acordo com a análise de cada empresa, e facilitar a aprovação de empréstimos e financiamentos”.

Posteriormente, foi apresentada pelo gerente das Entidades Empresariais, Wenderson Brito, o Cartão Interativo, sendo esta uma das novas formas de disponibilizar as informações da empresa e/ou empresários, de forma fácil, eficiente e 100% ecológica – em formato PDF, através do aparelho móvel. Que, por ser online, existe a possibilidade de inserir links de redirecionamento para o site ou para as suas redes sociais, por exemplo.

Por fim, a reunião contou com a presença do Sr. José Carlos Júnior, novo presidente do Rotary Club de Santo Antônio de Jesus, que falou sobre o evento de comemoração dos 50 anos da instituição. Mencionou que o objetivo é realizar um grande evento beneficente, no dia 04 de agosto, visando arrecadar fundos para a aquisição de 05 (cinco) leitos neonatais para doar ao Hospital Maternidade Luiz Argolo, sendo este, um benefício para toda comunidade.

 

 

ASCOM - Assessoria de Comunicação do Espaço Empresarial

MUDANÇAS NA CONVENÇÃO COLETIVA 2018/2019 E CONFORME DISSÍDIO COLETIVO

SUGESTÃO PARA O FUNCIONAMENTO EXTRAORDINÁRIO DO COMÉRCIO EM GERAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA, NO PERÍODO JUNINO DE 2019

REUNIÃO DE DIRETORIA DISCUTE AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE E AÇÕES INTERNAS DAS ENTIDADES EMPRESARIAIS

Na noite desta última segunda-feira (03/06), nas Entidades Empresariais, aconteceu mais uma reunião de diretoria que tem como objetivo discutir pautas diversas, sejam elas de interesse empresarial, quando geral, uma vez que se entende que o desenvolvimento do município afeta positivamente todos os munícipes.

Pensando nisto, em um primeiro momento, foi discutido entre os diretores, ações referentes a melhoria da estrutura do município, seja, elas, em andamentos e/ou em processo de criação do projeto. Uma vez que, torna-se importante levar em consideração questões como: horário de interdição das ruas do centro da cidade na requalificação asfáltica, para que não aconteça um caos no trânsito; uma maior fiscalização nas construções acerca da largura mínima do padrão arquitetônico da calçada pública; a organização do solo público, entre outros. Diante das pautas discutidas, foram traçadas metas e deliberações a serem alcançadas afim de sanar quaisquer problemas advindos dos mesmos.

Na oportunidade, foi discutido ainda ações referentes aos aniversários da CDL, que em maio deste ano completou 35 anos, da ACESAJ, que completará dia 27 de junho, 40 anos e o SINCOMSAJ, que em dezembro completará 25 anos. A pauta surgiu através da importante atuação das Entidades Empresarias (ACESAJ/CDL/SINCOMSAJ, sendo um case de sucesso na atuação de forma cooperada, primando pelo desenvolvimento da região e que já contribuíram para a materialização de importantes serviços para a população.

Por fim, foram discutidos projetos e campanhas internas das Entidades Empresariais, como a campanha de filiação, Seja Mais, Seja Sócio; o Prêmio Jovens Talentos Santoantonienses e a campanha do Dia dos Namorados. Ações como estas visam o fortalecimento socioeconômico do município, agregando valor ao ‘Comércio mais barato da Bahia’.

 

 

 

ASCOM - Assessoria de Comunicação do Espaço Empresarial

SINDICATO PATRONAL E A IMPORTÂNCIA QUE AS EMPRESAS PARTICIPEM

por Guedert Advogados

Você sabe o que é Sindicato Patronal e para que ele serve? A Reforma Trabalhista trouxe mudanças sobre o assunto. Por isso, é importante que as empresas fiquem atentas ao tema.

O Sindicato Patronal, como o próprio nome indica, é a instituição responsável por representar os empregadores e atuar protegendo os seus interesses, sejam eles econômicos, profissionais ou sociais.

Seguindo o pensamento, este artigo visa a esclarecer o que é o Sindicato Patronal e a importância de as empresas participarem e participarem ativamente da entidade. Também explicaremos as características principais desse tipo de organização.

O que é Sindicato Patronal?

Os Sindicatos Patronais são instituições representantes dos interesses das empresas perante o Sindicato dos trabalhadores e o governo. Essa organização tem previsão legal no título V da CLT a partir do art. 511. A vinculação ao Sindicato está prevista na legislação.

Para que ele serve?

O Sindicato Patronal tem um papel de extrema importância representando a sua categoria. Ele atua representando as empresas da categoria frente ao sindicato dos empregados, especialmente nas negociações coletivas, por meio de convenções e dissídios. Também é papel do Sindicato Patronal trazer à tona temas importantes para a classe econômica, auxiliando empresas da categoria em diversas frentes.

Ele também atua auxiliando e prestando apoio para a categoria econômica que representa nos casos em que essa figura como parte em ações judiciais. Ou seja, empresas representadas pelo Sindicato Patronal podem ter seus direitos garantidos mediante ações propostas pelo próprio sindicato, em relação a assuntos relativos à categoria.

Além disso o Sindicato Patronal tem o dever e a capacidade de iniciativa de proposição de projetos de leis que beneficiem a classe.

É importante observar que a falta de representação do Sindicato Patronal nas discussões de determinada classe econômica colocaria as empresas em desvantagem. Isso porque questões apresentadas pela entidade sindical ganham muito mais destaque. No mais, na área das relações do trabalho, tem-se também o fato de que os Sindicatos representantes dos empregados são detentores de grande poder econômico e social.

Qual é a diferença entre o Sindicato Patronal e Sindicato dos empregados?

Um Sindicato tem como principal função representar os interesses coletivos, sejam eles relativos aos trabalhadores ou às empresas.

A modalidade de Sindicato que busca defender e representar os anseios de empregados contratados por empresas de um determinado ramo é, obviamente, conhecida como Sindicato dos Trabalhadores. Contudo, há a modalidade de Sindicato Patronal que atua representando e defendendo interesses de empresas de determinada categoria econômica.

Uma grande diferença consiste no fato de que os Sindicatos Patronais costumam ocupar-se com outros aspectos além daqueles vinculados diretamente às relações de trabalho. Pode-se citar como exemplo as discussões judiciais relativas a matéria tributária e a divulgação de boas práticas na área de gestão, por exemplo, através de eventos e cursos oferecidos às empresas. Já os Sindicatos dos Empregados tendem a focar sua atuação nas relações de trabalho.

Qual a importância de participar do Sindicato Patronal?

Veremos, a seguir, mais algumas características sobre o Sindicato Patronal e a importância de as empresas participarem dessa organização.

Atuação em defesa dos interesses da empresa em negociação coletiva de trabalho

Como já vimos, o Sindicato tem como papel essencial a defesa dos interesses dos empregadores no momento em que ocorre a negociação coletiva de trabalho.

Por meio desse processo, é possível analisar oportunidades do mercado, propor melhorias a respeito dos direitos e deveres da empresa, prezar pelo equilíbrio da relação empregado x empregador e visar a melhoria, a manutenção ou a criação de acordos relativos a salários, horas extras, jornada de trabalho etc.

Além disso, tem o direito de sugerir a edição de leis ou recomendar a mudança de alguma disposição legal considerada ultrapassada e que dificulta o desenvolvimento econômico e a competitividade dentro do mercado.

 Fornecimento de informações

Os Sindicatos Patronais podem ser fontes de informações estratégicas e cruciais sobre o mercado econômico, tais como a taxa de desenvolvimento ou desempenho de indústrias e do mercado. Isso é realizado por meio de estudos e diagnósticos que utilizam dados estatísticos e pesquisas de campo. A questão é que, com esse tipo de informação, a tomada de decisões pode ser feita de maneira mais acertada.

Criação de parcerias

As empresas atuantes em sua entidade sindical podem manter contatos estratégicos com importantes stakeholders, como universidades, instituições de pesquisa, fornecedores, membros do governo, confederações e federações etc.

A participação em ambientes empresariais fortalece as relações e a troca de experiências e de contatos entre investidores e empresários. Esse cenário favorece a promoção de parcerias estratégicas que visam o lucro e o desenvolvimento do ramo.

Prestação de Serviços

Toda a estrutura sindical é custeada com os recursos oriundos da contribuição sindical, além de outras contribuições pagas pelas empresas associadas. O Sindicato, via de regra, atua prestando serviços aos associados, como a consultoria jurídica, principalmente no âmbito empresarial, previdenciário e trabalhista. Além disso, muitas vezes oferece cursos de capacitação profissional, organiza feiras empresariais etc. Isso tudo também pode ser feito com o apoio de entidades como o SENAI, SESI, SEBRAE entre outras.

 

ASCOM - Assessoria de Comunicação do Espaço Empresarial

Convite  nº 16/2019 - FORNECIMENTO DE GELO EM ESCAMAS E EM CUBOS

Aviso de licitação referente à Convite  nº 16/2019 - FORNECIMENTO DE GELO EM ESCAMAS E EM CUBOS com abertura prevista para o dia 03 de JUNHO  do corrente ano às 14h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.

FORNECIMENTO DO EDITAL: O Edital completo referente a esta licitação encontra-se disponível no site institucional do SESC BAHIA www.sescbahia.com.br, no Link “Licitações”, “Licitações em aberto”, identificado como Protocolo 19/01.00016-CV, sob o Título – FORNECIMENTO DE GELO EM ESCAMAS E EM CUBOS e também pode ser obtido através de solicitação enviada ao e-mail: licitacao@sescbahia.com.br, através do qual também poderão ser requeridas informações adicionais até 02 (dois) dias úteis antes da sessão de abertura.

Convite  nº 15/2019 - FORNECIMENTO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS E ACESSÓRIOS

Aviso de licitação referente à Convite  nº 15/2019 - FORNECIMENTO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS E ACESSÓRIOS com abertura prevista para o dia 05 de JUNHO  do corrente ano às 10h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.

PREGÃO ELETRÔNICO  nº 21/2019 - FORNECIMENTO DE POLPAS DE FRUTA e PREGÃO ELETRÔNICO  nº 22/2019 - SISTEMA DE COMPRAS ELETRÔNICAS

Aviso de licitação referente à PREGÃO ELETRÔNICO  nº 21/2019 - FORNECIMENTO DE POLPAS DE FRUTA com abertura prevista para o dia 06 de JUNHO  do corrente ano às 10h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.

FORNECIMENTO DO EDITAL: O Edital completo referente a esta licitação encontra-se disponível no site do Banco do Brasil - www.licitacoes-e.com.br, sob o nome ADMINISTRAÇÃO REGIONAL (SEDE), Licitação nº 768539 e no site institucional do SESC BAHIA www.sescbahia.com.br, link “Licitações”, identificado como Protocolo nº 19/01.00021–PGsob o Título – “FORNECIMENTO DE POLPAS DE FRUTA”, e também pode ser obtido através de solicitação enviada ao e-maillicitacao@sescbahia.com.br, através do qual também poderão ser requeridas Informações adicionais até 02 (dois) dias úteis antes da data final fixada para encaminhamento da Proposta Comercial.

 

Aviso de licitação referente à PREGÃO ELETRÔNICO  nº 22/2019 - SISTEMA DE COMPRAS ELETRÔNICAS com abertura prevista para o dia 05 de JUNHO  do corrente ano às 10h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.

FORNECIMENTO DO EDITAL: O Edital completo referente a esta licitação encontra-se disponível no site do Banco do Brasil - www.licitacoes-e.com.br, sob o nome ADMINISTRAÇÃO REGIONAL (SEDE), Licitação nº 768540 e no site institucional do  SESC BAHIA www.sescbahia.com.br, link “Licitações”, identificado como Protocolo nº 19/01.00022–PGsob o Título – “SISTEMA DE COMPRAS ELETRÔNICAS, podendo ser disponibilizado através do e-mail:licitacao@sescbahia.com.br, quando solicitado. Informações adicionais poderão ser requeridas através do e-mail supramencionado até 02(dois) dias úteis antes da data fixada para encaminhamento da Proposta Comercial.

CDL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS COMPLETA 35 ANOS

Uma história marcada pelo empenho e dedicação de empresários que se propuseram a mudar a realidade do comércio local através da união. Dessa forma pode se definir a fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/SAJ) que comemora nesta terça-feira (28/05) o seu 35º aniversário.

A CDL (Câmara de Dirigentes Lojista) fundada em 28 de maio de 1984 em Santo Antônio de Jesus, sempre teve como objetivo aproximar os diversos segmentos varejistas para tratar de interesses comuns ao comércio, proporcionando um clima de cooperação e troca de informações e ideias.

Além disto, a CDL vem se dedicando constantemente a oferecer e aprimorar serviços de apoio e proteção às atividades comerciais e de prestação de serviços, sempre com o objetivo de representar, desenvolver e valorizar o segmento lojista. Uma vez que é testemunha do crescimento do comércio, pois foi fundada no período de forte emancipação econômica, onde contribuiu e continua contribuindo até os tempos atuais com o avanço do comércio local.

Para o Presidente da CDL, Sr. Rubem Barbosa, “o varejo é o maior setor da economia de Santo Antônio de Jesus, além de ser o maior gerador de empregos. Ao longo de seus 35 anos, a CDL se consolidou com papel fundamental neste cenário, principalmente como defensora de um comércio livre e mediador entre empresários e poderes públicos. Por esse motivo a CDL/Saj hoje é considerada uma das Entidades com maior representatividade do Estado”.

A CDL de Santo Antônio de Jesus surgiu após a Associação Comercial e Empresarial, e hoje, anda de mãos dadas - ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ -, que são case de sucesso na atuação de forma cooperada, que primando pelo desenvolvimento da região acompanha ativamente ações de controle social dos recursos públicos, envolvendo-se em causas coletivas e que já contribuíram para a materialização de importantes serviços para a população, tais como: a implantação do Hospital Regional, a vinda do curso de Administração da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), instalação do SESC/SENAC, a implantação do primeiro Observatório Social no Norte e Nordeste, ampliação do 1° Distrito Industrial, Construção do 2 º Distrito Industrial, a instalação da UFRB e  IFBA, a transformação do Sub-grupamento do Corpo de Bombeiros em Grupamento, dentre outras ações.

Nestes muitos anos de existência enfrentaram, juntos, diversos desafios e conquistas, sendo que essa união das partes foi a chave para todo sucesso e reconhecimento. Por isso, a CDL sempre foi uma casa democrática, feita para discutir ideias e projetos sempre visando o benefício geral, seja para o comércio, seja para a cidade e seus moradores.

Que neste dia de comemoração pelos 35 anos da CDL Santo Antônio de Jesus, os votos de sucesso mútuo sejam mais uma vez reforçados, pois a instituição se torna forte graças ao sucesso dos lojistas e parceiros comerciais.

 

 

ASCOM - Assessoria de Comunicação do Espaço Empresarial

CONCORRÊNCIA nº 11/2019 - FORNECIMENTO DE MASSAS FRESCAS E DERIVADOS PARA O SESC BAHIA

Aviso de licitação referente à CONCORRÊNCIA nº 11/2019 - FORNECIMENTO DE MASSAS FRESCAS E DERIVADOS PARA O SESC BAHIA com abertura prevista para o dia 10 de JUNHO  do corrente ano às 09h00. Com, intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.

FORNECIMENTO DO EDITAL: O Instrumento Convocatório completo encontra-se à disposição das Empresas interessadas, no Sítio Institucional do SESC BAHIA www.sescbahia.com.br
, Link “Licitações”, Protocolo 19/01.00011–CC, sob o Título – FORNECIMENTO DE MASSAS FRESCAS E DERIVADOS PARA O SESC BAHIApodendo ser disponibilizado, também, através do e-mail: licitacao@sescbahia.com.br, quando solicitado. Informações adicionais poderão ser requeridas através do e-mail supramencionado em até 03 (três) dias antes da sessão de abertura da Licitação.   

PREGÃO ELETRÔNICO nº 19/2019 - TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS EM CARROS TIPO EXECUTIVO, UTILITÁRIO TIPO VAN E MICRO-ÔNIBUS

Aviso de licitação referente à pregão eletrônico   nº 19/2019 - TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS EM CARROS TIPO EXECUTIVO, UTILITÁRIO TIPO VAN E MICRO-ÔNIBUS, com abertura prevista para o dia 03 de junho  do corrente ano às 10h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.

FORNECIMENTO DO EDITAL: O Instrumento Convocatório e seus Anexos encontram-se disponíveis no site do Banco do Brasil - www.licitacoes-e.com.br, sob o nome ADMINISTRAÇÃO REGIONAL (SEDE), Licitação nº 767633 e no site:www.sescbahia.com.br, Link: Licitações, sob Protocolo nº 19/01.00019–PG - sob o Título - TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS EM CARROS TIPO EXECUTIVO, UTILITÁRIO TIPO VAN E MICRO-ÔNIBUS, podendo ser disponibilizado através do e-mail: licitacao@sescbahia.com.br, quando solicitado. Informações adicionais poderão ser requeridas através do e-mail supramencionado até 02(dois) dias úteis antes da data fixada para encaminhamento da Proposta Comercial.

PREGÃO ELETRÔNICO nº 20/2019 - FORNECIMENTO E MONTAGEM DE MOBILIÁRIO CORPORATIVO

Aviso de licitação referente à PREGÃO ELETRÔNICO nº 20/2019 - FORNECIMENTO E MONTAGEM DE MOBILIÁRIO CORPORATIVO com abertura prevista para o dia 04 de JUNHO  do corrente ano às 10h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.

 

FORNECIMENTO DO EDITAL: O Edital completo referente a esta licitação encontra-se disponível no site do Banco do Brasil - www.licitacoes-e.com.br, sob o nome ADMINISTRAÇÃO REGIONAL (SEDE), Licitação nº 767885 e no site institucional do SESC BAHIA www.sescbahia.com.br, link “Licitações”, identificado como Protocolo nº 19/01.00020–PGsob o Título – “FORNECIMENTO E MONTAGEM DE MOBILIÁRIO CORPORATIVO”, e também pode ser obtido através de solicitação enviada ao e-mail licitacao@sescbahia.com.br, através do qual também poderão ser requeridas Informações adicionais até 02 (dois) dias úteis antes da data final fixada para encaminhamento da Proposta Comercial.

FACEMP: 16 ANOS FOMENTANDO O ENSINO SUPERIOR E O DESENVOLVIMENTO DE SANTO ANTONIO DE JESUS

O ensino superior está vinculado ao setor produtivo, cumprindo funções e tarefas diversificadas, principalmente o de contribuir para o desenvolvimento econômico-social nacional, pela disponibilização de suporte científico e tecnológico. As instituições de ensino superior através de seu papel de ensino, pesquisa e extensão, possui em suas mãos, elementos essenciais para este desenvolvimento. 

Não obstante, a cidade de Santo Antônio de Jesus-BA, tem-se caracterizado como um polo de crescimento e desenvolvimento, tanto do ensino superior, como econômico. Exemplo disto, é o crescimento de forma significativa da FACEMP (Faculdade de Ciências e Empreendedorismo) dentro do município, que atualmente oferta cursos técnicos, graduações e pós-graduações, nas modalidades presenciais e em EAD, o que tem contribuído significativamente para o destaque no município, no âmbito regional, no que se refere ao desenvolvimento do complexo educacional de nível superior, econômico e social.

Sabendo desta importância, as Entidades Empresarias nunca mediram esforços para manter laços sólidos com a instituição, entendendo que, seguindo a linha da importância do ensino superior e a qualificação da mão de obra, além de apoiar a vinda da instituição para o município, possui convênio com a instituição, onde as empresas associadas, possuem descontos especiais para seus funcionários, em todos os cursos ofertados.

E, no mês de maio, em que a FACEMP completa 16 anos, as Entidades Empresariais parabenizam a instituição pelo seu papel dinamizador da economia local, através da geração de emprego e renda, colaborando significativamente no crescimento e desenvolvimento de Santo Antônio de Jesus.

 

ASCOM - Assessoria de Comunicação do Espaço Empresarial

SEGURANÇA NAS EDIFICAÇÕES É REFORÇADA EM PALESTRA SOBRE A LEI DA PREVENÇÃO E COMBATE DE INCÊNDIO E PÂNICO

A evolução da sociedade e a expansão das pequenas e médias empresas pelo país, bem como o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), em 2013, que deixou 242 mortos asfixiados por fumaça tóxica, foi um divisor de águas em termos de segurança e prevenção de acidentes em estabelecimentos fechados e casas de shows no Brasil. Depois daquela tragédia, diversas prefeituras e governos estaduais passaram a criar decretos e uma legislação específica sobre o tema. Recentemente, o governo federal sancionou a Lei 13.425/2017, que criou novas normas de segurança, prevenção e proteção contra incêndios em estabelecimentos de reunião de público.

Diante desta obrigatoriedade, as Entidades Empresariais, realizaram nesta última segunda-feira (20/05), a palestra “Adequação das empresas à nova Lei da Prevenção e Combate de Incêndio e Pânico”, ministrada pelo professor universitário e Comandante do 16º BPM de Santo Antônio de Jesus, Sr. Valdemir Matias dos Santos.

Os empresários que se fizeram presentes, puderam contar com uma abordagem técnico-científico sobre as legislações federais e estaduais em relação a segurança contra incêndio, tendo como foco as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros do estado da Bahia para fins de dimensionamento de projetos de segurança acerca do tema discutido.

Dentre os diversos motivos para obter o AVCB para o empreendimento estão: a garantia de segurança de que a edificação possui as condições mínimas necessárias para a proteção em caso de incêndio; Segurança para os responsáveis pela edificação como proprietários ou síndicos (em caso de incêndio – sinistro, os mesmos são responsáveis civis e criminalmente); Facilidade em vender ou alugar imóveis comerciais, onde é exibido o AVCB para obtenção do alvará de funcionamento; Valorização comercial do local; Obtenção de seguro para a renovação do seguro predial, entre outros.

Dessa forma, a noite de palestra contribuiu de forma abundante para a discussão da importância de projetos nas exigências descritas nos decretos, normas técnicas e leis, com o intuito de colaborar para que o princípio básico seja a prevenção e a conscientização.

 

ASCOM
Assessoria de Comunicação do Espaço Empresarial

Aviso de licitação - Fornecimento e instalação de Circuito de Arvorismo

Aviso de licitação referente à Convite  nº 14/2019 - Fornecimento e instalação de Circuito de Arvorismo com abertura prevista para o dia 27 de Maio  do corrente ano às 10h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.

 

FORNECIMENTO DO EDITAL: O Edital, seus Anexos e os Materiais Técnicos, a serem consultados encontram-se disponíveis às Empresas interessadas, no site SESC BAHIA Licitações, Protocolo 19/01.00014–Cv, sob o Título – FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE CIRCUITO DE ARVORISMO, bem como pelo e-mail  licitacao@sescbahia.com.br, quando solicitado. Demais informações, poderão ser requeridas até 03 (três) dias anteriores à licitação, junto ao Núcleo de Licitações do SESC-BA, situado no 4º andar do endereço supracitado, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira; Tel. (71) 3271-2425 /3273-8731 • Fax: 3273-8726 ou mediante o e-mail supra mencionado.

 

Núcleo de Licitação SESC Bahia

(71)3271-2425

ENTIDADES EMPRESARIAIS REALIZAM PALESTRA SOBRE NOVA MEDIDA PROVISÓRIA DA LIBERDADE ECONÔMICA

O Governo Federal aprovou em abril a Medida Provisória (MP) da Liberdade Econômica (MP 881, de 30/4/2019), que altera um conjunto de regras que disciplinam a abertura e o funcionamento de pequenos negócios e startups no Brasil. 

A medida provisória promoveu importantes alterações em diversas áreas do Direito Privado, Direito Econômico e do Direito Administrativo com a finalidade de articular: Uma redefinição da atuação do Estado, como agente normativo e regulador da atividade econômica (lato sensu); A diminuição do caráter intervencionista de algumas regras e princípios de Direito Civil; Inovações destinadas a dar fluidez ao trânsito de riquezas.

Diante desse cenário recente de mudanças, as Entidades Empresariais, em parceria com o SEBRAE, promoveram nesta última segunda-feira (13/05) a Palestra “Nova Medida Provisória da Liberdade Econômica e seus Impactos no Direito Empresarial”, que foi ministrada pelo Doutor em Direito Privado, Dr. Fábio Gabriel, do Escritório Fábio Gabriel Advogados Associados.

O objetivo da palestra foi informar aos presentes as mudanças que ocorreram na MP, que visam garantir a livre iniciativa e o amplo exercício da atividade econômica, previstos no Artigo 170 da Constituição Federal de 1988, favorecendo especialmente os pequenos empreendedores. A MP reduz a burocracia, eliminando uma série de licenças, alvarás, inscrições e outras autorizações exigidas pela administração pública para o exercício de atividades econômicas. 

As Entidades Empresariais acreditam que a medida provisória irá valorizar a liberdade, a informação, a retomada do desenvolvimento, a valorização dos empreendedores e a promoção do emprego e renda.

 

ASCOM
Assessoria de Comunicação do Espaço Empresarial

DIA DAS MÃES E CAMPANHA JUNINA FOMENTAM MOVIMENTO INTENSO NO COMÉRCIO DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS

A expectativa de crescimento nas vendas foi de 9% em relação ao ano passado.

O Dia das Mães é a terceira melhor data para o comércio no quesito lucratividade, só perde para o Natal e São João, segundo os comerciantes. Considerada pelos varejistas como a principal data comemorativa do primeiro semestre e a terceira melhor do ano em termos de faturamento, o Dia das Mães aqueceu as vendas no último dia 11 de maio (sábado).

Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgado no dia 9 de maio revelou que 78% dos consumidores deveriam realizar pelo menos uma compra no período - o dado ficou bastante próximo dos 74% observados em 2018. Em números absolutos, a expectativa foi de que aproximadamente 122,1 milhões de brasileiros presentearam alguém este ano, o que devia movimentar uma cifra próxima de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços.

E em Santo Antônio de Jesus, o movimento do comércio neste sábado (11), véspera do Dia das Mães, foi grande.  Quem deixou para comprar o presente em cima da hora encontrou as ruas com um movimento intenso e lojas lotadas. Um levantamento realizado pela CDL de Santo Antônio de Jesus revelou que os produtos campeões de venda foram as roupas, calçados e acessórios (42%), perfumes (36%), cosméticos (23%) e outros itens (19%). O ranking ainda é formado por flores (15%), maquiagem (13%), ida a restaurantes (12%) e utensílios de cozinha (12%). O que revelou um setor mais otimista neste ano e previu um aumento no volume de vendas. Outro fator que contribuiu com essa expectativa foi que o aumento do valor que os consumidores estavam dispostos a gastar com o presente, já que o tíquete médio também aumentou.

Para fomentar ainda mais as vendas, pensando no período em que Santo Antônio de Jesus recebe muitos visitantes, as Entidades Empresariais lançaram no dia 06 de maio a Campanha Junina “São João de Prêmios”, na oportunidade a equipe do Espaço Empresarial foi às ruas da cidade para divulgar e incentivar os consumidores a comprarem nas empresas participantes da campanha.

Para concorrer aos prêmios, os consumidores deverão: comprar em uma das lojas credenciadas da campanha; exigir o cupom a cada 50 reais em compras; preencher o cupom corretamente respondendo “Qual é o comércio mais barato da Bahia”?; depositar o cupom nas urnas das empresas participantes espalhadas pela cidade e torcer para no dia 28 de junho ser o(a) grande sortudo(a)!

 

ASCOM
Assessoria de Comunicação do Espaço Empresarial

PROGRAMA EMPREENDER REALIZA OFICINA SOBRE REDES SOCIAIS NO SEGMENTO DE BELEZA

Recentemente, o SEBRAE apresentou a pesquisa Sophia Mind, realizada com 1.311 brasileiras, entre 18 e 60 anos, que teve como objetivo avaliar a satisfação das mulheres com a aparência e entender como ocorre o consumo de produtos e serviços, também revelou qual é o papel da internet para elas quando este é o assunto.

Na pesquisa, apenas 12% das mulheres entrevistadas não usam a internet para buscar informações sobre produtos e serviços de beleza. Para as demais (88%), a internet possui diversas finalidades, que vão desde a busca de informações até o processo de compra de produtos.

Pensando nisto, o relacionamento com os consumidores pode ser muito mais estreito quando os salões de beleza, por exemplo, usam esses canais para oferecer maneiras práticas de obter sucesso com a oferta de seus serviços e/ou venda de produtos,

As atividades de interação entre as pessoas, que ocorrem em redes sociais, evidenciam a relevância do marketing digital para o setor.  A publicidade na internet e redes sociais têm papel importante na decisão de compra do serviço. As indicações positivas para a publicidade na internet somam 38% contra 32% da publicidade na TV. Os comentários em redes sociais somam 45% de indicações positivas, mostrando a força desta mídia e da troca de experiência entre as usuárias de internet.

Diante deste cenário, o Programa Empreender de Santo Antônio de Jesus – Núcleo de Beleza – realizou nesta última segunda-feira, nas Entidades Empresariais, a oficina gratuita “Redes Sociais no Segmento de Beleza”, que foi mediada pela Sr. Fernando Almeida, pós-graduado em Marketing Digital e CEO da Agência Muito Mais.

A oficina teve como objetivo sensibilizar e orientar aos presentes que o marketing nas redes sociais é essencial para qualquer tipo de negócio e o mercado de beleza e estética não é exceção. As redes sociais representam um canal de livre acesso entre o empreendimento (neste caso, os salões de beleza) e todos seus clientes – atuais e potenciais. Ter esse canal de acesso e saber utilizá-lo é o grande segredo das redes sociais. Fazendo isso bem feito você pode, principalmente: conquistar novos clientes, fidelizar clientes, criar conexões e conhecimentos importantes, entre outros.

 

ASCOM
Assessoria de Comunicação do Espaço Empresarial

ENTIDADES EMPRESARIAIS LANÇAM CAMPANHA SÃO JOÃO DE PRÊMIOS 2019 E REAFIRMAM PARCERIA NA DIVULGAÇÃO DO MELHOR SÃO JOÃO DA BAHIA

Nesta última segunda-feira (06/05), a reunião de diretoria, foi marcada pelo lançamento oficial da Campanha Junina 2019 que iniciou nesta segunda e vai até o dia 28 de junho. Para marcar esse momento o gerente das Entidades, Wenderson Brito, apresentou aos presentes toda a logística da campanha e enfatizou que “estimular o comércio, fazer com que se tenha uma movimentação maior na cidade, na economia local, gerar mais empregos e beneficiar o associado", são as verdadeiras finalidades de qualquer campanha desenvolvida pelas Entidades Empresariais. Destacou ainda a parceria para divulgação conjunta do Melhor São João da Bahia e da campanha São João de Prêmios, assinada no dia 30 de abril, no lançamento oficial do São João de Santo Antônio de Jesus que aconteceu na Pousada Vila das Palmeiras.

Na oportunidade o empresário Jairo Passos lembrou que, o nascimento dos festejos juninos em Santo Antônio de Jesus surgiu através da iniciativa dos empresários na década de 90 e destacou a importância da participação das empresas na realização da festa visando o fortalecimento do comércio local e da cidade. Por isso a importância do apoio irrestrito do comércio local, através da campanha junina, juntamente com a parceria estabelecida com o poder público municipal, faz com que a cidade fortaleça ainda mais o movimento no período, trazendo um grande fluxo de turistas para que o evento destaque cada vez mais a cidade de Santo Antônio de Jesus.

A reunião contou com a presença do prefeito Rogério Andrade, que junto a sua equipe, falaram sobre toda logística, desde a estrutura, atrações, organização e as expectativas da festa mais esperada do ano, o São João. Festejo esse, que as Entidades Empresariais, através dos empresários, apoiam e buscam, junto ao poder público, fazer com que se supere a cada ano, tudo isto em prol ao desenvolvimento, socioeconômico e culturais da cidade.

Em um momento posterior, a diretora Silvia Brito, apresentou o edital do 1º Prêmio Jovens Talentos Santoantonienses, que tem como objetivo a construção de projetos por estudantes das redes públicas e particulares de ensino, com o tema “Sustentabilidade”. O prêmio visa reconhecer projetos inovadores na área tecnológica, de pesquisa e empreendedorismo, bem como ações de liderança social junto à sua comunidade. Para isto, será publicado um edital para inscrições, em breve. Projetos como estes visam o desenvolvimento social e econômico, e abarcam atividades programadas para o desenvolvimento dos jovens, objetivando que viva melhor em seu meio social, que atue sobre ele e o transforme; portanto, que desenvolva maior autonomia e protagonismo, participando de forma efetiva e transformadora no meio ao qual pertence.

SÃO JOÃO DE PRÊMIOS É NO COMÉRCIO MAIS BARATO DA BAHIA!

A tradicional e maior festa junina se juntou com a maior Campanha Junina do interior da Bahia e promete ser mais um grande sucesso.

O mês de maio chegou e com ele o “burburinho” para a chegada do São João também!  É só dar uma volta no centro da cidade que as pessoas já falam em forró, animação e, é claro, preço baixo e variedade para curtir essa festa tão esperada. O melhor São João da Bahia atrai multidões, vindas de todos os lugares, envolvidas pelas cores, ritmos e da cultura popular.

Por este motivo, pensando em fomentar ainda mais o movimento do comércio no período em que Santo Antônio de Jesus recebe milhares de visitantes, que as Entidades Empresariais (ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ) irão realizar mais uma edição de sucesso da campanha junina “São João de Prêmios.

A contagem regressiva para a maior Campanha Junina da Bahia já começou e, como todos os anos, a expectativa é de que seja um sucesso. Certificada e autorizada, a campanha vem com uma grande premiação, sorteando:

- 01 FORD KA 0KM

- 02 HONDA POP

- 01 ANO DE SUPERMERCADO GRÁTIS

- 01 CAMINHÃO DE PRÊMIOS

- 05 VALES COMPRAS DE R$ 1.000,00 CADA (SORTEADOS INDIVIDUALMENTE)

 -10 VALES COMPRAS, NO VALOR DE R$ 200,00 CADA (ENTREGUES PARA OS VENDEDORES DESCRITOS NOS CUPONS SORTEADOS)

A Campanha Junina “São João de Prêmios” terá início no próximo dia 06 de maio (segunda-feira) até o dia 28 de junho. Então fique esperto para poder concorrer:

  1. Comprar em uma das lojas credenciadas da campanha.
  2. Exigir o cupom a cada 50 reais em compras.
  3. Preencher o cupom corretamente respondendo “Qual é o comércio mais barato da Bahia”?
  4. Depositar o cupom nas urnas das empresas participantes espalhadas pela cidade
  5. E torcer para no dia 28 de junho ser o(a) grande sortudo(a)!

 

NINGUÉM VAI QUERER FICAR DE FORA DESSE SHOW DE PRÊMIOS!

PREFEITURA E ENTIDADES EMPRESARIAIS: MAIS UMA PARCERIA EM PROL DO MELHOR SÃO JOÃO DA BAHIA!

Com um histórico de contribuições significativas das Entidades Empresariais (Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindicato Patronal) no desenvolvimento e fortalecimento do desenvolvimento local, a parceria entre Entidades Empresariais e Prefeitura é imprescindível para a fomentação dos festejos juninos no município, entendendo que através deste fortalecimento a economia do município também se fortalece, visto que este é um momento que a cidade recebe muitos turistas.  

Desta forma, nesta última terça-feira (30/04), em um evento realizado na Pousada Vila das Palmeiras, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus anunciou as atrações principais do São João 2019. A festa que ocorrerá entre os dias 20 a 24 de junho irá contar com Daniel Vieira, Saia Rodada, Solange Almeida, Gabriel Diniz, Simone e Simaria, Elba Ramalho, Adelmário Coelho, Limão com Mel, Wesley Safadão, Dorgival Dantas, DNA de Vaqueiro e Silvio Brito.

Na oportunidade as Entidades Empresariais se fizeram presentes, onde foi assinado um termo de parceria para divulgação conjunta do Melhor São João da Bahia e da campanha São João de Prêmios, promovida pelas Entidades Empresariais.  A campanha tem como objetivo incentivar e valorizar a economia local, além de oferecer aos consumidores a chance de ganhar prêmios ao realizar compras nas lojas participantes.

O São João de Prêmios, é um dos maiores eventos do varejo realizado pelas Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus e abrange toda a região do recôncavo, baixo sul e Salvador e esse ano a campanha será mais um sucesso afinal, essa parceria entre a classe empresarial e a prefeitura fortalece ainda mais o turismo e a economia do município.

FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO FERIADO DO DIA DO TRABALHADOR

ENTIDADES ASSINAM CONVÊNIO COM EMPRESA DE ENGENHARIA E APOIAM O SEBRAE E A GESTÃO MUNICIPAL NO PROJETO DE ABERTURA DA SALA DO EMPREENDEDOR

Em mais uma reunião de diretoria, que aconteceu nesta última segunda-feira (22/04), as Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus (ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ) receberam visitas importantes em prol de parcerias que visam o desenvolvimento socioeconômico do município.

Em um primeiro momento a reunião contou com a presença dos representantes da SVA Bastos, Sylvio Roberto Ferreira Bastos e Vinícius Lopes Bastos. O convênio surgiu da consciência que o programa de proteção de combate a incêndio ou projeto de combate a incêndio (PPCI ou PCI) que já era obrigatório na Bahia desde 2015, através da Lei Nº 12.929 de 27 de dezembro de 2013, regulamentada por decreto Nº 16.302 de 27 de agosto de 2015, ganhou um reforço federal. A lei federal Nº 13.425, de 30 de março de 2017, estabeleceu diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.

Pensando nos associados, as Entidades Empresariais assinaram um convênio que visa descontos especiais para empresas que necessitam da elaboração, análise, aprovação e execução das instalações de um Projeto de Combate Incêndio e Pânico. Bem como a retirada do ACP (Atestado de Conformidade de Projetos) e peças gráficas aprovadas e solicitação da vistoria do Corpo de Bombeiros para atestar as instalações e emitir o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). 

Sabendo da obrigatoriedade, as Entidades Empresariais vêm mantendo diálogo com o Corpo de Bombeiros acerca da Lei, desde setembro de 2018 e, na noite desta última segunda-feira, assinou o convênio que, além de assegurar a preservação da vida e dos bens materiais, tem como objetivo evitar transtornos posteriores com a não obtenção da AVCB, que pode invalidar uma apólice de seguro em caso de sinistro, e muitas vezes gerar multa ou até o fechamento de imóveis.

Em um segundo momento, os presentes contaram com a apresentação dos consultores do SEBRAE, Marco Antônio e Roberto Maciel, que falaram da proposta da Sala do Empreendedor em Santo Antônio de Jesus, que está surgindo através da parceria com a gestão municipal e, com isso externaram o desejo que as Entidades Empresariais participem da proposta.

A Sala do Empreendedor é o local no qual o empreendedor encontra orientações e informações, além de servir como ponto de encontro para fechamento de negócios. A sala informará e orientará o empreendedor sobre os procedimentos necessários para abertura, formalização, alteração e encerramento da empresa, integrando as fiscalizações, tudo em um mesmo lugar.

O atendimento empresarial proporcionará a redução da burocracia e maior facilidade e agilidade; a orientação e informação a respeito do registro do Micro Empreendedor Individual (MEI); assessoria para as linhas de financiamento e encaminhamento para os cursos gratuitos oferecidos pelo SEBRAE, entre diversas outras proposta a serem pensadas juntos, mediante oficina de alinhamento que acontecerá na primeira semana de maio, junto ao prefeito municipal e sua equipe responsável pelas pastas da parte burocrática de abertura de empresas.

As Entidades Empresariais apoiam a ideia, entendendo que, adotar medidas que simplifiquem o atendimento aos pequenos negócios está previsto no artigo 179 da nossa Constituição Federal, que determina que os entes federados dispensarão às microempresas e às empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento jurídico diferenciado, visando a incentivá-las pela simplificação de suas obrigações administrativas, tributárias, presidenciais e creditícias, ou pela eliminação ou redução destas por meio de lei.

A burocracia excessiva pode criar entraves ao desenvolvimento de um município se seus procedimentos e exigências demonstram-se prejudiciais para o empreendedorismo. O exagero da rigidez nos processos de abertura e formalização de empresas faz com que existam mais empreendedores atuando na irregularidade, desencorajando principalmente as micro e pequenas empresas. Sabendo disto, a Sala do Empreendedor será um avanço no processo de desenvolvimento empresarial de Santo Antônio de Jesus e, mais ainda, acarretará na permanência destas empresas abertas, fortalecendo ainda mais o ‘Comércio mais barato da Bahia’.

25ª EDIÇÃO DO PRÊMIO MELHORES DO ANO CONSAGRA AS EMPRESAS MAIS LEMBRADAS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Há 25 anos, as Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus, através da ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ, realizam o Prêmio Melhores do Ano – o prêmio oficial do Comércio mais barato da Bahia - que busca reconhecer, distinguir e premiar o trabalho daqueles que se preocupam constantemente com a qualidade de vida e bem-estar dos seus clientes, recebendo com isso o reconhecimento do mercado.

Para isto, busca-se homenagear aqueles que com grande mérito conduziram seus negócios de forma digna, cultivando um trabalho respeitado e contribuindo para o desenvolvimento econômico do município.

O evento tornou-se indispensável para a comunidade empresarial, pois é uma oportunidade de avaliar o desempenho das empresas em mais de 150 categorias, por meio de uma criteriosa pesquisa de opinião pública, onde foram preenchidos 1.800 formulários com mais de 15 mil votos computados, que envolveu uma equipe de mais de 100 pessoas e durou cerca de 04 meses, desde a idealização, processo de pesquisa, tabulação e auditorias que antecedem a divulgação das empresas eleitas.

E, para comemorar as Bodas de Prata, a 25ª edição do Prêmio Melhores do Ano, as Entidades Empresariais realizaram nesta última quinta-feira (11/04), uma belíssima festa de premiação para as empresas eleitas. Quem passou pelo SESC nessa calorosa noite contou com a presença vip da cantora que encantou o Brasil com sua inconfundível voz na última edição do The Voice Brasil, da Rede Globo de Televisão, integrando o time de Michel Teló: Samara Souto, que atualmente é vocalista da Banda Colher de Pau. Com sua contagiante simpatia, a cantora fez a entrega dos troféus às empresas homenageadas, como também mostrou seu talento cantando para todos os presentes.

Além da presença vip, os homenageados contaram com a animação, também, da banda Os Mortalhas. Formada através de um grupo de amigos baianos, a banda vem se destacando por levar em seu repertório músicas de axé que fizeram sucesso nas décadas de 80 e 90. Com um repertório cheio de originalidade, com músicas, exclusivamente, baianas, a banda contagiou todos os presentes.

"O Prêmio Melhores do Ano é o reflexo do empenho das Entidades Empresariais em Santo Antônio de Jesus para o desenvolvimento do comércio por esse motivo que, para a Clínica Vida, receber essa homenagem nos últimos 19 anos é sinal de que estamos no caminho certo. Como todos os anos, a festa foi um primor em organização e escolha de atrações e com certeza foi um grande momento de confraternização para a parte da equipe que pode estar presente", destacou Júlia Matos, administradora da Clínica Vida.
"Nós da Roupa Nova estamos extremamente felizes pela conquista do prêmio dos Melhores do Ano de 2018 no seguimento de moda feminina, por se tratar de uma premiação onde é realizada pela ACESAJ uma entidade que goza de credibilidade junto a toda população, não é à toa que a premiação é feita há 25 anos. E agradecemos a todos consumidores que depositaram confiança a Roupa Nova como a melhor empresa deste seguimento, isso nos consagra e deixa extremamente felizes. Agradecemos também a nossa equipe que faz esse prêmio ter um valor maior e em especial aos nossos consumidores", fortaleceu o empresário Jairo Ruy.

Na oportunidade, as Entidades Empresariais, agradecem o apoio daqueles que acreditam e estão sempre patrocinando os projetos das Entidades Empresariais, são eles: ADIB, Laboratório Fernando Queiroz,  MMA  Internet e Sistemas, Shopping Itaguari, FACEMP, Ideia Ativa, Clínica Odontomédica Vida, Sensorial Medicina Especializada, Comercial São Luis, Pepac Móveis Planejados, Delfin Imagem, Codisplan Contabilidade, Dix Moda Masculina, Veíba Veículos, Posto São Paulo, Banco do Brasil, Chocolate com Pimenta.

Agradecemos também a imprensa parceira: Rádio Andaiá FM 104.3, Rádio Recôncavo FM 98,5, Rádio Clube FM 92.7, Voz da Bahia, Blog do Valente, TV Recôncavo / Portal Infosaj, RBR Notícias. E por fim e não menos importante, agradecer ao Esquadrão da Beleza do projeto Empreender, em nome dos profissionais que mostraram seus talentos realçando a beleza das lindas recepcionistas: Érica Mercês, Esly de Jesus, Israel Santos, Joane Melo, Leandro Ribeiro e Raiana Amorim. A Roupa Nova, que vestiu a celebridade, a belíssima Samara Souto. A joalheria Madeira Joias, pelas joias que fizeram a composição do look das recepcionistas. Ao DJ Ericles Santos pela sonoplastia da nossa noite e ao fotógrafo Marcelo Dial, que registrou todos os momentos dessa 25ª edição do Prêmio Melhores do Ano!

Considerada pelos organizadores como a grande festa de confraternização do Comércio Mais Barato da Bahia, o Prêmio Melhores do Ano é também o fechamento de um ciclo de todo um trabalho de confiança e reconhecimento. Começando neste momento um novo ciclo, os MELHORES DO ANO 2019!

CONFIRA ALGUNS DE NOSSOS REGISTROS >>>

EMPRESÁRIOS SE REÚNEM PARA DISCUTIR PREJUÍZOS CAUSADOS PELAS FORTES CHUVAS E COBRAR SOLUÇÕES JUNTO AO PODER PÚBLICO

Alguns dias depois das fortes chuvas que causaram grandes alagamentos na cidade, empresas de Santo Antônio de Jesus ainda organizam suas instalações, tentam recuperar mercadorias e não param de calcular os prejuízos.

Um grupo constituído por cerca de 35 empresários instalados em ruas que ocupam o centro da cidade, enviou um ofício no dia 02 de abril para as Entidades Empresariais solicitando uma reunião para tratar dos prejuízos causados pelas fortes chuvas que caíram de forma torrencial nas últimas semanas.

E, na noite desta última segunda-feira (08/04), empresários compareceram a sede das Entidades, para que a diretoria escutasse as demandas referentes ao assunto e a partir disto, buscar soluções junto ao grupo. Individualmente, todos os presentes externaram suas angústias em relação ao assunto e os prejuízos advindos pelo alagamento das ruas, em especial, as  que ocupam o grande centro da cidade, a citar: Travessa 15 de Novembro (Rua da Câmara de Vereadores), Praça Félix Gaspar, Avenida Roberto Santos, Rua Landulfo Alves, Praça Padre Mateus, 4 Esquinas, Rua Antônio Veiga Argolo (Rua da Miucha), entre outras.

De uma forma geral, os empresários reclamaram que em grande parte as “bocas de lobo” (dispositivos em forma de caixa coletora de água pluvial) não existem, ou na maioria das vezes estão entupidos ou não tem vazão para uma central de escoamento, o que causa todo o transtorno causado pelos alagamentos e o longo tempo no escoamento desta água.

Os empresários relataram que apenas uma limpeza superficial não resolve o problema, sendo apenas um paliativo, destacando ainda, que o problema vem se agravando ao passar dos anos e nada tem sido feito. Na oportunidade mencionaram que após o início da reforma da Câmara de Vereadores a situação se agravou nas ruas adjacentes e as recentes construções/melhorias feitas pelo poder público, não estão atendendo a demanda das redes coletoras que recebem toda água pluvial, para evitar que o problema se prolongue por mais anos.

Foi mencionado ainda que existe a necessidade de um bom projeto de drenagem urbana e recuperação de galerias principais da cidade. Entendendo que, além de necessitar que a sociedade, em geral, tenha a consciência de não jogar lixo nas ruas, o poder público tem o dever de repensar a drenagem da cidade, visto que com a crescente urbanização dos centros e o uso de concreto e asfalto nas construções, essa capacidade de reter a água da chuva diminuiu radicalmente, tornando necessário um projeto que contemple esse crescimento.

Ao final da reunião, foram estabelecidas demandas importantes acerca da pauta tratada. Ações que acarretam um posicionamento do poder público acerca do assunto, uma vez que é unânime a preocupação e insatisfação dos empresários causadas pelos grandes prejuízos, não só materiais como emocionais, uma vez que é evidente que vários investimentos são feitos para que hoje Santo Antônio de Jesus seja reconhecido como um grande polo econômico, mas para que esses investimentos continuem acontecendo a cidade precisa estar estruturada para recebê-los.

ASCOM - ESPAÇO EMPRESARIAL

Funcionamento na Sexta-Feira da Paixão, dia 19 de abril de 2019 para os supermercados e empresas que comercializem ovos de páscoa e/ou chocolate.

8 DICAS PARA FAZER UM BOM CURRÍCULO

ENTREVISTADA RESPONDE MAIS DE 70% DA PESQUISA MELHORES DO ANO 2018 E LEVA PARA CASA UMA TV 32"

Em dezembro de 2018 iniciou-se as pesquisas do Prêmio melhores do Ano 2018, mais de 60 pesquisadores foram para as ruas realizar a pesquisa popular e empresarial através de um formulário com 154 categorias. Caracteriza como uma categoria de pesquisa de opinião pública que analisa os hábitos de consumo das pessoas através de perguntas fechadas que utiliza a metodologia "Top of Mind", que é um termo em inglês utilizado na área de marketing empresarial como uma maneira de qualificar as marcas que são mais populares na mente (mind em inglês) dos consumidores.

Bairros como o  Mutum, Ruy Barbosa, Sete de Setembro, Centro da cidade, Cajueiro, Barros e Almeida, Vila Martins, Maria Preta, Alto Sobradinho, Amparo, Andaiá, Rua da Linha, Minha Casa Minha Vida 2, Areal, Sururu, Rádio Clube, Viver Melhor, Loteamento Sales, Urbis IV, Vila Inglesa, Rua Santo Antônio, Antônio Fraga, Quitandinha, receberam os pesquisadores que queriam saber, por segmento, todas as empresas que foram destaques durante o ano de 2018, àquelas que revelaram a presença da força de sua marca na cabeça dos consumidores. E, no processo de pesquisa, o entrevistado que respondesse mais de 70% do formulário estaria concorrendo a uma TV 32’.

Com isso, nesta última segunda-feira (01/04), na sede das Entidades Empresariais aconteceu o sorteio do prêmio, que contou com a presença da imprensa local, representada por Marcos Augusto e Gildasio Cavalcante. A grande premiada foi a Srª Roselian S. Rocha Matos que, com grande alegria, escolheu fazer a retirada do prêmio nesta terça-feira (02/04) nas Entidades Empresariais, sendo que a mesma poderia participar no próximo dia 11 de abril da glamorosa festa de premiação dos Melhores do Ano 2018 que acontecerá no SESC.

E o trabalho nas Entidades Empresariais não para! Tudo pela realização de uma festa a altura daqueles que serão as celebridades da noite: AS EMPRESAS ELEITAS!

FALTAM APENAS DEZ DIAS PARA A FESTA DE PREMIAÇÃO DOS MELHORES DO ANO, A FESTA OFICIAL DO COMÉRCIO MAIS BARATO DA BAHIA

Está chegando a hora de homenagear as empresas mais lembradas pela opinião pública em Santo Antônio de Jesus com a 25ª edição do Prêmio Melhores do Ano. Os preparativos para a grande festa de premiação que acontecerá no SESC, no dia 11 de abril, já estão na etapa final e o clima entre os organizadores do evento é de grande expectativa.

Com o tema “25 anos do Prêmio Oficial do Comércio mais barato da Bahia’, a edição comemorativa do Prêmio Melhores do Ano contará com a presença VIP da cantora da Banda Colher de Pau e ex The Voice, Samara Souto, com o axé raiz da banda baiana Os Mortalhas e do mestre de cerimônia, Reginaldo Silva.

Além da homenagem às empresas eleitas na criteriosa pesquisa realizada, o Prêmio Melhores do Ano 2018 prestará homenagem a várias empresas empreendedoras que atuam sozinhas no mercado de Santo Antônio de Jesus e aos parceiros das Entidades Empresariais durante todo o ano.

Faltam apenas 10 dias e são mais de 80% de empresas confirmadas para participar dessa grandiosa festa!

FACEMP DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS ESTÁ EM 13º LUGAR ENTRE AS 36 MELHORES FACULDADES DE DIREITO DA BAHIA

A Bahia é hoje o 5º estado brasileiro com os melhores cursos de direito do país na avaliação da OAB, atrás apenas de Minas Gerais com 20 cursos condecorados, São Paulo e Rio de Janeiro que empataram em 18 cursos e Paraná, com 16 cursos vencedores do prêmio.

Atualmente, são 1.406 opções de cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), 53 deles localizados na Bahia. Todos eles foram analisados no início de 2019 pelo Ranking Universitário da Folha (RUF) e os resultados foram excelentes: 5 deles ficaram entre os primeiros 100 colocados e 36 entre os 500 melhores do país!

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos. No ranking de universidades estão classificadas as 196 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

No ranking geral do Estado da Bahia, o curso de Direito da FACEMP ficou em 13º lugar, que inclui instituições públicas e privadas. Quando o ranking é restrito às instituições privadas, a posição do curso vai para o 11º lugar. Quando o ranking restringe o levantamento às IES privadas do interior do estado, o curso é o 4º melhor. No ranking geral, o curso de Direito da FACEMP figura em 8º lugar no quesito “Qualidade do Ensino” e em 13º no quesito “Nota do ENADE”.

As Entidades Empresariais, seguindo a linha da importância do ensino superior e a qualificação da mão de obra, além de apoiar a vinda de instituições de ensino superior para o município, possui convênio com as instituições privadas de ensino superior, a exemplo da FACEMP. As empresas associadas, possuem descontos especiais para seus funcionários, em todos os cursos ofertados.

Desta forma, existem dois aspectos importantes a serem relacionados ao papel do ensino superior como fator de desenvolvimento. A formação de mão-de-obra qualificada acrescida da disseminação de desenvolvimento tecnológico através da pesquisa e da extensão; e o papel de fomentador e dinamizador de desenvolvimento de serviços necessários à existência e manutenção do meio universitário. E quando o assunto é desenvolvimento, as Entidades Empresariais estão presentes!

Aviso de licitação referente à Convite  nº 09/2019 - LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE SONORIZAÇÃO

Aviso de licitação referente à Convite  nº 09/2019 - LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE SONORIZAÇÃO com abertura prevista para o dia 08 de ABRIL  do corrente ano às 10h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.

FORNECIMENTO DO EDITAL: O Edital completo referente a esta licitação encontra-se disponível no site institucional do SESC BAHIA www.sescbahia.com.br, no Link “Licitações”, “Licitações em aberto”, identificado como Protocolo 19/01.00009-CV, sob o TítuloLOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE SONORIZAÇÃOe também pode ser obtido através de solicitação enviada ao e-mail: licitacao@sescbahia.com.br, através do qual também poderão ser requeridas informações adicionais até 02 (dois) dias úteis antes da sessão de abertura.

 

 Simone Nogueira.

REUNIÃO DE DIRETORIA DISCUTE TEMAS DE INTERESSE EMPRESARIAL

Na noite desta última segunda-feira (25/03), nas Entidades Empresariais, aconteceu mais uma reunião de diretoria que tem como objetivo discutir pautas diversas, sejam elas de interesse empresarial, quando geral, uma vez que se entende que o desenvolvimento do município afeta positivamente todos os munícipes.

Sendo assim, os presidentes, diretores e empresários presentes, tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto para Formação de Herdeiro Sucessor. Apresentado pelo mestre em Gestão Empresarial, Paulo Andion e pelo mestre em Administração, Luciano Pimentel, o projeto tem como objetivo formar e capacitar os sucessores das empresas, sejam eles herdeiros ou não, em todos os âmbitos necessários para uma boa gestão, desde o preparo psicológico, liderança, negociação, administração de conflitos, entre outros aspectos.

Os responsáveis pelo projeto enfatizaram a importância que a empresa familiar possui, visto que cerca de 90% das empresas do Brasil são familiares, tendo, portanto, uma significativa importância socioeconômica dentro do município. Diante do exposto e tendo em vista a importância do projeto, será alinhado um convênio com as Entidades Empresariais para que os associados interessados tenham descontos na participação do projeto.

Em um segundo momento, a pedido de um grupo de empresários, discutiu-se a Lei Complementar Nº 43, de 27 de dezembro de 2018, que altera a redação da Lei Complementar Nº 28, de 31 de outubro de 2008 (Código Tributário Municipal), referente ao aumento excessivo da TAXA DE PUBLICIDADE (veiculação de publicidade em área pública ou nas áreas externas de imóveis e estabelecimentos) que é cobrada anualmente.

Os empresários presentes externaram as insatisfações referente ao assunto, visto que, além da não tomada de conhecimento antes de ser aprovada pela câmara no final de dezembro de 2018, o aumento demarcou uma alta diferença de um ano para o outro, o que foi considerado entre os presentes uma insatisfação da forma como o processo foi feito. Os presentes exemplificaram o aumento através dos valores cobrados de um ano para o outro, onde a diferença pode chegar a mais de 350%, o que torna a medida impopular, visto que, como foi afirmado, se a empresa investe em uma fachada, seja ela grande ou pequena, luminosa ou não, o empresário investe pensando na organização da cidade, investe sabendo que esse é um diferencial que a cidade possui e, por esse motivo, é conhecida como uma das cidades com as vitrines mais bonitas da Bahia.         

Diante do exposto e da percepção de que nem todos os empresários possuem conhecimento da Lei, ficou decidido que acontecerão outras discussões após o compartilhamento da situação exposta em reunião, bem como o conhecimento geral da própria Lei - que segue em anexo nesta matéria.

As Entidades Empresariais reafirmam a importância de discussões como estas, uma vez que busca-se, em conjunto, estabelecer alternativas para que prevaleça o desenvolvimento ordenado da cidade, que inclui o desenvolvimento do comércio e fortalecimento do mesmo, de forma que todos os envolvidos sejam contemplados.

CORRENTE SOLIDÁRIA: EMPRESÁRIOS SE JUNTAM COM O OBJETIVO DE AMENIZAR O CALOR PARA OS IDOSOS DO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA "LAR DOS IDOSOS" DE SANTO ANTÔNIO

Em Santo Antônio de Jesus, assim como em muitas outras cidades da Bahia, os dias quentes de verão trouxeram desconforto para toda população. Com isso, foi vinculado na mídia na última semana que os idosos do espaço de convivência, Lar dos Idosos, estavam enfrentando situações difíceis por conta da alta temperatura e a ausência de ventiladores para todos os setores da instituição.

Diante do exposto, um grupo de empresários de Santo Antônio de Jesus, de forma espontânea, se reuniram com o objetivo de arrecadar verba para a compra, inicialmente de 08 (oito) ventiladores, na tentativa de amenizar o calor para estas pessoas. Em apenas cinco dias de mobilização, foi arrecadada a quantia de R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais) mais a doação de um ventilador e uma cadeira higiênica.

E, na manhã desta terça-feira (26/03), o grupo se reuniu para fazer a entrega dos bens móveis adquiridos, a saber:

- 06 ventiladores;

- 01 liquidificador industrial 02 litros;

- 01 liquidificador industrial 04 litros;

- 01 Cadeira higiênica toda em alumínio;

- 35 Unidades de SUSTAGEM;

- 06 Pacotes de fraldas geriátricas.

A ação foi uma iniciativa de Antonio Galvão - Posto Cruzeiro do Sul e contou com a parceria dos empresários: Jairo Passos – Shopping Itaguari, Márcio Peixoto – Outlet Móveis, Antônio Lê Martini - FACEMP, Genival Deolino - CODISPLAN, Nelson – DJU Presentes, Jairo Ruy – Roupa Nova, Marcelo Costa - VEIBA, André - Nacional Calçados, Zé Nery - COMAPEL, Milton Rodrigues Filho – Loja Santo Antônio, Cláudio Damasceno – CASA MAIS, Maurício Vale – AM SOFT, Fernando - AVIGRAN, Hélder Cardoso – Panificadora Brasília, Juliana - Ótica Wanderley, Carlos - Carlinhos Autopeças, Marcelo Coutinho – CL Contabilidade, Helena- INFORMAK, Carlinhos - PAX Regional e Andrade - PANIMAQ.

 

 “Sabemos das dificuldades e, em atenção àqueles que mais precisam de nós, buscamos através do diálogo com empresário da cidade alternativas para ajudar. O resultado obtido diante a mobilização em poucos dias foi bastante positivo. O empenho de todos os envolvidos, a solidariedade, só nos mostra o quão importante é ajudar àqueles que precisam de atenção especial para ter o mínimo de conforto”, destaca o empresário Antonio Galvão.

EM REUNIÃO DE DIRETORIA EMPRESAS DE ESTACIONAMENTOS DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS ASSINAM CONVÊNIO COM AS ENTIDADES EMPRESARIAIS

Nesta última segunda-feira (18/03), nas Entidades Empresariais, aconteceu mais uma reunião de diretoria que tem como objetivo discutir ações, projetos, parcerias e melhorias para o município de Santo Antônio de Jesus.

Nessa perspectiva, foram convidados a participar da pauta principal da noite, os estacionamentos, Pare Bem e GilCar, ambos fecharam um convênio com as Entidades Empresarias em que os associados terão desconto na mensalidade. Para a assinatura do convênio fez-se presente os representantes do estacionamento Pare Bem, a Srª Bruna Nery e o Srº Alisson Nery Andrade, o objetivo é que este seja mais um benefício para as empresas associadas, visando um melhor conforto para aqueles que enfrentam o trânsito diariamente e buscam um lugar seguro para estacionar seus veículos.  

Seguindo a reunião, os presidentes e diretores presentes discutiram as pautas propostas. Entre elas, a realização da festa de premiação dos Melhores do Ano 2018, que acontecerá no dia 11 de abril do corrente ano. Para esse momento o gerente das Entidades Empresariais, Wenderson Brito, apresentou aos presentes as atrações confirmadas para o evento. Sendo elas, a ex The Voice e atual vocalista da Banda Colher de Pau, Samara Souto e a Banda Os Mortalhas, que animarão a noite tão esperada.

As demais pautas discutidas e não menos importantes, foram as pautas referentes a construção da ponte Salvador-Itaparica e Sistema Viário do Oeste (SVO); o 2º Distrito Industrial que encontra-se até o momento fora de funcionamento; a ocupação dos ambulantes no centro comercial de Santo Antônio de Jesus, e por fim, o projeto de implantação do estacionamento rotativo/Zona Azul. Todas estas ações são de interesse das Entidades Empresarias, uma vez que visam o desenvolvimento e organização do município. Por este motivo foram discutidos os encaminhamentos para cada item, pensando na agilidade de cada processo, fomentando, assim, a importância de ações como estas para o fortalecimento do município e região.

25ª EDIÇÃO DO PRÊMIO MELHORES DO ANO ACONTECERÁ NO DIA 11 DE ABRIL

Está chegando a hora de homenagear as empresas mais lembradas pela opinião pública em Santo Antônio de Jesus com a 25ª edição do Prêmio Melhores do Ano – O Prêmio Oficial do Comércio Mais Barato da Bahia. Os preparativos para a grande festa de premiação que acontecerá no SESC, no dia 11 de abril, já foram iniciados e o clima entre os organizadores do evento é de grande expectativa.

A 25ª edição do Prêmio Melhores do Ano já tem atrações confirmadas para a grande festa. Os eleitos contarão com a presença vip da cantora que encantou o Brasil com sua inconfundível voz na última edição do The Voice Brasil, da Rede Globo de Televisão, integrando o time de Michel Teló: Samara Souto, que atualmente é vocalista da Banda Colher de Pau. A cantora fará a entrega dos troféus as empresas homenageadas e a apresentação da festa ficará por conta do jornalista, Reginaldo Silva.

E para fechar a lista de personalidades que irão abrilhantar ainda mais a festa tão esperada pelos empresários de Santo Antônio de Jesus, a noite contará com a animação da banda Os Mortalhas. Formada através de um grupo de amigos baianos, a banda vem se destacando por levar em seu repertório músicas de axé que fizeram sucesso nas décadas de 80 e 90.

Depois de uma criteriosa pesquisa com mais de 150 categorias consultadas, está chegando a hora de homenagear os que superaram seus limites e fizeram o diferencial para o consumidor. Aguardem!

MONITORIA APONTA BOM RESULTADO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO ESPAÇO EMPRESARIAL

“A gestão da estratégia é um dos principais desafios enfrentados por empresas de diversos segmentos. É por conta disso que realizar um planejamento estratégico bem feito costuma ser vital para alcançar o sucesso. ”

A afirmação do gerente das Entidades Empresariais durante a última monitoria referente ao Planejamento Estratégico 2018 das Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus deixou a diretoria e a equipe do Espaço Empresarial ainda mais confiante no crescimento do grupo.

planejamento estratégico funciona como um ponto de partida para todas as ações que as Entidades Empresariais realizam ao longo de um período para chegar na visão de futuro almejada. Ele ajuda a administrar tempo, recursos, ações, entre outros, para a estratégia de negócio, focando no que realmente importa a longo prazo, ou seja, aquilo que vai trazer mais prosperidade as Entidades.

Realizada no dia 23 de fevereiro, a monitoria do Planejamento continuou indicando um resultado global muito produtivo, atingindo a marca de 75% das ações propostas já em andamento ou concluídas. Durante a monitoria, foram avaliadas as ações desenvolvidas pelas comissões que englobam as principais áreas do Espaço Empresarial: Organização e Processos, Recursos Humanos, Controle Financeiro e Contabilidade, Comunicação e Marketing, Desenvolvimento Local e parcerias público-privada, Desenvolvimento Institucional e Associativo e Prestação de Serviços.

Os resultados obtidos vêm mostrando que a Associação Comercial, a Câmara de Dirigentes Lojistas e o Sindicato Patronal do Comércio, além de terem um trabalho conjunto, estão se habituando e fortalecendo essa cultura do planejar. Mesmo cientes que muita coisa tem que ser feita internamente ainda e deve ser mudada, é percebido os passos largos que estão sendo dados a cada novo planejamento.

O próximo passo, que já se iniciou, é a construção, validação e homologação do Planejamento Estratégico para 2019, que tem data final prevista para 18 de março do corrente ano. Para isto, estão envolvidos, presidentes, diretores, gerência e colaboradores, visto que, para o gerente, Wenderson Brito, “para garantir a eficácia e a eficiência do planejamento estratégico, toda a equipe deve, em primeiro lugar, estar comprometida e envolvida com o processo. Nas Entidades Empresariais, além de termos o envolvimento de 100% da equipe no processo de Planejamento Estratégico, em todas as suas fases, temos monitorias periódicas e acompanhamento de desempenho por parte dos presidentes e diretores, na qual discutimos todos os indicadores estratégicos do plano”, explicou. O que para ele, vem fomentando bons resultados às Entidades Empresariais.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS DÁ LARGADA A NOVA EDIÇÃO DO PROJETO EMPREENDER NO MUNICÍPIO

Na noite desta última segunda-feira (25/02), aconteceu no auditório das Entidades Empresariais a palestra de lançamento do Projeto Empreender 2019 – UNIR PARA CRESCER.

O Projeto  é executado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Bahia (FACEB), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), nas ACEs – Associações Comerciais e Empresariais do município onde estão sendo criados Núcleos Setoriais, no caso de Santo Antônio de Jesus, a ACESAJ. Sendo formados por empresários do mesmo segmento de atividade com problemas semelhantes que buscam soluções em comum visando o fortalecimento da micro e pequena empresa, através do associativismo.

O programa funciona no Brasil há mais de 20 anos, tendo atendido aproximadamente 70 mil empresas em todas as unidades federativas, e já foi premiado internacionalmente como um dos melhores projetos para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, pelo ICC (International Chambers of Commerce), em Paris.

Dentre as propostas de núcleos setoriais formados para 2019 em Santo Antônio de Jesus, analisando o mercado e as oportunidades, estão:

- Núcleo setorial de Escolas Particulares;

- Núcleo setorial de Salões de Beleza,

- Núcleo setorial de Alimentação fora do Lar;

- Núcleo setorial de Serviços de Saúde;

- Núcleo setorial de Varejo de Moda.

E, para dar a largada a edição de 2019 do Projeto, a noite contou com a presença da Srª Herriette Cedraz, coordenadora geral do Projeto Empreender e representante da FACEB, a Consultora do Projeto em Santo Antônio de Jesus, Alene Matos, o gerente das Entidades Empresariais, Wenderson Brito, os presidentes e diretores das Entidades Empresariais e empresários dos seguimentos citados acima.

O momento contou com a palestra que teve como tema principal: Associativismo de Impacto: O Empreender Reorientado Empresários, que foi ministrada pelo Economista e Especialista em Varejo e Cultura da Cooperação, Adriano Câmara que enfatizou a importância do trabalho em conjunto que contribui para o desenvolvimento da sociedade gerando emprego e rendaSendo o associativismo um grande aliado da pequena e média empresa para enfrentar a concorrência acirrada das grandes redes que estão tomando conta do mercado. A lógica desse tipo de organização social é evitar que o empreendedor isolado, em desvantagem nessa disputa, perca força e desapareça. Ou seja, permite que a união dos pequenos dê origem a uma grande marca competitiva.

COLETIVA DE IMPRENSA É REALIZADA NAS ENTIDADES EMPRESARIAIS PARA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DOS MELHORES DOA NO 2018

No final da tarde desta última segunda-feira (25/02), as Entidades Empresariais receberam a imprensa local para divulgação do resultado das pesquisas MELHORES DO ANO 2018 – O Prêmio Oficial do Comércio Mais Barato da Bahia.

O resultado da pesquisa é fruto de um trabalho realizado por uma equipe de mais de 100 (cem) pessoas, que durou cerca de 04 (quatro meses), desde a idealização, processo de pesquisa, tabulação e auditorias que antecedem a divulgação das empresas eleitas.

Estiveram presentes para a publicação dos resultados, a Rádio Andaiá FM, Rádio Recôncavo FM, Voz da Bahia, Blog do Valente, Globo Fest, Jornal Recôncavo e Rádio Clube. O momento teve como objetivo divulgar os ganhadores, ao qual foi aberto um envelope lacrado e socializado cada ganhador, por categoria. Além disto, a equipe das Entidades Empresariais falou sobre a história do prêmio, que este ano completa 25 anos, bem como como foi realizada a pesquisa. Foi enfatizado também, pela imprensa local, a credibilidade existente na premiação, visto que faz parte de uma pesquisa séria, que envolve muitas pessoas.

O próximo passo das Entidades Empresariais será a divulgação da festa, ou seja, data, local, presença vip, atração, etc. Tudo isso com a certeza que será uma festa grandiosa, para comemorar os 25 anos do Prêmio e o mais importante, homenagear àqueles que com grande mérito conduziram seus negócios de forma digna, cultivando um trabalho respeitado e contribuindo para o desenvolvimento econômico do município.

25ª EDIÇÃO DO PRÊMIO MELHORES DO ANO CONSAGRA AS EMPRESAS MAIS LEMBRADAS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Há 25 anos, as Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus realizam o Prêmio Melhores do Ano – o prêmio oficial do Comércio mais barato da Bahia - que busca reconhecer, distinguir e premiar o trabalho daqueles que se preocupam constantemente com o atendimento, a gestão e a satisfação dos seus clientes, recebendo com isso o reconhecimento do mercado.

Para isto, busca-se homenagear aqueles que com grande mérito conduziram seus negócios de forma digna, cultivando um trabalho respeitado e contribuindo para o desenvolvimento econômico do município.

O evento tornou-se indispensável para a comunidade empresarial, pois é uma oportunidade de avaliar o desempenho das empresas em mais de 150 categorias, por meio de uma criteriosa pesquisa de opinião pública, onde foram preenchidos 1.800 formulários com mais de 15 mil votos computados.

Considerada pelos organizadores como a grande festa de confraternização do comércio mais barato da Bahia, o Prêmio Melhores do Ano é também o fechamento de um ciclo de mais de dois meses de dedicação das entidades empresariais envolvidas em todo o processo de pesquisa, tabulação e auditorias que antecedem a divulgação das empresas eleitas. A contagem regressiva já começou! Vamos conhecer agora os MELHORES DO ANO 2018:

 

73 NOVOS BOMBEIROS SÃO FORMADOS EM CERIMÔNIA CELEBRADA NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ALMEIDA

Na manhã desta terça-feira (19/02), aconteceu a cerimônia de formação na Escola do 16° Grupamento dos Bombeiros Militares da Bahia (CBMB), no município de Conceição do Almeida. Novos 73 soldados vão reforçar a corporação do 16° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia – GBM. Os novos profissionais serão encaminhados para as equipes dos centros de atendimento em Amargosa, Valença e Santo Antônio de Jesus. Além de atuar na cidade de Conceição do Almeida, prestando atendimento às ocorrências na BR, Cruz das Almas, São Felipe e Santa Terezinha, dentre outras localidades do entorno.

O curso que iniciou em janeiro de 2017, teve uma grade curricular diversificada, instruções e atividades inerentes ao serviço bombeiro militar como a prática de Educação Física e Desportos Bombeiro Militar, Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar, Técnicas e Táticas de Salvamento Aquático, Combate a Incêndio Urbano e Florestal, Salvamento Terrestre, Veicular e em Altura, além de Técnica de Busca e Resgate, entre outros.

O evento contou com a presença do Tenente-Coronel Matias dos Santos, comandante do Grupamento de Bombeiros Militar, em Santo Antônio de Jesus, e de diversas autoridades. As Entidades Empresariais se fizeram presentes através do gerente, Wenderson Brito, que caracterizou o momento como "significativo para toda região, uma vez que na sociedade atual o tema da segurança pública tem sido amplamente discutido, devido ao crescimento assustador da violência. E, contar com mais um reforço em áreas de proteção à vida é acreditar em dias melhores para toda sociedade".

14º BPM REALIZA FORMATURA DE 52 NOVOS SOLDADOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Na manhã desta segunda-feira (18/02), aconteceu no 14º Batalhão de Polícia Militar em Santo Antônio de Jesus a formatura de 52 soldados que serão integrados aos municípios de domínio do órgão de segurança pública.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades do município, sendo que as Entidades Empresariais se fizeram presentes através do Diretor Melentino Tedesco e o gerente, Wenderson Brito.

As Entidades Empresariais parabenizam os novos profissionais, entendendo que, nos dias atuais, a Polícia Militar, além de suas atribuições constitucionais, desempenha várias outras atribuições que, direta ou indiretamente influenciam no cotidiano das pessoas, seja atuando, orientando, colaborando com todos os segmentos da comunidade, diminuindo conflitos e gerando a sensação de segurança que a comunidade anseia. 

FACEMP LANÇA PRIMEIRO CURSO DE ODONTOLOGIA DA CIDADE

Santo Antônio de Jesus-Ba terá o seu primeiro Curso de Odontologia!

O curso foi lançado oficialmente nesta última quarta-feira (13/02), no auditório do Hotel Paraty. Em dezembro de 2018, o professor Le Martini, mantenedor da FACEMP, informou a chegada do curso na cidade, ao tempo que foi publicado no Diário Oficial, 100 vagas para o referido curso, tendo início no primeiro semestre de 2019, sendo que a princípio serão oferecidas 50 vagas para 2019.1.

O evento contou com a palestra do Sr. Martinho Nery Filho que falou sobre as tendências dos negócios na Odontologia. Para a coordenadora, Srª Samia Ramos, além de ser o primeiro curso de Odontologia da cidade, o mesmo contempla todas as diretrizes curriculares e traz uma novidade que é a disciplina de gestão, que habilita os graduandos em Odontologia para empreenderem.

Horário de funcionamento no comércio em geral de Santo Antônio de Jesus-Ba, no período de carnaval 2019

RETORNO DA REUNIÃO DE DIRETORIA É MARCADA COM ENCONTRO DESCONTRAÍDO ENTRE A DIRETORIA DAS ENTIDADES EMPRESARIAIS

2019 iniciou e com ele a expectativa de novas ações e projetos para as Entidades Empresariais – ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ.

Pensando nisto, a volta das reuniões que acontecem semanalmente na sede das Entidades, foi marcada por um encontro descontraído na noite desta última terça-feira (05/02).

A reunião foi planejada e executada para dar boas-vindas a toda diretoria que estavam no período de férias e, que nesta semana, retomaram suas atividades junto as Entidades Empresariais. Para isso, a palestra foi ministrada pela pedagoga e Psicanalista Clínica, Edileide Castro, que também atua como escritora e consultora.  Com muito dinamismo e intervenções, Edileide motivou os que se fizeram presentes a pensar positivo para as atividades que se iniciam para 2019.

Na oportunidade, as Entidades Empresariais estimaram um bom retorno e que o ano seja grande, grande em projetos e bons resultados para o comércio de Santo Antônio de Jesus.

Assembleia Geral Discussão da Convenção Coletiva 2019/2020

VOLTA ÀS AULAS: COMÉRCIO REGISTRA CRESCIMENTO NAS VENDAS

Compra de novos materiais, uniformes, rematrícula... o primeiro mês do ano costuma ser agitado para quem tem crianças ou adolescentes em idade escolar. Com a aproximação do término do período de férias escolares, a atenção dos pais, mais uma vez, se volta para a busca por material escolar, como mochilas, lancheiras, cadernos, artigos de papelaria em geral e jogos educativos.

Faltando poucos dias para o início do ano letivo, que em sua grande parte irá começar dia 04 de fevereiro, os comerciantes de Santo Antônio de Jesus-Ba já registram crescimento nas vendas nos últimos dias. Em geral, o movimento começou a partir da terceira semana de janeiro, afirma o gerente de uma das lojas de artigos escolares. “Começamos a notar um crescimento nas vendas desde o dia 14 de janeiro. Porém, acreditamos que as vendas chegarão ao auge nos próximos dias. Estamos trabalhando com a expectativa de 7% a 12 % de crescimento em relação ao ano passado. ”

Como forma de atrair os clientes e alavancar as vendas no período, muitas empresas realizaram promoções e/ou liquidações em produtos da lista escolar. Outras ações utilizadas foram propaganda/divulgação e visibilidade da loja através de mídias sociais e outdoor. De acordo com a pesquisa entre os produtos mais vendidos estão cadernos/fichários, mochilas e acessórios, lápis, borracha, canetas, estojos, blocos, livros didáticos, agendas, além de tênis, roupas e uniformes.

Para o presidente da CDL de Santo Antônio de Jesus, Sr. Ruben Barbosa, “o período de volta às aulas representa para as lojas especializadas uma data tão importante como uma data comemorativa e tem grande influência no resultado anual das vendas. Por isso existe a expectativa dos empresários lojistas, que estão fazendo promoções, diversificando formas de pagamento e de crediário. Com a concorrência, torna-se necessário captar os consumidores e para isso é necessária inovação”.

Materiais escolares em mãos, início das aulas chegando, as Entidades Empresariais desejam a todos: FELIZ VOLTA ÀS AULAS!

COMUNICADO

SANTOANTONIENSE GANHADOR DO CARRO 0KM DA CAMPANHA NATALINA 2018 COMPROU NA COFEL E HOJE ESTÁ VOLTANDO PARA CASA COM SORRISO NO ROSTO

O ganhador do maior prêmio da campanha Natal dos Sonhos, um Ford EcoSport 0km, realizada pela Associação Comercial e Empresarial em parceria com a CDL e o Sindicato Patronal do Comércio Varejista, recebeu seu prêmio hoje (08/01), entregue na COFEL, loja a qual o ganhador comprou e levou a sorte grande.

Antônio Santiago Souza é morador de Santo Antônio de Jesus e afirma que sempre faz suas compras na cidade porque encontra de tudo em um só lugar. Muito agradecido e feliz, Antônio afirmou que ainda não sabe se ficará com o carro ou irá vender para fazer outros investimentos, mas concluiu que ganhar já foi uma grande satisfação e ajudará bastante.

A entrega do prêmio foi feita pelo presidente da ACESAJ, Sr. Joel Lessa, que na oportunidade enfatizou a importância que as campanhas realizadas pela Associação Comercial exercem no comércio, que além de alavancar as vendas nos períodos e movimentar a economia, dão oportunidades aos consumidores e vendedores de levarem prêmios para casa.

Dessa forma, mais uma etapa é finalizada para a Associação Comercial, começando agora um novo projeto: a Campanha Junina 2019!

Aviso de licitação referente à CONCORRÊNCIA nº 01/2018 - FORNECIMENTO DE LIVROS PARADIDÁTICOS

Aviso de licitação referente à CONCORRÊNCIA nº 01/2018 - FORNECIMENTO DE LIVROS PARADIDÁTICOS com abertura prevista para o dia 23 de Janeiro do corrente ano às 09h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.
FORNECIMENTO DO EDITAL: O Edital completo referente a esta licitação encontra-se disponível no site institucional do SESC BAHIA www.sescbahia.com.br, no Link “Licitações”, “Licitações em aberto”, identificado como Protocolo 19/01.00001-CC, sob o Título “FORNECIMENTO DE LIVROS PARADIDÁTICOS” e também pode ser obtido através de solicitação enviada ao e-mail: licitacao@sescbahia.com.br, através do qual também poderão ser requeridas informações adicionais até 05 (cinco) dias corridos antes da sessão de abertura.


Atenciosamente.

Núcleo de Licitações - SESC Bahia
CCDM - Casa do Comércio
Tel: (71) 3271-2425 / 8731
www.sescbahia.com.br

Aviso de licitação referente à Pregão Eletrônico nº 01/2019 - FORNECIMENTO DE ARMÁRIOS DE AÇO

Aviso de licitação referente à Pregão Eletrônico nº 01/2019 - FORNECIMENTO DE ARMÁRIOS DE AÇO com abertura prevista para o dia 16 de Janeiro do corrente ano às 11h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.
FORNECIMENTO DO EDITAL: O Edital completo referente a esta licitação encontra-se disponível no site do Banco do Brasil - www.licitacoes-e.com.br, sob o nome ADMINISTRAÇÃO REGIONAL (SEDE), Licitação nº 751075 e no site institucional do SESC BAHIA www.sescbahia.com.br, link “Licitações”, identificado como Protocolo nº 19/01.00001–PG, sob o Título – “FORNECIMENTO DE ARMÁRIOS DE AÇO”, podendo ser disponibilizado através do e-mail:licitacao@sescbahia.com.br, quando solicitado. Informações adicionais poderão ser requeridas através do e-mail supramencionado até 02(dois) dias úteis antes da data fixada para encaminhamento da Proposta Comercial.


Núcleo de Licitações - SESC Bahia
CCDM - Casa do Comércio
Tel: (71) 3271-2425 / 8731
www.sescbahia.com.br

Aviso de licitação referente à Convite nº 01/2019- CONFECÇÃO E FORNECIMENTO DE MEDALHAS E TROFÉUS

Aviso de licitação referente à Convite nº 01/2019- CONFECÇÃO E FORNECIMENTO DE MEDALHAS E TROFÉUS com abertura prevista para o dia 08 de JANEIRO do corrente ano às 10h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.
FORNECIMENTO DO EDITAL: O Edital completo referente a esta licitação encontra-se disponível no site institucional do SESC BAHIA www.sescbahia.com.br, no Link “Licitações”, “Licitações em aberto”, identificado como Protocolo 19/01.00001-CV, sob o Título “CONFECÇÃO E FORNECIMENTO DE MEDALHAS E TROFÉUS” e também pode ser obtido através de solicitação enviada ao e-mail: licitacao@sescbahia.com.br, através do qual também poderão ser requeridas informações adicionais até 02 (dois) dias úteis antes da sessão de abertura.
Atenciosamente,

Núcleo de Licitações - SESC Bahia
CCDM - Casa do Comércio
Tel: (71) 3271-2425 / 8731
www.sescbahia.com.br

Ganhadores da Campanha Natalina de 2018

Desde o dia 05 de novembro, Santo Antônio de Jesus viveu o clima natalino no comércio, com a maior campanha de sorteio de prêmios de toda região, a Campanha Natalina – Natal dos Sonhos. Realizada pela Associação Comercial e Empresarial em parceria com a CDL e o Sindicato Patronal do Comércio Varejista, a campanha tem como objetivo agitar o comércio e, com isso, o movimento econômico da cidade.

E, nesta quinta-feira (27/12), aconteceu na Praça Renato Machado o sorteio da Campanha Natalina "Natal dos Sonhos" do Comércio mais barato da Bahia, realizado pela ACESAJ em parceria da CDL, SINCOMSAJ e que teve o patrocínio da RT Lab, Veíba, Gráfica Exemplar e Shopping Itaguari e o apoio da Facemp.

Com duração de 52 dias, a campanha Natal dos Sonhos ofereceu aos consumidores a chance de ganhar prêmios ao realizar compras nas lojas participantes. Concorreu quem comprou acima de R$ 50,00 (cinquenta reais) no período e exigiu o cupom. A Campanha é registrada junto à Centralizadora de Promoções Comerciais da Caixa Econômica Federal (Cepco) - Nº 6-0830/2018.

A campanha sorteou os seguintes prêmios:

05 VALES COMPRAS NO VALOR DE R$1.000 CADA

01 ANO DE SUPERMERCADO GRÁTIS

01 CAMINHÃO DE PRÊMIOS

01 FORD ECOSPORT 0 KM

08 VALES-COMPRAS, NO VALOR DE R$ 200,00 CADA, ENTREGUES PARA O VENDEDOR DESCRITO NOS CUPONS SORTEADOS

 

CONHEÇA AGORA OS GANHADORES DA MAIOR CAMPANHA NATALINA DO COMÉRCIO MAIS BARATO DA BAHIA:

 

1 VALE-COMPRAS NO VALOR DE MIL REAIS

Nome: Claudimeire de Deus Maia

Cidade: Santo Antônio de Jesus

Empresa: Mapron Construção

 

1 VALE-COMPRAS NO VALOR DE MIL REAIS

Nome: Guilherme Inácio Morais de Jesus

Cidade: Santo Antônio de Jesus

Empresa: Casarão das Carnes

 

1 VALE-COMPRAS NO VALOR DE MIL REAIS

Nome: Tatiane P. dos Santos

Cidade: Jaguaripe

Empresa: Loja Santo Antônio

 

1 VALE-COMPRAS NO VALOR DE MIL REAIS

Nome: Josevani Cardoso dos Santos

Cidade: Santo Antônio de Jesus

Empresa: Comercial São Luis

 

1 VALE-COMPRAS NO VALOR DE MIL REAIS

Nome: Antônio R. S. Oliveira

Cidade: Santo Antônio de Jesus

Empresa: Real Calçados – 4 Esquinas

 

1 ANO DE SUPERMERCADO GRÁTIS

Nome: Gesqua D. C. Santos

Cidade: Laje

Empresa: Magazine Santa Júlia

 

1 CAMINHÃO DE PRÊMIOS

Nome: Laís Fonseca Barreto Bulhões

Cidade: Santo Antônio de Jesus

Empresa: Loja Santo Antônio

 

1 FORD ECOSPORT 0 KM

Nome: Antônio Santiago Souza

Cidade: Santo Antônio de Jesus

Empresa: COFEL

NATAL DO COMÉRCIO MAIS BARATO DA BAHIA: movimento no comércio varejista cresce em relação ao ano passado

Diferentemente de comemorações como Dia das Crianças, Dia dos Pais, Dia das Mães, dia dos Namorados, entre outros, essa é uma data muito mais ampla. Todo mundo compra presente de Natal!

Da mesma forma, toda empresa pode vender no natal. Isso porque a festa se dá não só pelos presentes, mas pela ceia, decoração, dentre outros, o que movimenta diversos mercados, ainda que indiretamente.

Apesar da lenta recuperação da economia no país e do ambiente de incertezas, a maior parte dos consumidores mantiveram a tradição e ir às compras neste Natal, movimento que aqueceu as vendas do varejo em 2019. É o que revela pesquisa realizada Pelas Entidades Empresariais – ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ – de Santo Antônio de Jesus. Considerando os dados levantados do período de 20 (quarta-feira) a 24 (segunda) de dezembro de 2018, comparadas aos dados do período entre 20 a 24 de novembro de 2017. As vendas do comércio no Natal cresceram cerca de 4,36% em 2018 ante 2017.

Além de contar com variedades e preço baixo, os consumidores contam no mês de dezembro com a campanha natalina das Entidades Empresariais, que têm como objetivo estimular o movimento do comércio, sorteando prêmios para aqueles que comprarem acima de cinquenta reais nas lojas que aderiram à campanha. Para atender à demanda, o comércio em geral ampliaram o horário de atendimento, seguindo o documento com as sugestões do SINCOMSAJ para funcionamento entre os dias 03 de dezembro e 01 de janeiro, o que estendeu o prazo para os consumidores irem as ruas.

Para o presidente da CDL de Santo Antônio de Jesus, Ruben Barbosa, os resultados positivos deste ano são decorrentes a uma melhora da economia. "A família está menos endividada neste dezembro, em relação ao ano passado. Com isso abriu-se o espaço para a compra. A taxa de juros não cresceu. O índice de emprego por carteira assinada também está melhorando. Com esses índices melhorando, as pessoas estão consumindo mais", explica.

AVISO DE LICITAÇÃO

Aviso de licitação referente à CONCORRÊNCIA nº 35/2018 - FORNECIMENTO DE MATERIAIS DE EXPEDIENTE com abertura prevista para o dia 04 de JANEIRO do corrente ano às 09h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.

FORNECIMENTO DO EDITAL: O Instrumento Convocatório completo encontra-se à disposição das Empresas interessadas, no Sítio Institucional do SESC BAHIA www.sescbahia.com.br, Link “Licitações”, Protocolo 18/01.00035–CC, sob o Título – FORNECIMENTO DE MATERIAIS DE EXPEDIENTE, podendo ser disponibilizado, também, através do e-mail: licitacao@sescbahia.com.br, quando solicitado. Informações adicionais poderão ser requeridas através do e-mail supramencionado em até 03 (três) dias antes da sessão de abertura da Licitação.


Núcleo de Licitações - SESC Bahia
CCDM - Casa do Comércio
Tel: (71) 3271-2425 / 8731
www.sescbahia.com.br

RUMO AOS 25 ANOS: AS PESQUISAS DOS MELHORES DO ANO 2018 – O PRÊMIO OFICIAL DO COMÉRCIO MAIS BARATO DA BAHIA - JÁ COMEÇARAM!

Neste último sábado (08/12) iniciou-se as pesquisas dos Melhores do Ano 2018. Cerca de 60 pesquisadores foram para os bairros realizar a pesquisa popular através de um formulário com 154 categorias.

O Prêmio é realizado anualmente pelas Entidades Empresariais – ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ - após uma criteriosa pesquisa de mercado, que define através de um ranking de desempenho por categoria, as melhores empresas do ano. O evento tornou-se indispensável para a comunidade empresarial, pois é uma oportunidade de avaliar o desempenho das empresas em mais de 150 categorias. As empresas eleitas são premiadas pelo seu reconhecido mérito, em uma noite de gala na presença de autoridades e mais de 600 empresários.

Nesta segunda-feira (10/12), o trabalho continua a todo vapor nas Entidades Empresariais com a tabulação dos resultados desta primeira etapa. Lembrando ainda que no dia 15 de dezembro a equipe de pesquisadores voltarão para as ruas com mais pesquisas!  

EMPREGUE MAIS UM - EMPRESÁRIOS UNIDOS CONTRA O DESEMPREGO

CONFIRA COMO FOI O CIRCUITO DE EMPREENDEDORISMO COM O PALESTRANTE ANDRÉ KAERCHER

PROJETO 'EMPREGUE MAIS UM' É LANÇADO EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS COM PROPOSTA DE DIMINUIR DESEMPREGO

A campanha reforça o papel dos empresários de gerar emprego, renda e desenvolvimento econômico.

"Empregue Mais Um – empresários unidos contra o desemprego" é um programa criado por diretores da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e tem o propósito de ajudar o Brasil a solucionar a questão do desemprego.

Para lançar a proposta, fez-se presente nesta última segunda-feira (03/12) em reunião com empresários da sede das Entidades Empresariais, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), João Baptista Ferreira, que contextualizou aos presentes que, ainda antes da eleição, o grupo FIEB da Bahia foi ao Rio de Janeiro encontrar com o hoje eleito presidente Bolsonaro (PSL) para apresentar o projeto que visa despertar no empresário a preocupação em relação a emprego.

Com o slogan “Empresários Unidos Contra o Desemprego”, a iniciativa inédita pretende ser o maior programa de geração de empregos já criado neste país. Destina-se a estimular a geração de pelo menos uma nova vaga adicional de emprego no mês de janeiro, além das vagas que já estavam naturalmente previstas.

Com isso, o movimento pretende bater recorde na geração de emprego no País durante o primeiro mês de 2019, um período que tradicionalmente registra baixa contratação de novos empregados, depois das festas de final de ano.

O presidente da Associação Comercial, Sr. Joel Lessa, mostrou-se positivo a proposta, bem como todos os empresários e imprensa presentes, o que resultou numa parceria de divulgação e sensibilização dos empresários locais. Ainda segundo Sr. Joel Lessa, o mesmo considerou a campanha de extrema importância para este novo contexto em que todos vivem e mostrou-se otimista na possível dimensão que o projeto venha abranger. Acreditando na união de forças dos empresários para que os mesmos possam contribuir para a recuperação da economia, baixar a taxa de desemprego e movimentar os recursos financeiros.

Para que faça parte do programa, João Baptista aponta a necessidade de que os empresários conheçam e tenham boa vontade para aderir. Reforçou ainda que à medida que o empresário emprega mais um, verá quanto de valores que vai ser distribuindo para o comércio. Sendo este o objetivo, alavancar o desenvolvimento do Brasil, retomar o desenvolvimento que já se teve, e para ele, esta é uma maneira que para que se retome isso com mais força.

Segundo o vice-presidente da FIEB, o projeto visa, a partir de 02 de janeiro, que cada micro, pequeno e médio empresário possa empregar mais uma pessoa em cada CNPJ. Informou ainda que o acompanhamento dos novos empregos será pela FIEB através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), registro administrativo do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). 

A expectativa entre os empresários que se fizeram presentes é grande, sem contar no desafio. Mas o resultado foi positivismo na mobilização para que se tenha uma grande adesão e que possa trazer o maior número possível de empregos em Santo Antônio de Jesus, fortalecendo, desta forma, ainda mais, o Comércio mais barato da Bahia.

CONFIRA ALGUNS REGISTROS DO NATAL SOLIDÁRIO

Convite nº 37/2018 - SERVIÇOS DE REFORÇO ESTRUTURAL NO RESTAURANTE DO SESC FEIRA CENTRO

Aviso de licitação referente à Convite nº 37/2018 - SERVIÇOS DE REFORÇO ESTRUTURAL NO RESTAURANTE DO SESC FEIRA CENTRO com abertura prevista para o dia 18 de Dezembro do corrente ano às 10h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.
FORNECIMENTO DO EDITAL: O Edital completo referente a esta licitação encontra-se disponível no site institucional do SESC BAHIA www.sescbahia.com.br, no Link “Licitações”, “Licitações em aberto”, identificado como Protocolo 18/01.00037–CV, sob o Título – “SERVIÇOS DE REFORÇO ESTRUTURAL NO RESTAURANTE DO SESC FEIRA CENTRO” e também pode ser obtido através de solicitação enviada ao e-mail: licitacao@sescbahia.com.br, através do qual também poderão ser requeridas informações adicionais até 02 (dois) dias úteis antes da sessão de abertura.

Núcleo de Licitações - SESC Bahia
CCDM - Casa do Comércio
Tel: (71) 3271-2425 / 8731
www.sescbahia.com.br

SUGESTÃO PARA O FUNCIONAMENTO EXTRAORDINÁRIO NO COMÉRCIO EM GERAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS/BA - ENTRE OS DIAS 03/12/2018 A 01/01/2019

MEGA PALESTRA REGIONAL LEVOU TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, ATITUDE E MOTIVAÇÃO, PARA EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EM GERAL

INOVAR, esse foi o maior objetivo das Entidades Empresariais – ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ – desde o momento em que a Maga Palestra Regional 2018 foi idealizada. Afinal, novas tecnologias estão chegando cada vez mais rápido e mudando completamente a vida das pessoas. E, para acompanhar esse cenário em constante transformação, desenvolvedores precisam manter-se atualizados sempre. E foi com esse objetivo que o tema da MEGA PALESTRA REGIONAL que aconteceu nesta última terça-feira (27/11), foi: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E AS CONEXÕES QUE MOVEM O MUNDO.

Quem passou pelo Centro de Convenções Pena Branca nos períodos da manhã e noite, pôde contar com os stands e serviços das empresas: Ótica Valéria, Agência Muito Mais, Laboratório Fernando Queiroz, MMA Internet e Sistemas, ADIB P Produtos, Laboratório da Cidade, Mahogany, Supera, Avigran e Premiapão. Realidade virtual, ginástica para o cérebro, we-fi grátis, degustação, sorteio de brindes, foram alguns dos serviços disponíveis e tudo isto atrelado a interação do público e satisfação!

O evento contou com a força de parceiros que acreditam na força do Comércio mais barato da Bahia, são eles: AM Comunicação, MMA Internet e Sistemas, MOB Soluções, JUMP Soluções, ADIB Distribuidora de Bebidas, Agência Muito Mais, Ótica Valéria, Ideia Ativa, Laboratório Fernando Queiroz, Laboratório da Cidade, Mahogany, Supera, Lanchonete Tedesco, Avigran, Biscoito São Benedito, Clínica Vida, Veíba Veículos, Codisplan, Mercadão Supermercado, Lojas Tubiense, Comapel, Matecol, Gráfica Exemplar, Bahia Vidros, Josué Corretora de Seguros, Informak, Eletro Clean, Outlet Móveis, Clidonto, Bahia Estruturas, Rádio Andaiá FM e Rádio Clube FM.

Ainda pensando em inovar, a Mega Palestra foi realizada em dois momentos distintos e importantes. O período da manhã foi dedicado ao ENCONTRO DE LÍDERES, para um público de empresários e gerentes, que teve como tema: NEGOCIAÇÃO DE IMPACTO: Uma abordagem na prática, ministrada por Albert Moreira, PhD em computação de alto desempenho e MBA em Comércio Internacional, dedicado à concepção de projetos focados em eficiência para governos e empresas. Sua vivência na área empresarial inclui cargos de gestão nas áreas de Inovação, Tecnologia e Vendas dentro e fora do Brasil.

O momento foi o ponto de partida para que o palestrante mostrasse aos presentes uma forma de refletir se cada um ali já saiu de uma negociação com a sensação de que poderia ter sido mais vantajosa. A partir daí, foram apresentados, de forma dinâmica, os sete passos para uma negociação de alto impacto. Entendendo que uma das principais habilidades de um líder, gestor ou profissional é a capacidade de negociar e persuadir efetivamente as pessoas, quer dizer, saber como chegar ao ‘sim’. Isto é, possibilitando resultados satisfatórios a todas as partes envolvidas, o que é conhecido como negociação ganha-ganha.

Após um breve intervalo, o Encontro de Líderes voltou com o Talk Show, que teve como tema: TRANSFORMAÇÃO DOS NEGÓCIOS NA ERA DIGITAL. Para esse momento o diálogo aconteceu entre os convidados: Albert Moreira, Israel Pires e Nayara Costa, tendo como mediador o gerente das Entidades Empresariais, Wenderson Brito. A internet e o poder das redes sociais, transformação do varejo na era digital, tecnologia e inovação e por último, ruptura da cultura das empresas e suas adaptações, esses foram os temas debatidos neste segundo momento. Marcado por contribuições significativas e experiências inovadoras que podem mudar um negócio. Todos que estiveram presentes tiveram a oportunidade de finalizar a manhã com novos conhecimentos e oportunidades de novas práticas, com um único objetivo, acompanhar o avanço decorrente da Era Digital que permite uma nova estruturação dos negócios e fazer com que as empresas se tornem cada vez mais digitais e conectadas à nova realidade de consumo dos clientes. 

Ainda no Centro de Convenções do Pena Branca, às 19:30, aconteceu a já tradicional MEGA PALESTRA, que teve como tema: PROFISSIONAL DE ALTA PERFORMANCE NA ERA DIGITAL, para um público composto de empresários, colaboradores e estudantes. O momento teve como objetivo sensibilizar para a transformação digital, sendo que a mesma está presente nos aspectos da vida moderna. Pensando nisto, foi abordado o fato de como as empresas e colaboradores devem se posicionar para ganhar espaço nesse novo cenário. Pensando nisto, o palestrante Albert Moreira esclareceu questões que se escondem nesse horizonte, lembrando que antes de mais nada, é importante buscar informações e manter a mente aberta. Afinal, a transformação digital envolve uma imersão em um mundo totalmente novo e extremamente dinâmico.

Em um diálogo acerca dos cinco passos para ser um profissional de alta performance, a MEGA PALESTRA abriu caminhos para os profissionais se prepararem para as transformações da era digital. Entendendo que, mais do que investir em ferramentas e tecnologias, é fundamental adaptar a gestão de talentos para gerar o dinamismo e a agilidade que as mudanças do mercado atual e futuro demandam.

As Entidades Empresariais finalizaram mais uma Mega Palestra com a sensação de dever cumprido, uma vez que entende a importância de momentos como estes tanto para os empresários, quanto para os colaboradores que se dedicam a fortalecer o Comércio mais barato da Bahia. Para Gildete Batatinha, subgerente e coordenadora do evento “ em momentos como estes, os profissionais se deparam com experiências e perspectivas diversas, que proporcionam importantes momentos de reflexão e de aprendizado, além de fornecer ferramentas significativas, que contribuem para o desenvolvimento de competências que alimentam nosso universo e currículo pessoal e profissional, tudo isto acompanhando o cenário de um mundo em constante transformação”, para ela o novo formato da Mega Palestra foi crucial para que o sucesso fosse alcançado, ela aproveitou ainda para agradecer aos parceiros, afirmando que, sem estes, o evento não teria a mesma força.

*CLIQUE AQUI E PREENCHA O FORMULÁRIO PARA ADQUIRIR SEU CERTIFICADO*

CAMPANHA BLACK SAJ ESTIMULA AS VENDAS QUE CRESCEM CERCA DE 25% E SUPERAM ESTIMATIVAS DOS COMERCIANTES

Para a Black Friday deste ano de 2018, as Entidades Empresariais apostaram em uma proposta inovadora, a BLACK SAJ. Para participar da campanha as empresas associadas assinaram um termo de adesão, de forma gratuita, com o objetivo de reunir o maior número de empresas possíveis a realizarem promoções, com descontos significativos, para os consumidores durante o período da campanha.

Considerando os dados das consultas do SPC Brasil em Santo Antônio de Jesus do período de 20 (terça-feira) a 24 (sábado) de novembro de 2018, comparadas às consultas realizadas entre 19 a 23 de novembro de 2017. As vendas do comércio na BLACK SAJ cresceram cerca de 25% em 2018 ante 2017.

Entre os itens mais vendidos na data, estão os eletrônicos e eletrodomésticos, itens de valor mais elevado. Mas entram para a lista dos mais vendidos também, vestuários e sapatarias. Ano após ano os consumidores têm aproveitado as promoções da Black Friday para já anteciparem as compras de Natal, o que também vem favorecendo o movimento do comércio na data.

O gerente das Entidades Empresariais, Wenderson Brito, “a BLACK SAJ foi uma campanha pensada para o empresário e sobretudo para o consumidor, visto que tem tamanho e importância gigantes e abre um período repleto de intenções de compra”, o mesmo enfatizou ainda que “as empresas não devem enxergar a data como um evento, que começa e termina, mas como o início de uma relação mais duradoura com o consumidor. ”, finalizou.

A campanha reforçou o entendimento que a Black Friday é uma campanha de vendas que traz descontos diversos, em produtos de diversas categorias no varejo. A grande vantagem da BLACK SAJ, para os clientes, foi que eles puderam aproveitar os altos descontos e fazer antecipadamente as compras de natal, enquanto para os varejistas, o dia das promoções foi uma ótima oportunidade para que os estoques fossem esvaziados. 


Solicitação de proposta comercial ao SESC Bahia

Solicitamos a apresentação de proposta comercial ao SESC Bahia, em atendimento à Pesquisa de Preços que segue anexada, tendo por objeto o fornecimento de bebidas diversas para unidades do Sesc em Salvador, Ilha de Itaparica e interior do estado da Bahia, compreendendo Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Jacobina, Barreiras e Porto Seguro, para consumo estimado num período de 6 meses a partir de fevereiro/2019:

Salvador: item 1 ao 63;
Itaparica: item 64 ao 107;
F. de Santana: item 108 ao 128;
S. A. de Jesus: item 129 ao 141;
Jequié: item 142 ao 151;
V. da Conquista: item 152 ao 161;
P. Afonso: item 162 ao 179:
Jacobina: item 180;
Barreiras: item 181 ao 207;
P. Seguro: item 208 ao 235.

Condições de fornecimento:
- A empresa poderá apresentar proposta apenas ao item que possa fornecer.
- Deverão estar inclusos todos os custos diretos e indiretos, inclusive frete CIF;
- Prazo de pagamento: 30 dias após o fornecimento;
- Prazo de entrega: 7 dias úteis após o recebimento do pedido.

Prazo de envio da proposta: até o dia 27/11/2018.

Evandro Alves
Comprador - SESUP
(71) 3273-5829

Convite nº 34/2018 - LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE SONORIZAÇÃO,ILUMINAÇÃO E CARRO DE SOM

Aviso de licitação referente à Convite nº 34/2018 - LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE SONORIZAÇÃO,ILUMINAÇÃO E CARRO DE SOM com abertura prevista para o dia 29 de Novembro do corrente ano às 14h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.

FORNECIMENTO DO EDITAL: O Edital completo referente a esta licitação encontra-se disponível no site institucional do SESC BAHIA www.sescbahia.com.br, no Link “Licitações”, “Licitações em aberto”, identificado como Protocolo 18/01.00034-CV, sob o Título “LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE SONORIZAÇÃO, ILUMINAÇÃO E CARRO DE SOM” e também pode ser obtido através de solicitação enviada ao e-mail: licitacao@sescbahia.com.br, através do qual também poderão ser requeridas informações adicionais até 02 (dois) dias úteis antes da sessão de abertura.

 

 

Núcleo de Licitações - SESC Bahia
CCDM - Casa do Comércio
Tel: (71) 3271-2425 / 8731
www.sescbahia.com.br

REUNIÃO DE DIRETORIA DISCUTE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ZONA AZUL EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

As Entidades Empresariais sempre almejaram a implantação do estacionamento rotativo como forma de amenizar a falta de vagas nas ruas do centro de Santo Antônio de Jesus, reconhecendo que a nova metodologia de controle impacta diretamente o comércio de forma positiva, dando mais segurança e tranquilidade para as pessoas que vão até o centro da cidade realizar suas compras. O novo sistema pode promover o compartilhamento das vagas, possibilitando que os clientes possam estacionar para efetuar compras.

Para tratar deste assunto, fez-se presente na reunião desta última segunda-feira (19/11), o Sr. Clovis Esequiel, Secretário da SMTT. O convite surgiu da necessidade de informações sobre o andamento do projeto de implantação da Zona Azul no município. Após uma breve contextualização pelo secretário sobre a viabilidade do projeto, bem como a soma de esforços junto a prefeitura para que o mesmo seja implantado, foi socializado que o projeto de lei se encontra na Câmara de Vereadores, aguardando aprovação em uma futura sessão entre os vereadores. A partir dessa aprovação da Lei novos trilhos serão tomados, como a discussão do projeto em audiências públicas, edital de licitação, entre outros tramites legais. Mas para que isso aconteça sem perder a força, foi discutido entre os presentes a necessidade de uma sensibilização com vereadores, o então secretário da SMTT, Clóvis Esequiel e a Secretária de Infraestrutura, Sônia Fontes. Nessa reunião seria discutida a viabilidade do projeto para o município, pensando nas estratégias de implantação, bem como a celeridade do mesmo.

Aproveitando a oportunidade do secretário, o presidente do SINCOMSAJ, Sr. Herivaldo Nery, falou sobre o projeto Olho Vivo, uma parceria entre empresários e 14º Batalhão que existe há alguns anos e visa o fortalecimento da segurança do município. Na oportunidade foi explanado que com a implantação do sistema de monitoramento SICON, as câmeras de segurança, até então doadas para o 14º Batalhão, agora serão repassadas para a prefeitura, através da SMTT, a qual possui uma forte parceria com o SICOM. Parceria esta que promete uma maior segurança e mobilidade nas vias públicas da cidade.

O vice-presidente da ACESAJ, Sr. Genivaldo Deolino, também aproveitou a presença do secretário para socializar informações sobre o andamento das alterações solicitadas pelas Entidades Empresariais acerca do IPTU. Informando aos demais que o mesmo se encontra no jurídico da prefeitura para finalização do texto. Por fim, a reunião contou com pautas internas, como as estratégias do BLACK SAJ, que acontecerá nos próximos dias 23 e 24 de novembro, socialização por parte dos membros dos conselhos das ações desenvolvidas, bem como ações do Observatório Social.

POR QUE O ESTACIONAMENTO ROTATIVO É IMPORTANTE PARA SANTO ANTÔNIO DE JESUS?

Você já precisou estacionar seu carro no centro de Santo Antônio de Jesus e perdeu um grande tempo a procura de uma vaga disponível? Já ouviu falar do Estacionamento Rotativo mas ficou na dúvida em quais benefícios de fato ele traria para o município? Veja o porquê das cidades de todo o Brasil estarem implantando o sistema de estacionamento rotativo e os grandes benefícios que ele traz em vários aspectos.

 

Entendendo o processo…

Para quem não sabe o significado, estacionamento rotativo ou zona azul é a modalidade pública de vagas de carro. A sua principal função é permitir rotatividade entre veículos, possibilitando uma maior oferta de vagas controladas por minutos/horas. Listamos abaixo os benefícios que o sistema traz. Confira:

Compartilhamento e Rotatividade de Vagas

Muitas cidades ainda não implantaram o sistema rotativo e por conta disso ainda encontram problemas nos estacionamentos, com motoristas que estacionam seus veículos pela manhã e só retiram no final da tarde e isso acaba prejudicando a rotatividade e o trânsito. Com o estacionamento rotativo é diferente, pois o motorista precisa liberar a vaga após o tempo limite e isso faz com que exista uma grande rotatividade de veículos e compartilhamento da mesma vaga várias vezes ao dia.

Gera mais lucro para o comércio local

Muitas vezes os clientes desistem de comprar no comércio local pela falta de vagas para estacionar o veículo, isso impede o estabelecimento de crescer, principalmente em datas comemorativas. Com o estacionamento rotativo o comércio lucra mais por existir vagas disponíveis com mais frequência. Isso ajuda diretamente o comerciante por ter um fluxo maior de clientes e também o consumidor que não precisa perder tempo procurando uma vaga para poder estacionar, ou até mesmo desistir da compra por falta de vagas.

Agilidade e facilidade

Motoristas não precisam mais procurar estacionamentos distantes que geram o desconforto de ter que voltar andando para o destino alvo. Com a rotatividade o motorista sai de sua casa mais tranquilo por saber que vai estacionar o seu veículo próximo do seu destino de forma ágil.

Amenização da falta de vagas

Usuários relatam que antes do estacionamento rotativo era praticamente impossível achar vagas em certos locais porque muitos veículos ficavam o dia todo estacionado na mesma vaga. Por essa prática não ser permitida no rotativo, isso ameniza a falta de vagas no local e gera um conforto no motorista por saber que a probabilidade de ele encontrar vagas disponíveis é grande.

Organização

Muitas vezes vemos desordem e algumas irregularidades em estacionamentos comuns. Porém o sistema de rotatividade possui agentes de trânsito capacitados que ficam à disposição para ajudar na organização do estacionamento e inibir irregularidades.

Preço mais acessível que os estacionamentos privados

Usuários sofrem diariamente por não encontrar vagas em determinados locais e a única opção que os resta são os estacionamentos privados, que nem sempre são acessíveis e acabam ultrapassando o valor que o motorista pode gastar. O estacionamento rotativo possui um preço acessível a todos e ainda possui um retorno para a população com melhorias no trânsito da cidade.

Retorno financeiro para os cofres públicos

O estacionamento gera recursos para os cofres públicos que investem e modernizam o trânsito da cidade. Isso com certeza faz toda a diferença para a população.

Tecnologia Avançada

Muitos rotativos já contam com sistemas que facilitam a forma de pagamento e localização de vagas. Várias cidades possuem o parquímetro, que proporciona ao usuário a pagar em moedas o tempo desejado que ficará na vaga. Também existem aplicativos para celulares com uma extensa tecnologia, que facilita a vida do usuário na hora de pagar e estacionar. Os aplicativos disponibilizam pagamento via cartão de crédito caso o usuário não tenha dinheiro em espécie no momento, além de ajudar a localizar vagas disponíveis nas proximidades e cadastrar veículos. Cada vez mais as cidades estão investindo em uma tecnologia avançada para acabar com qualquer problema que o motorista possa encontrar na hora de estacionar.

Esses são os maiores benefícios do Estacionamento Rotativo que vem fazendo uma grande diferença nas cidades de todo o Brasil. A cada dia que passa estacionar está deixando de ser um problema graças a adição de um sistema que só veio para somar.

 

CONCORRÊNCIA nº 26/2018 - FORNECIMENTO DE HORTIFRUTIGRANJEIROS

Aviso de licitação referente à CONCORRÊNCIA nº 26/2018 - FORNECIMENTO DE HORTIFRUTIGRANJEIROS com abertura prevista para o dia 04 de DEZEMBRO do corrente ano às 09h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.

FORNECIMENTO DO EDITAL: O Instrumento Convocatório completo encontra-se à disposição das Empresas interessadas, no Sítio Institucional do SESC BAHIA www.sescbahia.com.br, Link “Licitações”, Protocolo 18/01.00026–CC, sob o Título – FORNECIMENTO DE HORTIFRUTIGRANJEIROS, podendo ser disponibilizado, também, através do e-mail: licitacao@sescbahia.com.br, quando solicitado. Informações adicionais poderão ser requeridas através do e-mail supramencionado em até 03 (três) dias antes da sessão de abertura da Licitação.

CONCORRÊNCIA nº 27/2018 - SERVIÇOS DE IMPRESSÃO DE MATERIAL GRÁFICO

Aviso de licitação referente à CONCORRÊNCIA nº 27/2018 - SERVIÇOS DE IMPRESSÃO DE MATERIAL GRÁFICO com abertura prevista para o dia 04 de Dezembro do corrente ano às 14h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.
FORNECIMENTO DO EDITAL: O Instrumento Convocatório completo encontra-se disponível aos interessados no site institucional do SESC BAHIA www.sescbahia.com.br no Link “Licitações”, Protocolo 18/01.00027-CC, sob o Título – SERVIÇOS DE IMPRESSÃO DE MATERIAL GRÁFICO, podendo ser obtido através de solicitação enviada ao e-mail licitacao@sescbahia.com.br, através do qual também poderão ser requeridas informações adicionais em até 03(três) dias antes da sessão de abertura da Licitação.


Núcleo de Licitações - SESC Bahia
CCDM - Casa do Comércio
Tel: (71) 3271-2425 / 8731
www.sescbahia.com.br

FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO SÁBADO DO BLACK SAJ

EMPRESÁRIOS DISCUTEM GERAÇÃO DE EMPREGO

Nesta última terça-feira (13/11), o Presidente do SINCOMSAJ, Sr. Herivaldo Nery, participou de um almoço de negócios, na Casa do Comércio, em Salvador-BA, que contou com a presença de empresários baianos da indústria, comércio, serviços e do agronegócio - de micro, pequeno, médio e grande portes - para o lançamento de uma campanha nacional contra o desemprego no país, chamada "Empresários Unidos contra o Desemprego".

A iniciativa visa incentivar a criação de vagas de emprego e, consequentemente, formar um mercado consumidor, contribuindo para o crescimento da economia brasileira.

(Matéria completa na imagem abaixo).

 

DIVULGAÇÃO CV 32/2018 - LOCAÇÃO DE GRUPO GERADOR DE ENERGIA

Aviso de licitação referente à Convite nº 32/2018 - Locação de Grupo Gerador de Energia  com abertura prevista para o dia 14 de Novembro  do corrente ano às 10h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.

FORNECIMENTO DO EDITAL: O Edital completo referente a esta licitação encontra-se disponível no site institucional do SESC BAHIA www.sescbahia.com.br, no Link “Licitações”, “Licitações em aberto”, identificado como Protocolo 18/01.00032-CV, sob o Título “LOCAÇÃO DE GRUPO GERADOR DE ENERGIA” e também pode ser obtido através de solicitação enviada ao e-mail: licitacao@sescbahia.com.br, através do qual também poderão ser requeridas informações adicionais até 02 (dois) dias úteis antes da sessão de abertura.

Núcleo de Licitações - SESC Bahia
CCDM - Casa do Comércio
Tel: (71) 3271-2425 / 8731
www.sescbahia.com.br

LEGISLAÇÃO: Decreto Federal busca reduzir burocracia e dispensa firma reconhecida

A Lei nº 13.726, de 2018, sancionada e publicada no Diário Oficial da União em outubro, no governo do presidente Michel Temer, prevê o fim da obrigação de reconhecimento de firma, dispensa de autenticação de cópias e não-exigência de determinados documentos pessoais para o cidadão que lidar com órgãos do governo. Além dessa obrigatoriedade, a nova lei dispõe sobre a criação de um selo da Desburocratização e Simplificação, destinado a reconhecer e a estimular projetos e práticas que simplifiquem o funcionamento da administração pública.

Para a dispensa de reconhecimento de firma, o servidor deverá comparar a assinatura do cidadão com a firma que consta no documento de identidade. Para a dispensa de autenticação de cópia de documento, haverá apenas a comparação entre original e cópia, podendo o funcionário atestar a autenticidade. Já a apresentação da certidão de nascimento poderá ser substituída por cédula de identidade, título de eleitor, identidade expedida por conselho regional de fiscalização profissional, carteira de trabalho, certificado de prestação ou de isenção do serviço militar, passaporte ou identidade funcional expedida por órgão público.

Quando não for possível fazer a comprovação de regularidade da documentação, o cidadão poderá firmar declaração escrita atestando a veracidade das informações. Em caso de declaração falsa, haverá sanções administrativas, civis e penais.

Os órgãos públicos também não poderão exigir do cidadão a apresentação de certidão ou documento expedido por outro órgão ou entidade do mesmo poder, com exceção dos seguintes casos: certidão de antecedentes criminais, informações sobre pessoa jurídica e outras previstas expressamente em lei.

A prática prevista na lei já é realidade na esfera federal. Em julho do ano passado, o presidente editou decreto em que ratificou a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação de documentos, estendendo a prática para pessoas jurídicas. O texto também estabeleceu que não poderiam ser exigidos documentos que já constassem na base de dados da administração pública federal. O decreto foi uma recomendação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).  Ainda através das informações da Agência Senado a nova Lei acarretará:

Selo de desburocratização

A nova lei ainda tenta racionalizar e simplificar atos e procedimentos administrativos dentro dos próprios órgãos públicos. Esses poderão criar grupos de trabalho com o objetivo de identificar exigências descabidas ou exageradas ou procedimentos desnecessários, além de sugerir medidas legais ou regulamentares para eliminar o excesso de burocracia.

O texto também prevê a criação do Selo de Desburocratização e Simplificação, destinado a reconhecer e a estimular projetos, programas e práticas que simplifiquem o funcionamento da administração pública e melhorem o atendimento aos usuários dos serviços públicos.

O Selo será concedido por comissão formada por representantes da administração pública e da sociedade civil, com base em critérios de racionalização de processos e procedimentos administrativos, eliminação de formalidades desnecessárias, ganhos sociais, redução do tempo de espera no atendimento ao usuário, além de adoção de soluções tecnológicas ou organizacionais que possam ser replicadas em outras esferas da administração.

Serão premiados, anualmente, dois órgãos ou entidades, em cada unidade federativa, selecionados com base nos critérios estabelecidos pela nova lei.

Vetos

Foi vetada, entre outros pontos, a previsão de que órgãos públicos disponibilizem em página de internet mecanismo próprio para a apresentação, pelo cidadão, de requerimento relativo a seus direitos.

A razão para o veto reconhece a importância desse mecanismo, mas alega que requer alta complexidade técnica, o que levaria tempo para a implementação. “O assunto poderá ser tratado posteriormente, de modo mais adequado, sem prejuízo de, exercendo sua autonomia federativa, os demais entes regulem por leis próprias a desburocratização do acesso do cidadão aos seus direitos”, completa a justificativa.

Também foi vetada a previsão de que a lei entraria em vigor já nesta terça-feira, na data de publicação no Diário Oficial da União. “A norma possui amplo alcance, pois afeta a relação dos cidadãos com o poder público, em seus atos e procedimentos administrativos. Sempre que a norma possua grande repercussão, deverá ter sua vigência iniciada em prazo que permita sua divulgação e conhecimento, bem como a necessária adaptação de processos e sistemas de trabalho”, justifica o Executivo.

A legislação entrará em vigor 45 dias após a publicação em Diário Oficial que aconteceu no dia 09 de outubro de 2018.

Clique aqui para ler a Lei 13.726/2018

Aviso de Licitação - Serviços de Fotografia e Filmagem

Aviso de licitação referente à Convite nº 31/2018 - Serviços DE FOTOGRAFIA E FILMAGEM com abertura prevista para o dia 08 de Novembro do corrente ano às 10h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.
FORNECIMENTO DO EDITAL: O Edital completo referente a esta licitação encontra-se disponível no site institucional do SESC BAHIA www.sescbahia.com.br, no Link “Licitações”, “Licitações em aberto”, identificado como Protocolo 18/01.00031–CV, sob o Título – “SERVIÇOS DE FOTOGRAFIA E FILMAGEM” e também pode ser obtido através de solicitação enviada ao e-mail: licitacao@sescbahia.com.br, através do qual também poderão ser requeridas informações adicionais até 02 (dois) dias úteis antes da sessão de abertura.

Atenciosamente,
Simone Nogueira.

Núcleo de Licitações - SESC Bahia
CCDM - Casa do Comércio
Tel: (71) 3271-2425 / 8731
www.sescbahia.com.br

CAMPANHA DO DIA DAS CRIANÇAS DAS ENTIDADES EMPRESARIAIS FOI ENCERRADA LEVANDO MUITA ALEGRIA ÀS CRIANÇAS DA CRECHE MUNICIPAL SÃO JOSÉ

As Entidades Empresariais encerraram uma campanha mais que especial: ‘Toda criança merece presente”. Iniciada na semana que antecedeu o Dia das Crianças, em parceria com a CASTELLO VARIEDADES, COFEL, COMERCIAL SÃO LUÍS e INFORMAK.

A campanha teve como objetivo levar mais alegria e a magia da data comemorativa às crianças carentes através de doações. O consumidor que comprou nas empresas parceiras o presente da criançada, na oportunidade pôde doar um brinquedo novo ou usado.

Uma campanha de parceria e solidariedade, que mobilizou e emocionou quem esteve envolvido. A empresa INFORMAK superou a expectativa, onde toda equipe participou e com isso obteve um resultado bastante positivo na arrecadação das doações.

E nesta quinta-feira (18/10), a Subgerente e Coordenadora do Setor Institucional, Gildete Batatinha, juntamente com a equipe do Espaço Empresarial e a auxiliar da Diretoria da empresa INFORMAK, Débora Oliveira, foram na Creche Municipal São José, localizada no bairro do Alto Santo Antônio e entregaram os brinquedos arrecadados às crianças. A idealizadora da campanha Gildete, ressaltou: “foi um momento de imensa satisfação encerrar uma campanha levando alegria para a criançada, fiquei emocionada ao ver o brilho nos olhinhos daquelas crianças que com tão pouco fizemos e para elas foi de uma imensa grandeza”. A mesma ainda garantiu que nos próximos anos fará uma campanha mais intensa para presentear um maior número de crianças.

Aviso de licitação referente à Pregão Eletrônico nº 62/2018

Aviso de licitação referente à Pregão Eletrônico nº 62/2018 - Locação de Toldos para o Sesc Piatã com abertura prevista para o dia 30 de Outubro do corrente ano às 10h00. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.

FORNECIMENTO DO EDITAL: O Edital completo referente a esta licitação encontra-se disponível no site do Banco do Brasil - www.licitacoes-e.com.br, sob o nome ADMINISTRAÇÃO REGIONAL (SEDE), Licitação nº 740986 e no site institucional do SESC BAHIA www.sescbahia.com.br, link “Licitações”, identificado como Protocolo nº 18/01.00062–PG - sob o Título - LOCAÇÃO COM MONTAGEM E DESMONTAGEM DE COBERTURAS TIPO TOLDO/QUIOSQUE”, podendo ser disponibilizado através do e-mail:licitacao@sescbahia.com.br, quando solicitado. Informações adicionais poderão ser requeridas através do e-mail supramencionado até 02(dois) dias úteis antes da data fixada para encaminhamento da Proposta Comercial.

ENTIDADES EMPRESARIAIS REALIZAM I WORKSHOP REGIONAL DO SPC BRASIL

Nesta terça-feira (16/10), as Entidades Empresariais, através da CDL de Santo Antônio de Jesus, em parceria com a OAB, FCDL/BA, SEBRAE e Ótica Valéria, realizaram o I Workshop Regional do SPC Brasil. O evento teve como objetivo capacitar as CDL´s da região, bem como as empresas através de treinamento do Sistema do SPC Brasil e divulgação de novos produtos, reforçando a importância das consultas e inclusões e ainda capacitar os executivos das CDL´s da região possibilitando maior desenvolvimento das Entidades.

Pela manhã o momento foi direcionado as CDLs, onde estiveram presentes representantes de toda região. Entendendo que a parceria entre as CDLs  e o SPC têm a força do associativismo, representatividade e presença institucional que deve ser aproveitada para se somar às qualidades que devem possuir todo e qualquer instituição para se manter firme dentro do cenário atual. Para isso, o mediador foi o Gerente de Relacionamento da FCDL Bahia e Coordenador do Conselho Estadual de SPC do Estado da Bahia, Sr. Augusto César Goés da Silva. Sendo um momento de discussão e transformação da visão das CDLs de forma que as mesmas sejam autossustentáveis, conhecendo melhor suas fraquezas e fortalezas, bem como novos produtos de rede são essenciais para atender a demandas cada vez mais exigentes de micro, pequenos e grandes empresários.  Entendendo que o SPC Brasil é um birô de crédito pioneiro e o responsável na contribuição para a sociedade na democratização do crédito e fomentação da economia por meio do consumo, e entendendo ainda que inovar é preciso diante de um cenário de mudanças profundas no mercado de crédito.

Posterior a isto, na parte da tarde e seguindo a noite, representantes de empresas de diversos segmentos contaram com momentos diversos de aprendizagens e troca de informações. Iniciando com a palestra ‘Atitude x Comportamento’, mediada pela Srª Marcia Gorete Bitencourt, profissional Master Coach pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico - FEBRACIS e Sociedade Latina Americana de Coaching –SLAC. Seguindo logo após com as palestras de ‘Treinamento SPC Brasil – Produtos de Rede e Produtos de crédito, recuperação e cobrança’, mediadas pelo Sr. Ronaldo Guimarães, Gerente Nacional de Negócios do SPC Brasil.

Em um quarto momento, para abrilhantar ainda mais o workshop, aconteceu a palestra ‘Cadastro Positivo’, que foi mediada pelo doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, diretor jurídico da CDL Salvador, Procurador Jurídico Estadual, Vice-Presidente do Instituto dos Advogados da Bahia e Ex-Juíz do Tribunal Regional Eleitoral, Dr. Sérgio Schilang. E para finalizar a noite com chave de ouro, os presentes contaram com o TALK SHOW : Defesa do Consumidor: O que o consumidor realmente tem direito?, mediado pelo Dr. Sérgio Schilang e o gerente das Entidades Empresariais, Wenderson Brito.

Objetivo concluído, as Entidades Empresariais encerraram a noite com a certeza que o momento foi bastante proveitoso e de grande aprendizado, abrindo caminhos para o fortalecimento do empreendimento que cada um ali estava representando. Afinal, a luta pelo fortalecimento econômico é conjunta!

VÉSPERA DO DIA DAS CRIANÇAS MOVIMENTO DO COMÉRCIO SE DESTACA E EXPECTATIVA É DE CRESCIMENTO NAS VENDAS

Nesta quinta-feira (11/10), quem tirou um tempinho para percorrer pelas ruas da cidade não foi difícil perceber o movimento nas lojas, principalmente nos departamentos de brinquedos. Os lojistas santoantonienses estão otimistas e acreditam em um crescimento nas vendas de até 10% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da CDL de Santo Antônio de Jesus.

O Dia das Crianças é muito mais do que um termômetro de vendas para o Natal, é a quinta data mais importante do varejo e movimenta o comércio de maneira geral. Trata-se de um momento de aquecimento econômico, de renovação dos estoques e experiências de lançamentos que atraem a atenção dos pequenos e encantam.

A data tem um colorido especial, já que o assunto criança é sempre tratado com muita ternura e alegria nas propagandas e ações de marketing. Em Santo Antônio de Jesus, as empresas já estão com suas campanhas “a todo vapor” e os empresários dos mais diversos segmentos já se preparam para alavancar as vendas e superar os desafios impostos pelo mercado atual.

CAMPANHA DE FORTALECIMENTO DA MARCA “O COMÉRCIO MAIS BARATO DA BAHIA” É PAUTA PRINCIPAL DA REUNIÃO DE DIRETORIA DAS ENTIDADES EMPRESARIAIS

Nesta última segunda-feira (08/10), aconteceu nas Entidades Empresariais mais uma importante reunião de diretoria onde foram convidados a participar, empresários, agências de propaganda e imprensa. O objetivo do encontro foi socializar entre os presentes a importância do marketing das cidades e a relação da mesma com o fortalecimento da economia e o desenvolvimento de uma cidade. Para isso, foi apresentado pelo gerente das Entidades Empresariais, Wenderson Brito, a proposta de marketing da marca do “Comércio mais barato da Bahia”, para obtenção do fortalecimento desta, dentro e fora da região. Acompanhando a importância do projeto, a imprensa local presente e a agência de propaganda, apoiaram a proposta, entendendo que a marca da cidade é uma conquista histórica e precisa ser reconhecida por todos, como uma forma de destacar o comércio local, driblando a concorrência de outras cidades e alavancando a economia local. 

A reunião deixou claro que ações como estas são importantes porque demonstram que há a percepção de valor para a melhoria da cidade. O marketing da cidade, através da marca do “Comércio mais barato da Bahia” pretende melhorar o relacionamento da cidade com seus consumidores e ter um olhar para as demandas quanto ao respeito ao cidadão, com o atendimento às necessidades dos públicos.

Na oportunidade, foram discutidos na reunião a programação do I Workshop Regional do SPC Brasil, bem como assuntos relacionados a poluição sonora, a instalação do PROCON Municipal em Santo Antônio de Jesus, entre outros. Concluindo, então, que as Entidades Empresariais, sempre estão abertas a discussões no que tange o desenvolvimento ordenado da cidade, que inclui o desenvolvimento do comércio e fortalecimento do mesmo.

COMUNICADO POLUIÇÃO SONORA

REUNIÃO DE DIRETORIA APROVA CAMPANHA DE FORTALECIMENTO DO COMÉRCIO MAIS BARATO DA BAHIA E “BLACKSAJ: A BLACK FRIDAY DE SANTO ANTONIO DE JESUS”

Nesta última segunda-feira (01/10), na reunião de diretoria das Entidades Empresariais, em um primeiro momento, os presidentes, diretores e empresários contaram com a apresentação do Sr. Marlon Porto da empresa Specialist Corretora. O objetivo do bate-papo foi ofertar para os associados do SINCOMSAJ um produto específico da VB TICKET e VALE TRANSPORTE COM POUPADOR desenvolvido especialmente e com condições diferenciadas, fomentando a regularização e proteção judicial do programa PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).

A reunião prosseguiu com as apresentações do gerente das Entidades Empresariais, Wenderson Brito, da Campanha “BlackSaj” – A Black Friday de Santo Antônio de Jesus que acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro. A BlackSaj é uma campanha de vendas que traz descontos de até 80% em produtos de diversas categorias no varejo, seguindo a tão popular Black Friday, conhecida por todo o mundo. A grande vantagem da BlackSaj, para os clientes, é que eles podem aproveitar os altos descontos e fazer antecipadamente as compras de natal, enquanto para os varejistas, o dia das promoções é uma ótima oportunidade para que os estoques sejam esvaziados. Por este motivo as Entidades Empresariais já estão se preparando para fazer uma forte campanha, e a expectativa é de que as vendas deste ano cresçam 15% em relação ao mesmo período de 2017.

Posteriormente o gerente apresentou a campanha de fortalecimento da marca do Comércio mais barato da Bahia, sendo esta uma importante iniciativa para fomentar a força do existente no comércio, dentro e fora do município. Foram apresentados, também, os resultados da avaliação SEGS (Sistema de Excelência em Gestão Sindical), um programa desenvolvido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para capacitar os líderes e executivos sindicais sobre associativismo e serviços oferecidos aos empresários do comércio para melhor atuarem em prol dos interesses das empresas que representam. Através deste programa o SINCOMSAJ ficou na quinta colocação, concorrendo com diversos sindicatos de todo Brasil.

Por fim, foi apresentado aos presentes um comparativo entre os meses de janeiro a julho, dos anos 2017 e 2018, sobre os índices de emprego e desemprego de Santo Antônio de Jesus, seguindo os dados do MTE. E discutida a convecção coletiva de 2018, esclarecendo as dúvidas e compartilhando as demais informações.

Essa troca de informações, debates, produtos, campanhas, contatos, experiência, tudo isso leva a um único e primordial fator: a movimentação do mercado. Sendo este o principal objetivo das Entidades Empresariais!

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Segue documento compartilhado no dia 26 de setembro de 2018 na Assembleia Geral do SINCOMSAJ.

Não trata-se ainda da convenção coletiva, mas sim, de um acordo entre os sindicatos realizado no MPT.

 

 

 

 

ASSEMBLEIA GERAL DO SINDICATO PATRONAL

AVISO DE LICITAÇÃO 25/2018

Aviso de licitação referente à Convite nº 25/2018- FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE ESQUADRIAS, com abertura prevista para o dia 15 de Outubro do corrente ano às 10:00h. Com intuito de ampliarmos a competitividade no certame licitatório, solicitamos o apoio desse Sindicato no sentido de que o aludido Aviso seja divulgado entre os associados.

FORNECIMENTO DO EDITAL: O Edital completo referente a esta licitação encontra-se disponível no site institucional do SESC BAHIA www.sescbahia.com.br, no Link “Licitações”, “Licitações em aberto”, identificado como Protocolo 18/01.00025-CV, sob o Título “FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE ESQUADRIAS” e também pode ser obtido através de solicitação enviada ao e-mail: licitacao@sescbahia.com.br, através do qual também poderão ser requeridas informações adicionais até 02 (dois) dias úteis antes da sessão de abertura.

Simone Nogueira.
Núcleo de Licitações - SESC Bahia
CCDM - Casa do Comércio
Tel: (71) 3271-2425 / 8731
www.sescbahia.com.br

ENTIDADES EMPRESARIAIS RECEBEM O 16º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS MILITARES PARA DISCUTIR O AVCB/Lei Nº 12.929 COM OS EMPRESÁRIOS

A noite desta última segunda-feira (24/09) foi marcada por mais uma reunião de diretoria na qual pautas importantes para os empresários foram discutidas.

Seguindo a perspectiva da apresentação das estatísticas do SPC como fonte de análise e estratégias para o comércio, a facilitadora do setor Comercial, Patrícia Anselmo, apresentou os dados atualizados de consultas e inclusões no SPC Brasil em Santo Antônio de Jesus e na oportunidade apresentou o Workshop Regional do SPC Brasil que acontecerá em Santo Antônio de Jesus no mês se outubro e contará com a presença de CDLs de toda região.

O programa de proteção de combate a incêndio ou projeto de combate a incêndio (PPCI ou PCI) que já era obrigatório na Bahia desde 2015, através da Lei Nº 12.929 de 27 de dezembro de 2013, regulamentada por decreto Nº 16.302 de 27 de agosto de 2015, ganhou um reforço federal. A lei federal Nº 13.425, de 30 de março de 2017, estabeleceu diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.

Para tratar deste assunto e esclarecer as dúvidas dos empresários, as Entidades Empresariais receberam os representantes do 16º Grupamento de Bombeiros Militares para esclarecer o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Na oportunidade o Tenente Coronel, Sr. Valdemir Matias, apresentou o projeto de combate a incêndio de acordo a quantidade de metros quadrados de cada estabelecimento comercial. Sendo este, um momento de grande valia para o debate das demandas e dúvidas dos que se fizeram presentes.

Posteriormente, a reunião prosseguiu com as apresentações do gerente das Entidades Empresariais, Wenderson Brito, o qual explanou os resultados da 2ª monitoria do Planejamento Estratégico 2018 de cada setor das Entidades e, logo após, apresentou a Campanha “BlackSaj” – A Black Friday de Santo Antônio -  para análise e aprovação dos empresários presentes, entendendo a proposta como mais uma ferramenta para o fortalecimento do comércio local.