Notícias

Praça, um local de encontro, da permanência, dos acontecimentos, da família, de práticas sociais e de manifestações culturais

03/06/2016 11:06

No início do século XIX em torno da Praça Padre Mateus surgiram as primeiras ruas que deram origem a cidade de Santo Antônio de Jesus. A praça que hoje é o centro do município onde ocupa o comércio, referência no estado da Bahia.

A Praça Padre Mateus ao longo dos seus 136 anos passou por algumas reformulações e alguns pontos que marcaram uma geração ficaram gravados na lembraça. Quem é da década de 80 deve lembrar do anfiteatro, das piscinas entorno das árvores que abrigavam um casal de bicho-preguiça que era uma atração à parte. Com o aumento da população e o crescimento do comércio, a praça teve que acompanhar tais mudanças e com isso o poder público foi ajustando de acordo com a necessidade que era exigido em cada época, porém, sempre com o intuito de deixar a praça como um lugar de encontro, da permanência, dos acontecimentos, da família, de práticas sociais e de manifestações culturais que é típico de qualquer cidade, principalmente as do interior.

Hoje a Praça Padre Mateus mais uma vez, passou por uma reformulação acompanhando o progresso do município. Está mais espaçosa, facilitando a passagem das pessoas que por ela circulam, uma iluminação bem projetada que destaca a decoração deixando mais bela à noite e espaços culturais e de lazer.

Depois de inaugurada, é comum ver famílias passeando a noite, casais de jovens sentados nos bancos de madeira, crianças brincando no parque... “A praça é um sonho, hoje podemos trazer nossas crianças para brincar, afinal, a praça é lazer” afirmou Conceição diretora do Centro Educacional do Andaiá.

“Estou gostando da praça, agora sim posso sentar aqui e observar o movimento das pessoas” disse Sr. Antônio Braga 86 anos.

Foi solicitado em uma reunião entre os diretores das Entidades Empresariais e o ex-prefeito Humberto Leite, logo após a inauguração, uma atenção ao lazer e que aos domingos a praça fosse fechada para veículos, para proporcionar uma área de prática de esportes.

“ Foi a reforma que a praça precisava, não somente estrutural, mas também social e cultural. Agora esperamos do poder público municipal ações efetivas e constantes para que a praça Padre Mateus se mantenha com esse perfil familiar. Uma ação social acerca dos flanelinhas e pedintes, que cobram de forma irregular por estacionamentos, investimentos em segurança para que as pessoas possam transitar com tranquilidade, o veto a venda de bebidas alcoólicas nos quiosques, práticas sociais e ações culturais que a cidade tanto precisa”, afirma Wenderson Brito, gerente das Entidades Empresariais.

ASCOM - Assessoria de Comunicação do Espaço Empresarial de Santo Antônio de Jesus

comunicacao@acesaj.com.br

Postado por Comunicação

Link

Últimas noticias





Enquete

© Copyright 2011 - Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus/ Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Santo Antônio de Jesus - Bahia


Rua Tiradentes, Edifício São Francisco, nº 30, 1º andar
Telefone: (75) 3632-8800
Fax: (75) 3632-8816
acesaj@acesaj.com.br