HISTÓRIA DA CIDADE

SANTO ANTÔNIO DE JESUS: A Capital do Recôncavo

SAJ, como é chamada carinhosamente, é polo comercial e conhecida como Capital do Recôncavo

Destaque na Bahia, seja pela festa de São João, seja por ser um importante polo comercial, atraindo moradores de diversas regiões do estado, possui cerca de 103.342 habitantes e foi emancipada em 29 de maio de 1880.  A cidade fica a quase 190km de Salvador e é conhecida como “Capital do Recôncavo” por ser uma das maiores da região.

 O Comércio mais barato da Bahia

 Na década de 1980, a Associação Comercial iniciou uma campanha de valorização do comércio local, criando o slogan: Santo Antônio de Jesus: O comércio mais barato da Bahia. A iniciativa deu resultado, aumentando o fluxo de visitantes e funcionando como um título, que até hoje representa a cidade em todo o Estado.

É só você dar uma voltinha pela cidade e percebe que nela dá para comprar de tudo. De artigos sofisticados a um comércio popular e acessível para todos, Santo Antônio de Jesus é um grande centro econômico que movimenta milhões, seja em bens de consumo ou serviço.

Em termos econômicos, o município de Santo Antônio de Jesus vive basicamente do comércio e serviços, que vem se fortalecendo cada vez mais como um grande polo comercial, para onde se dirige um grande número de consumidores atraídos pela grande oferta de produtos, dos quais se destacam aqueles do ramo de confecção, móveis e eletrodomésticos.

Quanto à existência de indústrias na região, apenas no ano de 2003, foi inaugurada a primeira grande indústria, do ramo de calçados - sendo recebida pela população local como uma grande promessa de emprego. Sempre houve, no entanto, na região, micro indústrias, voltadas para a produção de fogos e de vassouras. A partir disto a cidade vem recebendo, a passos largos, novas indústrias, possuindo no momento atual dois Distritos Industriais e centenas de indústrias, no ramo de medicamentos, vidros temperados, colchões e estofados, metalurgia, pneus, alimentos, embalagens, café, produtos plásticos, se destacando também na produção de alimentos derivados da fécula de mandioca.

Tratando-se de qualidade de vida, a cidade possui uma posição geográfica privilegiada, próxima a diversas praias do Baixo Sul (Morro de São Paulo) e da Ilha de Itaparica. Nesse sentido, pensando no bem-estar dos moradores, os empresários do ramo imobiliário constantemente investem em condomínios residenciais que proporcionam desenvolvimento sustentável, lazer e valorizam a preservação da área verde.

Fortalecimento social e desenvolvimento local

No cenário de participação social, a atuação das Entidades Empresarias (ACESAJ/CDL/SINCOMSAJ) é um case de sucesso na atuação de forma cooperada, que primando pelo desenvolvimento da região acompanha ativamente ações de controle social dos recursos públicos, envolvendo-se em causas coletivas e que já contribuíram para a materialização de importantes serviços para a população, tais como: a implantação do Hospital Regional, a vinda do curso de Administração da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), instalação do SESC/SENAC, a implantação do primeiro Observatório Social no Norte e Nordeste, ampliação do 1° Distrito Industrial, Construção do 2 º Distrito Industrial, a instalação do IFBA que poderá atender toda a região do Recôncavo Baiano, a transformação do Sub-grupamento do Corpo de Bombeiros em Grupamento, dentre outras ações.

 Índices de Desenvolvimento

O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Em um estudo levantado pelo IFDM, em 2016, Santo Antônio de Jesus ficou em 4ª lugar, figurando entre os municípios mais desenvolvido do Estado. O levantamento, feito nacionalmente, revelou que os dez municípios mais desenvolvidos do estado da Bahia apresentam nota moderada (entre 0,6 e 0,8). A força do comércio local contribuiu para o bom desempenho da cidade, já que a geração de emprego e a distribuição de renda são analisadas. O serviço de saúde obteve a maior nota, a cidade dispõe de hospitais e clínicas particulares que atendem a população de 47 municípios da região, alcançando mais de 1,5 milhão de pessoas. Santo Antônio de Jesus ultrapassou Salvador em termos de desenvolvimento, enquanto a capital caiu três posições, a “capital do recôncavo” subiu.

 Um lugar perfeito para viver

A Capital do Recôncavo, como popularmente é conhecida à cidade de Santo Antônio de Jesus, nada mais é do que o reflexo do potencial criativo e inovador das pessoas que aqui habitam e trazem os seus empreendimentos. Esse potencial já rendeu diversas matérias à cidade, inclusive a nível nacional, e tem sido um fator preponderante na atração e desenvolvimento dos empreendimentos aqui instalados. A expectativa é que daqui a alguns anos, com a atualização democrática do PDDU, o fortalecimento dos conselhos municipais, com os índices socioeconômicos crescentes do Município, Santo Antônio de Jesus será uma das cidades mais importantes do norte-Nordeste. Um lugar perfeito para viver!

Contato

© 2018 Espaço Empresarial de Santo Antônio de Jesus . Todos os Direitos Reservados.